Os altos volumes de chuva previstos para esta semana em Santa Catarina deixam a Defesa Civil em alerta no Estado. Desde este domingo até sexta-feira, a previsão aponta acumulados de até 200 milímetros em alguns pontos, o que representa o índice normalmente registrado no mês inteiro. A maior preocupação das autoridades é com os locais onde foram registrados grandes volumes nas últimas semanas de maio. Caso se confirme a previsão do tempo, os acumulados podem ultrapassar os 400 milímetros em algumas cidades catarinenses.

23363142

A chuva deve se dividir em dois momentos mais intensos por conta de uma frente fria. O primeiro entre ontem e amanhã e o segundo de quinta a sexta-feira. O acumulado de chuva deve ficar entre 40 a 70 mm em média neste período, mas pontualmente, algumas cidades podem ter em torno de 100 mm, especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Litoral Norte.

Por conta disso, a Defesa Civil faz cálculos e organiza suas estruturas para atender os pontos onde podem ocorrer alagamentos e deslizamentos, considerados os mais preocupantes. Como o solo encharcado por conta da alta quantidade de chuva de maio, a orientação para a população em área de risco é monitorar possíveis movimentação de terra e as condições das residências. Segundo a Epagri/Ciram, órgão oficial do Estado responsável pela emissão da previsão, a chuva começou pelas regiões Oeste e Meio-Oeste e vai se estender pelos demais pontos de forma persistente. O maior volume de chuva está previsto para quinta e sexta-feira devido à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil.

— Todo o Estado preocupa porque serão muitos dias de chuva em volumes muito altos, ainda mais que a precipitação está indo para a terceira semana com o solo que ficou muito saturado. Nas situações de crise, os deslizamentos são os que mais geram mortes, e é com isso que nos preocupamos — admite o secretário de Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli.

No Alto Vale do Itajaí, região propensa a inundação e deslizamentos, a atenção está voltada para as barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux. Como as duas primeiras ainda estão parcialmente cheias, os técnicos esperam que até o começo da madrugada de hoje elas estejam mais vazias para receber a quantidade de chuva prevista para os próximos dias. As estruturas são responsáveis por amenizar os impactos do Rio Itajaí-Açu na maior parte do Vale, em cidades como Blumenau, Gaspar, Indaial e Itajaí.

Fonte: DC