Resgatar e proporcionar uma vida digna aos animais vítimas do abandono, maus tratos ou abusos é uma das finalidades do Abrigo de Cães São Francisco de Assis, a qual é uma entidade de natureza privada, sem fins lucrativos ou político-partidários.

Os resgates são feitos no município de Rio Negro, de acordo com a capacidade física e econômica do local, onde os integrantes têm como objetivo, proporcionar lar temporário, e de transição a um lar definitivo aos animais, dentro das normas de adoção.

Essa história começou no dia 1º de agosto, quando formada a primeira diretoria do Abrigo de Cães São Francisco de Assis. Neste mesmo ano a Prefeitura Municipal de Rio Negro realizou a cessão de um terreno, situado no Bairro Roseira, onde estava instalada a antiga Escola da Roseira. E a partir disso, iniciou-se o projeto para a construção do Abrigo, iniciando a obra de oito canis para melhor alojar os animais.

O primeiro evento foi realizado na Praça João Pessoa no dia 22 de Janeiro de 2012, com a manifestação Crueldade Nunca Mais.

“Dia 16 de Abril de 2012 foi realizado o primeiro resgate, mesmo sem estrutura física, foi impossível ficar indiferente com a situação. Ana Girafa passou por um longo tratamento e logo conheceu o que chamamos de “final feliz”, conheceu o amor, o aconchego de um lar.” – disse um dos integrantes.

No dia 25 de maio, foram lançados também os cofrinhos do abrigo, onde a renda obtida é revertida toda para manter o abrigo.

A inauguração aconteceu no dia 18 de Fevereiro de 2013, após a entrega da estrutura inicial, a Associação com recursos próprios, fez melhorias nos canis, já que eles foram entregue sem acabamentos. Com a mão de obra de voluntários e ajuda financeira do Ministério Público, foram construídas uma sala de banho e uma lavanderia e também realizada a pintura dos canis.

Além disso, foram doadas pela prefeitura, oito câmeras de monitoramento, já que estava tornando-se corriqueiro os casos de abandonos de animais na porta do abrigo.
Em 2012 houve a realização da primeira festa Cãopira, e também a primeira Festa Fantasia.
Em 2013, a segunda edição da festa Cãopira, da Festa Fantasia, e da Cãominhada foram realizadas, além de diversos resgates e eventos em prol dos animais.

Em 2014, foi realizada a primeira Festa da Primavera e os demais eventos mencionados nos anos anteriores. Em 2015 não foi diferente, foram comemorados os quatros anos de abrigo.

Até hoje foram mais de 500 resgatados, entre eles filhotes, que ficam na clínica Crie bem para serem doados, a qual é parceira do abrigo, cães vítimas de maus tratos que passam por um longo tratamento e logo após, se não doados vão para o Abrigo, cães que não resistiram a tanta crueldade e “viraram estrelinhas” e também os que tiveram a chance de ganhar um lar. Todos nossos cães são castrados, vacinados e vermífugados.

“Fazemos do Abrigo de Cães São Francisco de Assis a casa de passagem, o lar temporário para esses seres tão especiais como os cães. Na espera, de um dia ganharem uma família para chamarem de sua.

Atualmente há 37 cães sob nossa responsabilidade, mantidos através de nossos colabores e patrocinadores.” – finalizou um dos responsáveis.