Transição Temer-Bolsonaro começa nesta segunda

A transição de gestão do governo federal começou nesta segunda-feira (5) de manhã, com a nomeação de Onyx Lorenzoni (DEM-RS) como ministro extraordinário do gabinete do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Já a divulgação dos técnicos que vão atuar na equipe transição sob o comando de Onyx deve ocorrer gradualmente ao longo do dia.

Novo governo deve manter comunicação direta nas redes

Na última quarta-feira (31), o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), usou sua conta de Twitter para dar um recado: “Nossos ministérios não serão compostos por condenados por corrupção, como foram nos últimos governos. Anunciarei os nomes oficialmente em minhas redes. Qualquer informação além é mera especulação maldosa e sem credibilidade”. A mensagem é um indicativo de que Bolsonaro não pretende abandonar a estratégia da campanha e vai continuar usando as redes sociais para fazer seus comunicados (como a nomeação de um ministro) – e que “qualquer informação além é mera especulação maldosa e sem credibilidade”. Ou seja, os próximos anos de governo devem ser marcados pela comunicação direta (via Twitter, transmissões ao vivo, WhatsApp, aplicativos e outras) entre o eleito, seus eleitores e a população em geral.

Moro se diz inspirado em juiz que combateu máfia

O juiz federal Sergio Moro enviou mensagem aos magistrados da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) em que revela ter se inspirado no juiz italiano Giovanni Falcone, da Operação Mãos Limpas, para decidir trocar a toga pelo comando do ministério da Justiça no governo Jair Bolsonaro (PSL). No texto, Moro diz que aceitar ser ministro ‘foi uma decisão muito difícil, mas ponderada’. Ao citar Falcone, Moro conta que o italiano ‘deixou a toga e assumiu o cargo de Diretor de Assuntos Penais no Ministério da Justiça, onde fez grande diferença’.

Enem trata de internet, feminismo e ditadura no 1º dia

O primeiro dia de provas do Enem 2018, no domingo (4) trouxe questões que abordaram temas como o papel da mulher na sociedade, feminicídio e democracia. O aluno teve de responder 45 questões da área de linguagens, que engloba conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol), mais 45 questões distribuídas entre geografia e história, além de uma redação. Neste ano, o tema da redação foi sobre o uso de dados virtuais para manipulação do usuário da internet. O segundo dia de prova será no próximo domingo (11). Confira o gabarito extraoficial de ontem.

Enem tem menor percentual de faltantes desde 2009

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o menor percentual de faltantes desde 2009, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24,9%, o que representa cerca de 1,4 milhão de estudantes do total de 5,5 milhões de inscritos. Até então a menor porcentagem de ausentes foi registrada em 2011, quando 26,4% não fizeram as provas. De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número final de faltantes será divulgado no segundo dia do exame, 11 de novembro. Aqueles que comparecerem no segundo dia de prova serão considerados presentes.

Falta de energia cancelou provas em dois locais

A aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi cancelada em pelo menos dois locais neste domingo 4 por conta da falta de energia elétrica por um período prolongado de tempo: em uma universidade de Franca, no interior de São Paulo; e em uma escola de Porto Nacional, em Tocantins. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, os alunos afetados pela decisão poderão refazer a prova nos dias 11 e 12 de dezembro. O órgão não soube informar quantos alunos foram afetados com a decisão. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, a decisão de cancelar a prova por falta de luz partiu do consórcio aplicador do exame, que ainda não apresentou as razões. Estudantes que faziam a prova na cidade de Franca ficaram revoltados, pois o cancelamento da prova ocorreu no fim do dia, quase cinco horas após o início da falta de luz. A maioria dos estudantes ainda estava em sala, tinha resolvido as questões e não queria ter de refazer o exame, pois a nova data pode coincidir com outros vestibulares.

RJ: incêndio em hospital mata ao menos 4

Um quarto paciente morreu após transferência em decorrência de um incêndio na tarde de sábado (3) na Coordenação de Emergência Regional, que fica na entrada do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A morte de três pacientes já tinha sido divulgada no sábado, mas a Prefeitura informou no domingo (4), que mais um paciente faleceu.

MG: 3 anos após Mariana, apuração fica sem conclusão

Não é só o processo criminal sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG), que hoje completa três anos como a maior tragédia ambiental do Brasil, ainda se arrasta sem decisão. Investigação interna do governo mineiro sobre eventuais responsabilidades de funcionários públicos ao revalidarem a licença de operação do complexo de barragens da empresa, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, nunca foi concluída e não tem previsão de encerramento.

Chuvas fortes deixam 29 mortos na Itália

Ao menos 12 pessoas morreram na Sicília devido ao mau tempo na Itália, aumentando o número de vítimas fatais desde o início da semana passada para 29. Dez pessoas morreram na região de Palermo depois de o transbordamento de vários rios, de acordo com bombeiros.

El Chapo, o traficante mais famoso, vai a júri nos EUA

O temido chefe do tráfico mexicano Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar mais de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos, começa a ser julgado nesta segunda-feira em Nova York. Durante o processo, que se estenderá durante mais de quatro meses, o júri deve decidir se El Chapo, de 61 anos, é culpado ou não de 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro.

Espanha condena brasileiro que matou tios e primos

O júri de um tribunal espanhol considerou no sábado (3) culpado um jovem brasileiro acusado de assassinar a sangue frio dois tios e dois primos em 2016, um crime que comoveu a Espanha. Os nove membros do júri concluíram que François Patrick Nogueira, de 21 anos, matou intencionalmente seus familiares. O juiz do caso deve decidir agora a data da audiência em que será conhecida a sentença de Nogueira, que pode ser condenado à prisão perpétua.

FUTEBOL

Inter é vice-líder; Corinthians perde com gol contra

Em um jogo com um final emocionante, o Internacional buscou ontem a vitória sobre o Atlético-PR por 2 a 1, de virada, no Beira-Rio. Com o resultado, o time colorado vai a 61 pontos e assume a vice-liderança. O Flamengo, que empatou com o São Paulo, tem 60 pontos. O líder Palmeiras tem 66 pontos. Ne mesma rodada, o Botafogo venceu o Corinthians com um gol contra de Ralf. Com o resultado, o time carioca, que vinha de cinco rodadas sem ganhar, chega a 38 pontos. Já os paulistas estacionam nos 39 pontos.

Bahia vence, se afasta do Z4 e complica a Chape

Em partida realizada na noite deste domingo, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, Bahia e Chapecoense entraram em campo na Arena Fonte Nova, localizada em Salvador. Com o resultado de 1 a 0, os comandados de Enderson Moreira chegaram aos 40 pontos somados, pulando para a 11ª colocação, conseguindo abrir vantagem dos clubes que estão na zona de rebaixamento. Já a Chape parou nos 34 pontos, caindo para a 18ª posição, podendo ser vice-lanterna em caso de vitória do Sport sobre o Ceará, que jogam nesta segunda-feira.

Cruzeiro vence clássico e afunda o América

O Cruzeiro venceu o América-MG no domingo, em clássico disputado no Estádio Independência. Com um golaço de Arrascaeta e dois gols de pênalti, a equipe celeste fez 2 a 1. Com o resultado, o Cruzeiro chega a 46 pontos e fica na oitava posição. O América do técnico Adilson Batista, com 34, segue na zona de rebaixamento.

JOGO DE HOJE

Campeonato Brasileiro

20h00 – Sport x Ceará