Ministério alerta para risco de volta da poliomielite

© Foto: José Cruz/ABr

O Ministério da Saúde alertou que todas as localidades com cobertura vacinal contra poliomielite abaixo de 95% estão sob ameaça de surto da doença, destacando 312 municípios brasileiros – especialmente na Bahia, onde a vacinação contra a doença não chegou a atingir 50% da população. Apesar de o Brasil não registrar casos de poliomielite há 28 anos, a resistência dos pais e mães em imunizar os filhos contra a doença tem aumentado o risco de novos casos. De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS)a poliomielite foi erradicada nas Américas em 1994, embora no mês passado a Venezuela tenha registrado o primeiro caso em anos.

Toffoli barra tornozeleira a José Dirceu

O ministro Dias Toffoli, do STF, cassou na segunda-feira (2) a decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou medidas cautelares alternativas à prisão ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, solto na semana passada. Moro impôs a Dirceu o uso de tornozeleira eletrônica e o impediu de deixar o país. Na decisão de ontem, Toffoli considerou que o magistrado “afrontou” o entendimento do Supremo.

Por candidatura, Lula deixa de comentar futebol

Firme na sua decisão de ser pré-candidato à Presidência, mesmo estando preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parou de enviar comentários sobre os jogos do Brasil na Copa do Mundo para o jornalista José Trajano, da TVT, emissora mantida por sindicatos. Pela legislação eleitoral, pré-candidatos não podem apresentar ou comentar programas de rádio e TV desde o dia 30 de junho.

Tailândia: grupo preso em caverna é encontrado com vida

Os 12 meninos e seu treinador de futebol encontrados vivos depois que passaram nove dias sem mantimentos em uma caverna inundada do norte da Tailândia precisam recuperar as forças antes de uma delicada operação de resgate. Nesta terça-feira está prevista a instalação de uma linha direta, de vários quilômetros de comprimentos, na galeria principal da caverna para que os meninos consigam se comunicar com o mundo exterior.

LOTERIA

Mega-Sena de Férias sorteia hoje R$ 21 milhões

Em função das férias escolas, a Mega-Sena terá três sorteios nesta semana. Os concursos 2.055, 2.056 e 2.057 serão sorteados, respectivamente, na terça (3), quinta (5) e sábado (7). O sorteio de hoje, que acontece às 20h (horário de Brasília), pagará R$ 21 milhões para quem acertar as seis dezenas.

COPA DO MUNDO

Último jogo das quartas será formado hoje

O confronto desta terça-feira (3) entre Suécia e Suíça promete reservar equilíbrio e muita imposição física das duas partes. O vencedor da partida, que acontece às 11h (horário de Brasília), em São Petersburgo, irá enfrentar quem passar de Colômbia x Inglaterra, que jogam também hoje, mas às 15h.

Jogos de hoje:

11h00 – Suécia x Suíça

15h00 – Colômbia x Inglaterra

Ex-goleiro faz apelo à Fifa contra Neymar: ‘Fingiu estar morrendo’

Neymar voltou a ser o centro das atenções após a vitória do Brasil contra o México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Não pelo gol marcado ou pela assistência na partida, mas pela simulação após levar um pisão de Miguel Layún, no segundo tempo. Um dos maiores críticos foi o ex-goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, que considerou “lamentável” a atitude do brasileiro e cobrou atitudes da Fifa para uma possível punição.  Meu Deus, Neymar até ganhou o prêmio de melhor jogador da partida, mas a Fifa tem de olhar para a maneira como ele se comportou nesse jogo. Não consigo achar outra maneira de descrever que não seja lamentável – disparou Schmeichel, antes de completar: Eu faço esse apelo à Fifa. Não é algo que a gente queira ver no futebol. Temos o VAR, temos de ser poupados dessas simulações. Ele atrai tanta atenção, e todas as crianças vão ver. Não é bom, não é o que queremos no futebol – comentou Schmeichel à emissora russa RT Sport. O lance aconteceu após a bola sair pela linha lateral e Layun, de maneira proposital, pisou no tornozelo de Neymar, que se contorceu de maneira exagerada pedindo um cartão. Após consultar o VAR, o árbitro Gianluca Rocchi decidiu por não punir o atleta mexicano. Schmeichel considerou “irritante” a forma do brasileiro portar em campo e comparou as atitudes de Messi e Cristiano Ronaldo para criticá-lo.

Real Madrid desmente proposta por Neymar

O Real Madrid emitiu, nesta segunda-feira (2), um comunicado negando que o clube tenha feito proposta pela contratação de Neymar, atualmente na Rússia, disputando a Copa do Mundo, pela seleção brasileira. A rede de televisão TVE, emissora pública que é a maior da Espanha, noticiou uma suposta oferta do clube merengue pelo atacante. Foi para contradizer a emissora que o clube emitiu a nota. “Ante à informação divulgada nesta noite pela TVE, sobre uma suposta oferta de Real Madrid ao PSG e ao jogador Neymar, o Real Madrid C. F. manifesta que tal informação é completamente falsa. O Real Madrid não fez nenhum tipo de oferta nem ao PSG nem ao jogador. Ao Real Madrid é surpreendente que a televisão pública espanhola tenha podido emitir uma informação absolutamente falsa sem que alguém deste veículo tenha e colocado em contato com nenhuma das partes para checar a suposta informação, que facilmente seria desmentida”, diz o comunicado.