Novo Bispo da Diocese de Joinville Dom Francisco Bach toma posse neste sábado

776a3048-7034-4abf-aa6f-3441ceb94460

Depois de nove meses de espera e oração, a Diocese de Joinville conheceu no mês de abril o nome de seu novo bispo: Dom Francisco Carlos Bach. Após mais dois meses de espera, chegou a hora dos diocesanos conhecerem de perto seu novo pastor. A Celebração de Posse do bispo eleito está marcada para o próximo sábado, 24, às 15h, na Catedral São Francisco Xavier, em Joinville.

Dom Francisco nasceu em Ponta Grossa, no estado do Paraná. Em 1964 ingressou no Seminário Menor Diocesano de São José, em sua cidade natal. Cursou filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também em Curitiba. Foi ordenado sacerdorte por Dom Geraldo Micheletto Pellanda em 1977 e incardinado na Diocese de Ponta Grossa. Entre os anos de 1985 e 1987 realizou seu Mestrado em Direito Canônico na Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, o nomeou bispo no dia 27 de julho de 2005.

Dom Francisco Carlos Bach chega a Diocese de Joinville para ser o quinto bispo diocesano. Desde que foi anunciado como novo bispo de Joinville, faz questão de dizer que essa posse é de todos os diocesanos, o que mostra que a caminhada deverá ser em conjunto.

b9ccbf86-b268-4e89-9cd5-9ee0a9b4d504

“Desde o momento em que recebi a notícia, coloquei todos os diocesanos de Joinville em minha mente, em meu coração e em minhas orações. Não quero assumir sozinho a diocese. Vamos tomar posse juntos. Aqueles que lá estarão no dia 24, na Catedral dedicada a São Francisco Xavier, representarão todos os diocesanos que assumirão comigo a missão de seguir Jesus Cristo e anunciá-lo pela vida e testemunho. Ajudem-me a ser um bispo segundo o coração de Deus, e por isso suplico: rezem por mim”, disse Dom Francisco.

A Rede Nova de Comunicação, através do departamento de Jornalismo esteve presente ao evento, a coletiva de imprensa aconteceu na manhã desta sexta-feira (23/06), na sede da Mitra Diocesana em Joinville, a coletiva tinha como objetivo, apresentá-lo a imprensa e agora, assumindo a Diocese de Joinville, recebeu as boas vidas das comunidades e também da imprensa, na ocasião falou de sua trajetória como padre e afirmou que no momento vai primeiro procurar saber e conhecer os assuntos de toda a Diocese, não tomando nenhuma atitude ou decisão até que se integre bem de todos os setores.

ad6d8365-e345-4af7-9ab2-5568547fd317

Reportagem: Márcio Gonçalves – Fotos: J. Araujo