Nesta quinta-feira (14) foi realizado no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral o segundo encontro do curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento do Turismo e Produção Associada – Fadtur em Rio Negro. O projeto que conta com a parceria da Emater, Senar e Retur, tem como objetivo fomentar o turismo nos municípios paranaenses, identificando suas potencialidades e capacitando os agentes envolvidos direta ou indiretamente com o turismo local.

Durante a manhã os participantes assistiram palestras com os temas: “Acolhida ao visitante” e “Produção associada ao turismo”. Já no período da tarde puderam obter informações importantes sobre a realização de tombamento de imóveis históricos da cidade. A palestra foi ministrada pela diretora de cultura da cidade de Rio Negro, Karen Flores. Em seguida, a turismóloga Larissa Grein Becker reuniu os participantes na Capela Cônego José Ernser para que todos pudessem conhecer melhor o local, obtendo informações sobre a construção, restaurações feitas e normas para a visitação. A capela é um dos principais atrativos da cidade de Rio Negro, pois chama atenção pelo seu valor artístico. Seu interior é todo constituído de pintura mural efetuada no período de 1932 a 1935 por Pedro Cechet, e seu forro é revestido pela técnica do “estuque” (madeira entrelaçada e internamente revestida com argamassa).

  • Clique aqui e leia mais sobre a Capela Cônego José Ernser.

Representantes do parque Beto Carrero World e das empresas de viação Reunidas e Rionetur também estiveram presentes no evento, onde explanaram a importância do turismo e sortearam passaportes para o parque entre os participantes do curso, sendo que cinco pessoas foram as felizardas e poderão se divertir no parque com um acompanhante.

Ainda na tarde desta quinta-feira, foi realizado um City Tour com o objetivo de conhecer melhor alguns pontos turísticos da cidade de Rio Negro. Todos foram até as novas instalações do 5º Regimento de Carros de Combate, onde tiveram a oportunidade de conhecer em vídeo o projeto completo da construção do local (atualmente não está totalmente finalizado), além de visitar o museu, instalações e carros de combate que estão à exposição para o público. Em abril deste ano o 5º RCC comemorou o seu 72º aniversário de criação, em uma cerimônia que marcou a mudança, em definitivo, para as novas e modernas instalações, às margens da BR 116 em Rio Negro.

Também houve visita ao Arquivo Público Municipal de Rio Negro, onde atualmente há exposição de fotos históricas. A exposição é aberta para o público e conta com um amplo acervo histórico.

No próximo dia 30, os participantes que tiveram mais de 75% de frequência no curso realizarão uma viagem até o município da Lapa, onde farão uma visita técnica para troca de experiências.

O curso Fadtur foi realizado de forma gratuita e aberto para todos os munícipes. As palestras foram realizadas por profissionais da área do turismo, como o presidente da Paraná Turismo, professor Jacó Gimenes, e os técnicos da entidade: Hardy Guedes, técnico Cultural; Evandro Pinheiro, técnico em Recursos Naturais; Alessandra Rosa de Paula, turismóloga; Deise Bezerra, técnica em Turismo; além da Emater e Senar, representados pelos palestrantes Marilda Baduy e José Rivaldo. O encerramento contará com formatura e entrega de certificados emitidos pela Retur (Rede de Turismo Regional), com a data a ser agendada.

Visita-ao-do-5º-Regimento-de-Carros-de-Combate-e-Arquivo-Público-Municipal-de-Rio-Negro-39