A chuva e as fortes rajadas de vento, que ocorreram entre a noite de segunda-feira (27) e a manhã desta terça (28), provocaram estragos em municípios de Santa Catarina. O Oeste do estado é a região mais afetada.

Segundo a Defesa Civil, os municípios atingidos que registraram problemas com o temporal foram: Ipumirim, São Domingos, Ponte Serrada, Ipuaçu, Bom Jesus e Abelardo Luz. Equipes ainda fazem o levantamento dos danos. Até esta publicação, não há informações de feridos, desalojados e desabrigados.

No interior de Ipumirim, a chuva provocou destelhamentos em algumas casas, igreja e escola. De acordo com as informações, o vento forte provocou também quedas de árvores. Algumas chegaram a ser arremessadas contra a rede de abastecimento de energia elétrica.

As aulas também foram suspensas na cidade. O Corpo de Bombeiros Voluntários recebeu chamados para ajudar os moradores. Alagamentos foram registrados nas ruas Itália e em parte da Duque de Caxias, no bairro Ari Bortoli.

Em São Domingos, na manhã de hoje, vários pontos de alagamento foram registrados, até às 6h, já havia chovido aproximadamente 110 milímetros. O volume de água fez com que rios transbordassem, ruas ficaram alagadas e alguns pontos sem tráfego de veículos.

Fotos enviadas por: Keli Camiloti
Fotos enviadas por: Keli Camiloti

Parte das ruas Itália e Duque de Caxias ficaram alagadas. A correnteza era bastante forte e não havia passagem para veículos ou pedestres.

Na saída para o Maratá o local também ficou inundado e a passagem de veículos ficou comprometida. Na comunidade do Santo Antônio e Maratá as aulas foram canceladas e a secretaria de educação orienta que os pais de alunos do interior segurem as crianças em casa e não enviem a escola hoje.

Fotos enviadas por: Keli Camiloti
Fotos enviadas por: Keli Camiloti

Outros pontos da cidade também registraram alagamentos. Nas proximidades do posto Griss, proximidades da borracharia Mello e também na rua 15 de Novembro, em um dos acessos ao loteamento Vida Nova.

Os alagamentos ocorreram no Centro de Ponte Serrada. Segundo a Prefeitura, o rio que passa pelo município transbordou. O volume de chuvas registrado na madrugada desta terça-feira chegou a 81 milímetros.

No norte do estado, grandes volumes de chuva também foram constatados nas cidades de Joinville, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra.

Na Capital e demais regiões do estado ainda chove e o tempo deve permanecer instável devido a uma frente fria que passa pelo estado.

Nos casos de alagamentos ou problemas causados pela chuva a orientação é para que procurem a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.