Centro-de-Educação-Municipal-Beija-Flor-completa-20-anos-de-história

O Centro de Educação Municipal “Beija-Flor” completa neste ano, 20 anos de atuação contribuindo na formação de crianças e jovens da Vila Solidariedade, Vila das Flores e arredores, bem como ajudando a construir a história local. E para comemorar essa trajetória, a atual diretoria resolveu com apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizar diversas ações durante todo o ano de 2016, com a finalidade de aproximar ainda mais a comunidades próximas, com vistas a atuar de forma mais enfática sobre as diversas questões sociais que, indiretamente, afetam o rendimento escolar.

Como em todas as demais comunidades mafrenses, os problemas também existem na região do “Beija Flor”. E pensando em um maior envolvimento e interação entre pais, professores, entidades e moradores, a Secretária Municipal de Educação vem realizando reuniões para o planejamento de ações, envolvendo diversas entidades como Amor Exigente, Secretaria da Saúde, Secretaria da Ação Social, Conselho Tutelar, Membro da Logosofia, Vigilância Sanitária e Secretaria da Agricultura, Epagri entre outras. Essas reuniões visam criar um cronograma de trabalho que resultem em crescimento e maiores benefícios para os alunos, tanto em termos de aprendizado quanto em formação de cidadãos, atendendo assim toda a comunidade.

As reuniões já resultaram em efetivas ações. Segundo informações da Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado, o grupo “Amor Exigente que atua no apoio aos familiares de dependentes químicos, bem como a prevenção na família começou a promover a sensibilização junto aos professores e funcionários, desenvolvendo encontros semanais. Também o CEM Beija – Flor realizará no dia 4 de junho às 9 horas a comemoração referente ao Aniversário de 20 anos.

“O que se tem percebido, é que cada um trabalha dentro de um único universo e que se ampliado este, na coletividade e com objetivos de transformar o quadro social da comunidade os resultados terão maio êxito”, declarou a secretária  e concluiu: “pequenas ações movidas pela vontade de transformar são marcas deixadas num povo que necessitam de oportunidades”.

“Beija-Flor”

Em 1990 desenvolveu-se o Projeto Minha Gente, que viabilizou a construção dos CAICs – Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente, norteado pelo extinto programa PRONAICA. A negociação para a inserção do CAIC em Mafra deu-se por intermédio do mafrense Sr. Cleto de Assis, que viabilizou os trâmites legais para sua construção.  Iniciou suas atividades no dia 26/02/96, sendo inaugurado em 01/05/96.

Com o Decreto nº 2.536, de treze de janeiro de dois mil (13/01/00), foi implantado o Ensino Fundamental de 1ª à 8ª série. Através do Decreto nº 2.543, de sete de fevereiro de dois mil (07.02.00) a entidade passou a chamar-se: Centro de Educação Municipal “Beija-Flor”. Atualmente, oferece: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Encontram-se matriculados 487 alunos, sendo 222 na Educação Infantil, com serviços de Berçários, Maternais, e Jardins, para crianças de seis meses até cinco anos. Em tempo integral ou parcial. O Ensino Fundamental conta com 265 alunos, abrange do 1º ano ao 9º ano.
Responde pela Direção a Srª Giselle Marissol Lisbôa, na Secretaria Sra. Jeane Jacqueline Guchinski. Coordenação dos Anos Iniciais e Finais: Roseli Terezinha Rodrigues de Souza e Coordenação Infantil: Mirian Stall.

O Centro de Educação Municipal “Beija-Flor” está comprometido com a formação global do educando, desenvolvendo as suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, procurando agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania.