A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) emitiu comunicado na tarde desta sexta-feira, 15, solicitando que a população economize água tratada por conta da estiagem que atinge todas as regiões do Estado. A orientação é que sejam evitadas atitudes como lavar calçadas e carros com mangueira ou escovar os dentes com a torneira aberta. O volume de chuva no Estado é considerado abaixo da média desde maio.

498261200_b127463a40_b
Rio Negro – Principal rio que abastece Mafra (SC) e Rio Negro (PR)

De acordo com dados da Epagri/Ciram, no mês de julho choveu apenas 20% do esperado para todo o mês. Nos últimos 15 dias o cenário se agravou devido às temperaturas altas, que aumentam consideravelmente o consumo de água tratada, segundo a Casan.

Na primeira quinzena de setembro, choveu somente 20 mm no Extremo-Oeste e Oeste catarinense e menos do que 10 mm nas demais regiões de Santa Catarina. A precipitação escassa tem impactado diretamente no volume dos rios, que se encontra baixo. Onze deles estão em situação de emergência para estiagem, e outros oito em estado de alerta para o mesmo fenômeno.

Em Mafra, município da região Norte onde não chove há 90 dias e a temperatura oscila na média de 30ºC, o nível do Rio Negro tem exigido atenção permanente das equipes técnicas e a colaboração da população. Na Grande Florianópolis, os dois principais rios – o Cubatão e o Vargem do Braço (Pilões) – estão em estado de atenção, de acordo com Epagri/Ciram. No Oeste, os rios Taboão, Burro Magro, Jacu e do Peixe estão com níveis mais baixos.