Jetta Comfortline 1.4 TSI já é feito em São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação)
Jetta Comfortline 1.4 TSI já é feito em São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação)

A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (28) os preços da linha 2016 do Jetta, que aposentou o motor 2.0 aspirado e passou a ter apenas motores turbo. A mudança afetou os preços, que subiram 11%, com exceção da versão topo de linha Highline, que teve um leve reajuste de R$ 1 mil.

Veja os preços do Jetta 2016:
Trendline 1.4 TSI Manual – R$ 78.230 (não existia essa opção)
Trendline 1.4 TSI Aut. – R$ 83.630 (era R$ 75.290 com 2.0 aspirado)
Comfortline 1.4 TSI Aut. – R$ 89.750 (era R$ 80.790 com 2.0 aspirado)
Highline 2.0 TSI DSG – R$ 103.990 (era R$ 102.990)

Apenas a versão intermediária Comfortline é produzida em São Bernardo do Campo (SP), complementando a importação. Como a fabricação em Puebla, no México, é destinada também ao mercado americano, o Jetta não terá motor flex, diferentemente do 1.4 TSI que equipa o Golf nacional.

De acordo com José Loureiro, gerente de engenharia da Volkswagen, o motor do Jetta foi ajustado para a gasolina brasileira, que possui atualmente 27% de etanol na composição.

Para tornar o motor bicombustível, seria necessário fazer testes de controle de estabilidade inclusive no gelo, o que não compensa pelo volume atual do mercado, afirmou Loureiro.

Pelo menos, o sedã terá os mesmos 150 cavalos de potência do 1.4 TSI flex do Golf, que começou a ser produzido em São José dos Pinhais (PR).

Itens de série
Todas as versões do Jetta agora são equipadas com controle eletrônico de estabilidade, direção elétrica, suspensão multilink e sistema de entretenimento com tela de pelo menos 5 polegadas (Trendline).

A versão Comfortline acrescenta bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, compatibilidade com Android Auto e CarPlay, além de tela de 6,3 polegadas.

A Volkswagen estima que o modelo de entrada responderá por cerca de 20% das vendas. A maior fatia será dividida igualmente entre as versões intermediárias e topo de linha, segundo projeção da fabricante.

Em 2015, o Jetta perdeu a 5ª posição do mercado de sedãs médios para o Ford Focus Fastback, conforme dados das distribuidoras (Fenabrave). A categoria é liderada pelos japoneses Toyota Corolla, Honda Civic e Nissan Sentra.

Fonte: Site Auto Esporte.