A polícia da Catalunha anunciou, nesta segunda-feira (21), que Younes Abouyaaqoub foi baleado durante uma operação policial em Subirats, na comarca de Alt Penedès, a 45 km Barcelona. A polícia da Catalunha chegou a confirmar no Twitter que Abouyaaqoub foi morto, mas apagou a publicação logo em seguida.

Viaturas policiais são vistas em localidade próxima de Barcelona, onde Younes Abouyaaqoub foi baleado durante operação (Foto: REUTERS/Albert Gea)
Viaturas policiais são vistas em localidade próxima de Barcelona, onde Younes Abouyaaqoub foi baleado durante operação (Foto: REUTERS/Albert Gea)

Abouyaaqoub foi identificado como condutor da van do ataque terrorista em Barcelona, que deixou 13 mortos e mais de 100 feridos. Mais duas pessoas morreram na Catalunha em incidentes ligados ao atentado, que foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

O terrorista portava um suposto cinturão de explosivos, que foi examinado por um robô na cena do incidente. De acordo com fontes do jornal “El País”, ele gritou “Alá é grande” ao ser surpreendido pela polícia catalã.

De acordo com informações confirmadas pela polícia, a operação – que segue em curso – foi desencadeada após autoridades receberem o aviso da “presença de uma pessoa suspeita” em Subirats.

De acordo com o “El País”, um agricultor reportou às autoridades que um homem parecido com Abouyaaqoub estava na região. De acordo com o “La Vanguardia”, após ser interceptado por locais, o homem correu em direção aos vinhedos do local.

Motorista

A polícia autônoma catalã informou mais cedo que Younes Abouyaaqoub dirigia a van usada no ataque em La Rambla. O suspeito, que seria marroquino e teria 22 anos fugiu após o ataque. Ele integraria uma célula terrorista que planejava executar vários ataques na capital da Catalunha.