PSL decide suspender cinco deputados das atividades partidárias

A convenção nacional extraordinária do PSL decidiu, nesta sexta-feira (18), suspender das atividades partidárias cinco deputados, todos da ala bolsonarista do partido: Alê Silva (MG); Bibo Nunes (RS); Carlos Jordy (RJ); Carla Zambelli (SP); Filipe Barros (PR). A informação foi confirmada pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), integrante da executiva nacional, e pelo líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), na saída do encontro. Segundo o deputado Delegado Waldir (GO), líder da bancada do partido na Câmara, “existe vasto material probatório” de ataques desses deputados ao partido, aos parlamentares e ao presidente da sigla, Luciano Bivar, inclusive nas redes sociais. Os cinco assinaram a lista apresentada pelo deputado Major Vítor Hugo (PSL-GO), na última quarta-feira (16), para destituir Delegado Waldir e fazer do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, o novo líder da bancada.

Líder do PSL diz que governo ‘não existe’ e volta a chamar Bolsonaro de ‘vagabundo’

Gravado em uma reunião em que chama o presidente Jair Bolsonaro de “vagabundo”, o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), afirmou, nesta sexta-feira, 18, em entrevista exclusiva ao Estadão, que o governo está parado, “não existe”, pois está focado na crise da legenda. “A única finalidade do governo hoje é me derrubar da liderança do PSL.” Segundo ele, o presidente está “comprando” deputados com “cargos e fundo partidário” para alçar o filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ao posto de líder da bancada. Na entrevista, o deputado repete o xingamento que fez em reunião fechada. “Eu não menti. Ele me traiu. Então, é vagabundo”, disse. Afinal de contas, o que o senhor tem para implodir o presidente? O que é essa gravação que o senhor fala no áudio vazado? A gravação que tem é a que já foi divulgada. É na qual ele pede votos, negociando com parlamentares e comprando a vaga do filho dele na liderança do PSL, oferecendo cargos e fundo partidário.

Bolsonaro inicia neste sábado viagem de 2 semanas para 5 países da Ásia e do Oriente Médio

© Foto: Sgt. Johnson/FAB

O presidente Jair Bolsonaro embarca na noite deste sábado (19) para uma viagem internacional de quase duas semanas. O roteiro inclui Japão, China, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita. O retorno a Brasília está previsto para o dia 31. Segundo o governo, o giro por Ásia e Oriente Médio tem o objetivo de intensificar relações com países das regiões e de divulgar oportunidades de investimentos no Brasil, como o programa de concessões e privatizações, o PPI. A viagem também busca ampliar as vendas de produtos agropecuários brasileiros, já que países asiáticos e árabes são grandes compradores de soja e carne, por exemplo, e de defesa. Segundo Bolsonaro, há interessados no novo cargueiro KC-390.

Assalto em Viracopos: mulher ferida após ficar refém com bebê está na UTI e respira por aparelhos

O Hospital PUC-Campinas divulgou na tarde desta sexta-feira (18) que a mulher de 37 anos feita refém junto com a filha de 10 meses após o assalto no Aeroporto Internacional de Viracopos está “estável, sedada, em ventilação mecânica e inspira cuidados”. Durante a manhã, a família informou para a EPTV que o estado dela é grave. O criminoso que participou do roubo de quinta-feira (17) invadiu a casa dela, no residencial Campina Verde, e manteve ambas reféns por cerca de duas horas. Ele foi morto e ela ficou ferida. O bebê saiu ileso. Segundo a Polícia Militar (PM), a mulher foi atingida por estilhaços de bala na região dos glúteos, “tendo sido socorrida em estado de saúde estável”. O hospital afirma que ela foi baleada na região lombar. A vítima passou por cirurgia na quinta-feira (18).

MPF: vazamento de óleo é maior desastre ambiental da história do litoral

Procuradores federais de nove estados do Nordeste entraram com uma ação civil pública contra o governo federal para obrigá-lo a acionar em 24 horas o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional em toda a costa da região atingida por vazamentos de óleo de origem desconhecida. O plano foi criado em 2013, por meio de decreto do governo federal, com o objetivo de preparar o país para casos justamente como o que afeta a costa do Nordeste desde o mês de setembro, segundo nota do Ministério Público Federal. O documento, bastante detalhado segundo o MPF, descreve responsabilidades, diretrizes e procedimentos para o governo responder a vazamentos de petróleo com foco em “minimizar danos ambientais e evitar prejuízos para a saúde pública”.

Três bombeiros morrem e um fica ferido em incêndio no centro do Rio

Três bombeiros morreram durante o combate a um incêndio no centro do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira (18/10). De acordo com o corporação, um outro integrante ficou ferido está internado em estado grave no Hospital Municipal Souza Aguiar. Até o momento, as chamas ainda não foram controladas. O foco do incêndio começou no fim da manhã na Whiskeria Quatro por Quatro, que fica na Rua Buenos Aires. De acordo com o corporação, será uma aberta uma sindicância para apurar os fatos.  A tradicional uísqueria foi inauguarada em 1995. Por meio das redes sociais, o estabelecimento cancelou evento marcado para este sábado (19/10). No Twitter, usuários compartilham vídeos do momento do incêndio.

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado

A campanha de vacinação contra o sarampo já está em andamento em todo o Brasil, desde o dia 7 de outubro. A primeira etapa segue até o dia 25 e visa realizar a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D será realizado neste sábado, 19, e a mobilização será nacional. Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Mafra conta com 10 salas de vacinas credenciadas, que estão alocadas nas seguintes Unidades de Saúde da Família

Confira as salas: ESF Ben. Ulla Schneider- Jardim América – Rua José Reitmeyer, s/n. 3642-9291; ESF Ricardo Gregório – Vila Nova – Rua Carlos Urbanite, s/n. 3642-7124; ESF CAIC – Avenida das Rosas, 6377 – Vila das Flores. 3642-5586; ESF Ben. Ana Zilda Ruthes – Espigão do Bugre – Rua Ramiro Ruthes, s/n. 3643-5162; ESF Central – Marechal Floriano Peixoto, s/n. – 3642-7775; ESF Guilherme Ganzert – Faxinal – Rua José Stoebel Filho s/n – 3643-1008; ESF Edvino Hable – São Lourenço – Estrada Geral São Lourenço – 3643-6074; ESF Ben. José Tauscheck – Vista Alegre – Rua Tupinambás, s/n. 3642-8005;  ESF Vereador Edson Luiz Schultz – Restinga – Rua Cirineo Mota Espesin esq. c/ Ben. Paulo Tavares – 3645-1033; ESF Juventino Haas Petters – Bela Vista dos Sul – Rua Primitivo Peters, s/n. 3642-8678.

Dia D de mobilização – Quando: 19 de outubro – sábado – Horário: das 8 às 17 horas – Onde: em todas as 10 salas de vacina do município.

Presidente do Chile decreta estado de emergência após protestos em Santiago

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou estado de emergência na madrugada deste sábado (19) após protestos que tomaram estações de metrô na capital Santiago. As manifestações, que aconteceram contra aumento no preço das passagens, acabaram em violência. Segundo agências internacionais, balanço parcial informa que 19 estações de metrô e 16 ônibus urbanos sofreram danos, e 180 pessoas foram presas. “Diante dos ataques sérios e repetidos e contra as estações e instalações do metrô de Santiago, contra a ordem pública e a segurança pública, declarei estado de emergência nas províncias de Santiago e Chacabuco, e nos municípios de Puente Alto e San Bernardo, na região metropolitana”, afirmou o presidente chileno.

Parlamento britânico vota acordo do Brexit em sessão extraordinária no ‘supersábado’

Parlamentares do Reino Unido se reúnem em sessão extraordinária neste sábado (19) para decidir se aceitam ou rejeitam o acordo sobre o Brexit que o primeiro-ministro Boris Johnson acertou com lideranças da União Europeia. Como o prazo para o Reino Unido se retirar do bloco se aproxima o Brexit está previsto para 31 de outubro e há expectativa para saber se o governo britânico conseguirá, enfim, deixar a União Europeia com um bloco, a imprensa local chama este dia de “supersábado”. Aliás, será a primeira sessão em um sábado desde a Guerra das Malvinas, em 3 de abril de 1982.

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado

O concurso 2.199 pode pagar um prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (19) em São Paulo (SP).

FUTEBOL – BRASILEIRÃO

Grêmio: Sem Luan e Jean Pyerre, Renato analisa opções para Libertadores em duelo com o Fortaleza

Diante da incerteza que paira sobre as condições de Luan e Jean Pyerre para o segundo jogo da semifinal da Libertadores, contra o Flamengo, na próxima quarta-feira, Renato Gaúcho pode usar o duelo do Grêmio diante do Fortaleza, às 17h deste sábado, no Castelão, para analisar um possível substituto à dupla na decisão.

Flamengo estreia nos Fla-Flus e completa ciclo contra rivais no Rio

O sexto e último Fla-Flu de 2019 reservou a estreia de Jorge Jesus no clássico considerado o “mais charmoso do Brasil”. Neste domingo, às 18h (de Brasília) no Maracanã, o técnico português, que está há três meses no futebol brasileiro, vai poder sentir na pele o trecho do hino rubro-negro que leva uma expressão com o seu sobrenome.

Palmeiras vê dificuldades diante do Athletico (PR)

Dois jogadores do elenco especialmente sabem que o Palmeiras terá dificuldades contra o Athletico, neste domingo, às 19h, Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro. O goleiro Weverton e o meia Raphael Veiga defenderam o clube paranaense recentemente e por isso pedem o Verdão ainda mais ligado no jogo válido pela 27ª rodada. Vencer o Athletico na Arena não é fácil e uma das maiores dificuldades também é a adaptação ao gramado sintético, destacam.

Após estreia com vitória pelo Vasco, Guarín busca ritmo de jogo e elogia torcida

Fredy Guarín estreou na quarta-feira pelo Vasco e animou os torcedores. A presença de um estrangeiro no elenco cruz-maltino não é novidade: o clube volta e meia recorre a talentos de países sul-americanos. Mas a relação com a Colômbia, de onde vem Guarín, ainda é discreta. O volante de 33 anos será apenas o sexto colombiano em toda a história a vestir a camisa cruzmaltina. A julgar pelo primeiro contato, o volante ficou animado. Ele exaltou o ambiente em São Januário e a participação da torcida.

Brasileirão – Calendário – Jogos deste final de semana

27ª RODADA HORÁRIO