Tensão crescente sobre Lava Jato invade o STF 

O futuro da operação que nos últimos cinco anos se consolidou como referência no combate à corrupção está coberto de incertezas. Em um cenário de crescente tensão entre instituições e poderes, uma série de revezes se abateu sobre a Lava Jato e seus integrantes. Os abalos vão desde o vazamento de mensagens privadas dos procuradores a julgamentos decisivos no STF. De um lado, apoiadores denunciam uma articulação para livrar políticos de investigações, enquanto, de outro, os críticos apontam parcialidade nas decisões judiciais e exploração política e até financeira da operação.

Juízes vão ao STF contra lei de abuso de autoridade 

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a lei de abuso de autoridade. Em nota, o presidente da associação, Jayme de Oliveira, declarou que quer a inconstitucionalidade de artigos que “atingem a independência do Poder Judiciário”. Na última 3ª feira (18.set.2019), o Congresso Nacional derrubou 18 dos 33 pontos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro no texto. “A lei atinge frontalmente a liberdade de julgar e rompe o pacto federativo, reduzindo sobremodo a atuação do Poder Judiciário, em especial no combate à corrupção, pois criminaliza a própria atividade de julgar, núcleo intocável em Estado Democrático de Direito“, comunicou a nota. Para ele, o dispositivo tem o propósito de “amordaçar” a magistratura brasileira e impede julgamentos livres. Os juízes reagem à nova lei e planejam até paralisação. O presidente da Ajufe (Associação Nacional dos Juízes Federais), Fernando Mendes, já havia dito que a categoria recorreria ao STF contra a legislação.

Semana do tem votação da Previdência e análise de vetos

O Senado deve retomar na terça-feira (1º) a análise da reforma da Previdência. O relatório apresentado pelo relator deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, ir ao plenário da Casa. Espera-se a aprovação na íntegra do parecer do relator. Qualquer desdobramento diferente disso, o que é improvável, trará frustração para operadores no mercado financeiro. Na quarta-feira (2), o Congresso tem nova sessão conjunta, às 13h, para discutir créditos orçamentários, Lei de Diretrizes Orçamentárias e retomar a análise de vetos do presidente Jair Bolsonaro. Há 5 vetos trancando a pauta.

Witzel vai à ONU pedir fechamento de fronteiras

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, atribuiu exclusivamente a traficantes de armas e drogas os homicídios ocorridos no Estado. Em resposta a casos como esse, Witzel disse que recorrerá nesta semana à Comissão de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele vai pedir à entidade internacional que feche as fronteiras e puna a Bolívia, Colômbia e Paraguai, de onde, segundo o governador, partem as armas traficadas para o Rio.

Polícia investiga morte de três jovens no RJ

A Polícia Civil do Rio investiga a morte misteriosa de três jovens em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na madrugada deste sábado, 28, os irmãos Fabrício Victor Veiga da Silva, de 15 anos, e Luís Felipe da Silva Mesquita, de 17, foram encontrados mortos junto com um primo, Breno da Silva Pimentel, de 18, num terreno abandonado. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense instaurou um inquérito para investigar o crime. No enterro dos rapazes, familiares relataram perplexidade. “A gente realmente não sabe o que houve, não sabe por que mataram eles. A gente só sabe que mataram os meninos e foi de tiro. Meus filhos eram tudo para mim”, disse à TV Globo Maria Anastacia Clemente da Silva, mãe de Fabrício e Luís Felipe.

Delegado do caso Marielle é acusado de corrupção

O delegado federal Hélio Khristian é acusado de ter montado uma ‘central de mutretas’ na Superintendência da PF no Rio de Janeiro. A informação faz parte de relatório sobre obstruções na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Segundo reportagem do portal UOL, HK como é conhecido o delegado usou intermediários para tentar extorquir a quantia de R$ 300 mil do vereador Marcello Sicilliano (PHS-RJ). O delegado foi acusado pela PGR (Procuradoria Geral da República) de atrapalhar as investigações sobre a morte de Marielle Franco.

Damares defende licença maternidade de 1 ano

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse querer que o Congresso amplie para um ano a licença maternidade remunerada. A declaração foi dada em entrevista publicada no domingo (29) pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’. Damares também afirmou que é a favor da extensão da licença paternidade. Pela legislação brasileira, a mãe atualmente tem direito a 120 dias de licença-maternidade no setor privado, podendo chegar a 180 dias se for funcionária do setor público. O pai tem direito a 5 dias de licença-paternidade.

Incêndios atingem Chapada dos Veadeiros desde sexta

Um incêndio de grandes proporções atinge a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, na região do Rio dos Couros, conforme informações do Corpo de Bombeiros do Estado. A corporação afirma que há uma linha de aproximadamente oito quilômetros de fogo. As autoridades trabalham com a possibilidade de que o incêndio tenha origem criminosa. Desde sexta-feira (27) os bombeiros, brigadistas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam no combate ao fogo.

Refinaria da Petrobrás pega fogo no interior de SP

Um incêndio no reservatório de contenção da Refinaria Henrique Lage (Revap), da Petrobrás, mobiliza 12 viaturas e 29 bombeiros em São José dos Campos, no interior de São Paulo, na noite deste domingo, 29. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o combustível que extravasou e permanece no dique de contenção pegou fogo e a fumaça é decorrente da queima desse material. A fumaça preta provocada pelas chamas assustou os moradores e atingiu cidades vizinhas. Ninguém ficou ferido e não há risco para a população. As equipes seguem tentando combater as chamas. O incêndio ocorre no reservatório de tanques que armazenam produtos utilizados na preparação de asfalto e óleo combustível. As causas serão apuradas.

Brumadinho: bombeiros encontram corpo de vítima

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou ter encontrado na manhã deste domingo um corpo de mais uma vítima da tragédia na barragem de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro. Embora tenha sido encontrado inteiro, o corpo não pôde ser identificado prontamente. A perícia será conduzida pela Polícia Civil. Antes da descoberta do novo corpo em Brumadinho, 21 pessoas permaneciam desaparecidas. O saldo de mortos estava em 249 pessoas.

Homem denuncia segurança da UFMG por agressão

Um jovem de 32 anos procurou a polícia para denunciar seguranças da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por agressão na tarde de sábado (28). Quatro seguranças teriam o mobilizado com um golpe de mata-leão e deferido diversos chutes. O Diretório Acadêmico da Letras divulgou uma nota de “absoluto” repúdio ao método de abordagem dos seguranças. O DA classifica ação como racista.

MÚSICA

Iza, Ivete e Bon Jovi brilham no 3º dia de Rock in Rio

Bon Jovi encerrou no domingo o terceiro dia do Rock in Rio 2019, que começou na última sexta-feira (27). O domingo foi marcado por apresentações como Elza Soares, que estreou novo show, Ivete Sangalo, com direito a palinha na bateria, Dave Matthews Band, e Iza, considerada uma das melhores atrações dos três primeiros dias. O festival continua nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, no Parque Olímpico, zona oeste do Rio de Janeiro.

Fórmula 1 – GP da Rússia

Hamilton vence na Rússia ajudado por safety car virtual

A Ferrari começou o GP da Rússia como favoritíssima à vitória, mas quem voltou a vencer depois de três vitórias seguidas da equipe italiana foi a Mercedes, com Lewis Hamilton. Com uma providencial ajuda de um safety car virtual para a retirada do carro de Sebastian Vettel, que abandonou com problemas no motor, o inglês conseguiu fazer seu único pit stop e voltar à frente de Charles Leclerc, que vinha mais lento na pista devido à intervenção.

FUTEBOL – BRASILEIRÃO

Palmeiras empata com Internacional

Em um jogo que teve um tempo dominado por cada equipe, Internacional e Palmeiras empataram por 1 a 1 no Beira-Rio. Patrick, de cabeça, abriu o placar para o Colorado na metade da primeira etapa. Já depois do intervalo, Mano Menezes mexeu bem no Verdão e chegou ao empate em um golaço de Willian ‘Bigode’. Com o resultado, o time do Palestra Itália vai a 46 pontos e segue a 3 de distância do Flamengo, que chegou a 49 com o empate do último sábado contra o São Paulo.

Santos vence CSA e se mantém próximo aos líderes

O Santos venceu o CSA por 2 a 0, na Vila Belmiro, neste domingo, e impediu com que Flamengo e Palmeiras se isolem na ponta do Brasileirão. O Peixe dominou a partida e garantiu o resultado sem levar sustos. Sánchez e Eduardo Sasha marcaram para o time da Vila. Lucas Veríssimo foi expulso no fim da partida.

Fluminense vence Grêmio e ‘respira’ na briga contra a degola

Com Ganso de capitão, mesmo após a discussão com Oswaldo de Oliveira, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 1 e se afastou um pouco mais da zona de rebaixamento. Marcão foi quem comandou a equipe carioca no confronto.

Com gol de Ralf, Corinthians bate Vasco 

Quem saiu da cama para ver o Corinthians e Vasco, no domingo, não viu o melhor dos espetáculos. Sob forte calor do fim da manhã paulistana, o Timão jogou para o gasto, venceu o Cruz-maltino por 1 a 0, com gol de Ralf, e acalmou os ânimos após a eliminação na Sul-Americana, chegando ao G4 do Brasileirão.

De virada, Atlético-MG vence o Ceará e ameniza a crise

No Independência, o Atlético-MG amenizou a crise ao bater o Ceará por 2 a 1 e interrompeu uma série de seis jogos sem vencer no Brasileiro. O Galo permanece na 10ª colocação, com 30 pontos.

JOGOS DE HOJE

Brasileirão – Série A

20h00 – Fortaleza x Botafogo

20h00 – Avaí x Bahia

20h00 – Goiás x Cruzeiro.