Alberto Fernández é eleito presidente da Argentina 

Fechadas as urnas das eleições na Argentina, o peronista Alberto Fernández já celebrava sua vitória, sem nenhuma cautela sobre possíveis surpresas nas contagens dos votos em papel. Os festejos se mostraram corretos: com 47,6% dos votos, Fernández foi declarado vencedor no primeiro turno neste domingo (27). O silencioso presidente Mauricio Macri totalizou 41,0%.

‘Argentinos escolheram mal’, afirma Bolsonaro

Seguindo a linha de seus comentários nos últimos meses sobre a eleição argentina, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro reprovou a vitória da chapa formada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner, confirmada neste domingo 27. Em entrevista a jornalistas antes de deixar Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Bolsonaro disse que os argentinos “escolheram mal” seu novo chefe de Estado. “A Argentina escolheu mal. Primeiro, foi o tal do Lula Livre, dizendo que ele [Lula] está preso injustamente. Ou seja, já disse a que veio”, comentou Bolsonaro, em relação a gesto de Fernández de apoio ao petista durante a eleição. “Não pretendo parabenizá-lo, agora não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver a posição real dele na política”, prosseguiu o presidente brasileiro em sua análise sobre a volta do peronismo ao poder no país vizinho. Anteriormente, Bolsonaro havia declaro que uma vitória de Fernández poderia transformar a Argentina em “uma nova Venezuela” e disse abertamente que faria campanha pela reeleição de Mauricio Macri.

Fernández pede ‘Lula Livre’ em dia de eleição argentina

O peronista Alberto Fernández, candidato à Presidência da Argentina nas eleições deste domingo, 27, homenageou o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a quem considera preso injustamente. Em seu perfil no Twitter, Fernández publicou uma foto que o mostra fazendo a letra “L”, com os dedos, ao lado de sua equipe de campanha. “Um homem extraordinário que está injustamente preso há um ano e meio”, afirmou. “Feliz aniversário, querido Lula. Espero te ver em breve”, encerrou, para acrescentar a hashtag #LulaLivre.

Quem era Abu Bark al-Baghdadi, líder do EI morto pelos EUA

O líder fugitivo do grupo Estado Islâmico (EI) foi morto em uma operação militar dos EUA no noroeste da Síria, disse neste domingo (27/10) o presidente Donald Trump. Falando na Casa Branca, Trump disse que Abu Bakr al-Baghdadi detonou seu colete explosivo depois de ser pego no fim de um túnel por forças especiais. Baghdadi ganhou destaque em 2014, quando anunciou a criação de um “califado” em áreas do Iraque e da Síria. O EI realizou várias atrocidades que resultaram em milhares de mortes. O grupo jihadista impôs uma regra brutal a quase oito milhões de pessoas nas áreas sob seu controle e esteve por trás de vários ataques em cidades ao redor do mundo. Os EUA declararam o “califado” derrotado no início deste ano. O assassinato de Baghdadi é uma grande vitória para Trump, que tem sido fortemente criticado por sua decisão de retirar tropas dos EUA do norte da Síria no início deste mês e está lutando contra um inquérito de impeachment lançado pelos democratas. Em uma declaração incomum na manhã de domingo, Trump disse que Baghdadi morreu após encontrar um túnel sem saída na província de Idlib, “choramingando, chorando e gritando por todo o caminho”, enquanto era perseguido por cães americanos. Baghdadi estava acompanhado por três de seus filhos pequenos, disse Trump, e detonou seu colete, matando todos eles. A explosão mutilou o corpo de Baghdadi, mas testes de DNA confirmaram sua identidade, acrescentou Trump.

União Europeia aceita adiar Brexit para janeiro

A União Europeia concordou em estender o prazo para o Brexit, como é conhecida a decisão do Reino Unido de deixar o bloco, para 31 de janeiro de 2020. O prazo anterior expirava no próximo dia 31 de outubro. A decisão foi anunciada em um tuíte do presidente da Comissão Europeia, Donald Tusk.

Morre o ator e diretor Jorge Fernando, aos 64 anos

O ator e diretor Jorge Fernando morreu na noite de domingo (28), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana, desde a tarde, após ter um aneurisma, segundo a TV Globo. Ele iniciou a carreira como ator em 1978 e seu último trabalho foi na direção artística da novela ‘Verão 90’, no primeiro semestre de 2019.

Forster aceita embaixada em Washington, diz Bolsonaro

Ligado ao escritor Olavo de Carvalho, o diplomata Nestor Forster aceitou a indicação para assumir a Embaixada do Brasil em Washington. A informação foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro em conversa com jornalistas, nesta segunda-feira (28), ao deixar os Emirados Árabes rumo ao Catar. ‘Está tudo certo para o Forster assumir’, garantiu o presidente.

Aras critica exclusão do MP de inquérito sobre ‘fake news’

O procurador-geral da República, Augusto Aras, 60 anos, diz que haverá “uma grande tensão constitucional” entre o Ministério Público Federal e o Supremo Tribunal Federal se a Corte não permitir a participação do órgão na tramitação do chamado inquérito das fake news, que apura a disseminação de notícias falsas, acusações caluniosas e ameaças contra ministros do STF. “Sem a participação do Ministério Público, nós estaremos num grande problema constitucional, numa grande tensão constitucional, que nós não gostaríamos que acontecesse, como foi a orientação da minha antecessora, no sentido de que fossem todos rejeitados” Afirmou.

Bruno Covas tem tumor diagnosticado

Exames médicos realizados pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, apontaram no sábado (26) o surgimento de tumor no trato digestivo do tucano, de acordo com boletim médico publicado na noite de domingo pelo Hospital Sírio-Libanês. Outros exames também diagnosticaram tromboembolismo pulmonar, ou seja, bloqueio de artéria no pulmão. Por conta do tumor, o prefeito foi submetido na noite de ontem a uma laparoscopia, técnica de cirurgia menos invasiva, com a finalidade de aprofundar o diagnóstico. Os próximos resultados vão demorar alguns dias.

Óleo em praias: governo pede esclarecimentos a 11 países

O governo federal notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo que atingiu diversas praias do Nordeste. A investigação conduzida pela Marinha trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque. Até ontem, mais de mil toneladas de resíduos de óleo já foram retiradas de praias do Nordeste.

ESPORTES

Flamengo vence o CSA no Maracanã

Em noite de recorde de público pagante neste Campeonato Brasileiro, festa da torcida do Flamengo no Maracanã na noite de domingo, durante a vitória por 1 a 0 sobre o CSA. O gol marcado por Arrascaeta fez quase 70 mil torcedores irem ao delírio nos minutos iniciais, seguindo a contagem regressiva diante da busca do título da competição. Com o resultado, o Flamengo chegou a 67 pontos, mantendo a liderança do Campeonato Brasileiro e a distância de dez pontos do Palmeiras, segundo lugar.

São Paulo bate Galo e abre vantagem no G-4

Titular pela segunda vez pelo São Paulo no Campeonato Brasileiro, Igor Gomes deu conta do recado e retribuiu a confiança do técnico Fernando Diniz. Fez um gol e deu assistência para outro na vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 0, no Morumbi, neste domingo, pela 28ª rodada.

Grêmio domina o Botafogo, vence e se aproxima do G-6

Dias depois de ser goleado pelo Flamengo, o Grêmio deixou a frustração para trás e não teve dificuldades para vencer o Botafogo por 3 a 0 na Arena, em Porto Alegre

Palmeiras derrota Avaí em jogo de temporal e polêmica do VAR

Sob um dilúvio, o Palmeiras sofreu, mas conseguiu vencer o Avaí por 2 a 1, neste domingo, na Ressacada. A partida contou com dois pênaltis duvidosos marcados com auxílio do VAR. Deyverson e Scarpa marcaram para o Verdão, que chegou aos 57 pontos. João Paulo descontou para o Avaí, que segue na lanterna, com 17.

Athletico atropela Goiás de virada na Arena da Baixada

Depois de empates com Palmeiras e Chapecoense e derrota para Flamengo, o Athletico-PR voltou a vencer na Arena da Baixada no Campeonato Brasileiro. Mas não sem um susto. A equipe recebeu o Goiás neste domingo, saiu atrás no placar, mas triunfiou por 4 a 1, pela 28ª rodada.

Fórmula 1: Hamilton vence GP do México

Lewis Hamilton foi novamente mágico e arrancou uma grande vitória no peito, na raça e na estratégia neste domingo (27) de GP do México. Lutando contra todo o teórico favoritismo da Ferrari, antecipou seu pit-stop e fez um stint de quase 50 voltas com os pneus duros, e ainda contou com a ‘forcinha’ da equipe italiana, que ‘derrubou’ Charles Leclerc no seu pit-stop e viu Sebastian Vettel perder terreno ao ficar mais tempo na pista com os pneus médios. Assim, Hamilton conquistou sua 83ª vitória na carreira e sua décima do ano, além do 100º triunfo da Mercedes na F1.