Notas reforçam suspeita de caixa 2 no PSL

Notas fiscais da empresa Viu Mídia entregues pelo PSL de Minas Gerais à Justiça Eleitoral reforçam a suspeita de caixa dois na campanha do partido em 2018. Os documentos, que integram a prestação de contas da legenda, corroboram dados de uma planilha apreendida pela Polícia Federal na sede da empresa. O arquivo encontrado pela PF sugere que parte do dinheiro do esquema de candidaturas de laranjas foi desviado e abasteceu, por meio de caixa dois, campanhas de outros candidatos do PSL entre elas a do presidente Jair Bolsonaro.

Moro recua e muda regra para deportação sumária

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, voltou atrás em uma portaria publicada em julho que previa a deportação sumária de estrangeiros “perigosos” em até 48 horas. Agora, esse prazo será ampliado para cinco dias. O novo texto, ao qual o Estado teve acesso, também atenua regra que impede uma pessoa de permanecer no País e proíbe que alguém seja mandado embora caso isso coloque em risco a sua vida. A nova portaria será publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. O recuo de Moro ocorre após a medida anterior ser contestada por especialistas e ser alvo da Procuradoria-Geral da República, que apresentou uma ação ao Supremo Tribunal Federal apontando desrespeitos à Constituição e aos direitos humanos. Antes de julho, o prazo para um estrangeiro regularizar sua situação era de 60 dias.

Maia: projeto econômico de Huck agrada ao DEM

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), declara que a “agenda econômica” do apresentador da TV Globo Luciano Huck agrada a ele e ao Democratas. Maia afirma que Huck demonstra interesse e vontade de conhecer melhor a política nas conversas que os 2 têm mantido. O nome de Huck foi citado em 2018 como possível candidato ao Planalto. Agora, voltou a ser citado em alguns grupos políticos. Com uma carreira bem-sucedida na TV e como empresário, Huck não diz em público que é nem que deseja ser candidato, como neste evento em 1º de outubro de 2019. Mas tem feito várias viagens pelo país. É raro haver uma semana sem que participe de algum evento público.

Congresso discute previdência militar e megaleilão de petróleo

Nesta semana, o Senado deve votar o projeto que determina a divisão de recursos do megaleilão de petróleo com estados e municípios, o que abre caminho para finalizar a Reforma da Previdência. Já os deputados federais deliberam sobre 2 Medidas Provisórias: a que reestrutura a pasta da Casa Civil e da Secretaria Geral da Presidência; e a que cria o programa ‘Médicos pelo Brasil’.

Marco Tebaldi, ex-prefeito de Joinville e ex-deputado federal, morre aos 61 anos vítima de câncer

Morreu às 19h10 deste domingo, no Hospital da Unimed, em Joinville, aos 61 anos, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Joinville Marco Antônio Tebaldi. A informação foi confirmada pelo ex-assessor e amigo Benhur Antonio Cruz de Lima. Há dois anos, Tebaldi vinha lutando contra um câncer no pâncreas. Em agosto de 2017, fez cirurgia seguida de tratamento e ultimamente teve mais complicações, com a obstrução da vesícula biliar e infecção bacteriana. O corpo do ex-prefeito de Joinville, Marco Tebaldi, começou a ser velado nesta segunda-feira (14). A cerimônia ocorre no Centreventos Cau Hansen. O enterro está previsto para ser realizado a partir das 17h no Cemitério Municipal da cidade.

Técnico de MMA é acusado de abusar de menores

Ex-técnico de lutadores consagrados como Anderson Silva e Júnior Cigano, Erivan Conceição é acusado de abusar de duas menores de idade em 2015. Afastado das atividades profissionais, o treinador nega o fato. A história foi divulgada pelo ‘Fantástico’ após queixa prestada em fevereiro deste ano.

Papa canoniza Irmã Dulce

O Papa Francisco canonizou neste domingo, na Basílica de São Pedro, a Irmã Dulce, a primeira santa nascida no Brasil em 1914. A nova santa brasileira, cujo nome verdadeiro era Maria Rita Lopes, foi proclamada santa diante de inúmerosos bispos, religiosos e missionários de seu país que atualmente participam no Sínodo para a defesa da Amazônia. “Hoje agradecemos ao Senhor pelos novos santos, que andaram com fé e agora os evocamos como intercessores”, disse o Papa Francisco ante a multidão reunida na praça. “Três são religiosos e nos mostram que a vida consagrada é um caminho de amor nas periferias existenciais do mundo”, acrescentou. Um enorme retrato da missionária, bem como dos outros quatro santos canonizados na cerimônia deste domino, foi exposto em frente à fachada da basílica. A Irmã Dulce devotou sua vida a servir os mais necessitados e desenvolveu um trabalho social em sua terra natal, Bahia, onde fundou vários hospitais de caridade e uma rede de apoio social que dirigiu até sua morte em 1992, aos 77 anos.

Polícia Civil perdeu imagens dos assassinos de Marielle

Reportagem de Flávio Costa e Marina Lang, publicada no portal UOL neste domingo, 13, revelou que evidências importantes para as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes não existem mais. Segundo a reportagem, a Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro perdeu “imagens relevantes” que poderiam confirmar quem são os assassinos da vereadora, morta em 14 de março de 2018 na cidade do Rio de Janeiro.

Rússia bombardeou 4 hospitais na Síria

O jornal New York Times publicou que a Rússia bombardeou quatro hospitais na Síria em maio deste ano. Os alvos estavam localizados em território controlado pelos rebeldes – o presidente russo, Vladimir Putin apoia o presidente Bashar al Assad.

Quem são os curdos e por que são atacados pela Turquia

“Nós gastamos um volume absurdo de dinheiro ajudando os curdos, em termos de munição, armas, dinheiro, salários”, eles atuaram sim ao lado dos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, mas os curdos “estão lutando por sua terra”. E, para falar a verdade, eles nem “nos ajudaram na Segunda Guerra Mundial, não nos ajudaram na Normandia, por exemplo”. É assim que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, explica sua decisão de retirar forças militares americanas da região na Síria controlada pelos curdos, o que terminou por abrir caminho para uma ofensiva da Turquia, que quer dominar a região à força. Ao citar a ausência curda no Dia D, o líder americano se referia a um texto do articulista conservador Kurt Schlichter, que rejeitava qualquer obrigação dos Estados Unidos de defender os curdos no conflito contra a Turquia. Pelo contrário, segundo ele, já que os turcos fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), precisariam ser socorridos caso sofram um ataque.

LOTERIA

Mega-Sena sorteia hoje R$ 30 milhões

Acontece nesta segunda-feira (14) o concurso 2.197 da Mega-Sena. A extração seria no sábado, mas foi adiada devido ao feriado de 12 de outubro. A previsão do prêmio é de R$ 30 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h, horário de Brasília, e as apostas podem ser feitas até uma horas antes.

ESPORTES

F-1 – Vitória de Bottas e hexa da Mercedes

Foi um fim de semana atípico, sem dúvidas. A passagem do tufão Hagibis no sábado em Suzuka cancelou as atividades de pista e trouxe o treino classificatório para a manhã de domingo no horário local, noite de sábado no Brasil. E a corrida também foi, digamos, estranha. Mercedes e Ferrari batendo cabeça na estratégia, Sebastian Vettel errando na largada, Charles Leclerc batendo com Max Verstappen, Lewis Hamilton fazendo uma parada extra e a vitória de Valtteri Bottas que selou o sexto título seguido da Mercedes no Mundial de Construtores.

Flamengo quebra tabu, e vence o Athletico na Baixada

Em mais uma atuação consistente e convincente, o Rubro-Negro venceu o Athletico por 2 a 0, em Curitiba, neste domingo, pela 25ª rodada do Brasileirão, e quebrou um tabu de 45 anos. Bruno Henrique foi o herói com dois gols que mantêm a equipe com oito pontos de vantagem para Palmeiras, segundo colocado. Assista aos melhores momentos:

Vídeo: Futebol da Galera – YouTube

Botafogo demite o técnico Rodrigo Santana

A goleada de 4 a 1 contra o Grêmio foi o estopim à demissão do técnico Rodrigo Santana do Atlético-MG. O time mineiro acumula maus resultados no Campeonato Brasileiro – nas últimas 11 partidas, apenas duas vitórias.

São Paulo supera retranca e vence o Corinthians

Em um dos jogos mais aguardados da rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo derrotou o Corinthians no estádio do Morumbi. Com gol de Reinaldo, de pênalti, o escrete tricolor venceu por 1 a 0 e chegou aos 43 pontos, empatado, mas com menor saldo de gols, com o rival alvinegro.

Vasco vence Fortaleza e se afasta da zona de rebaixamento

O Vasco voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. O time dirigido por Vanderlei Luxemburgo derrotou o Fortaleza por 1 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo, em São Januário.

Cruzeiro empata com a Chapecoense e segue no Z4

O Cruzeiro quase conseguiu sua primeira vitória após sete partidas. A Raposa saiu na frente, mas cedeu o empate para a Chapecoense, ficando no placar de 1 a 1, gols de Dedé e Camilo. O time azul levou o gol que empatou a partida aos 50 minutos do segundo tempo, o que evita que a Raposa saia da zona do rebaixamento na próxima rodad. por 1 a 0, gol de Dedé e ainda respira na luta do time contra o rebaixamento.

Brasil empata com a Nigéria e aumenta jejuns de vitórias

O jejum de vitórias da Seleção Brasileira aumentou. Na manhã deste domingo, o Brasil empatou com a Nigéria, por 1 a 1 e agora está há quatro jogos sem vencer. Aribo abriu o placar, enquanto Casemiro empatou no início do segundo tempo. Após uma primeira etapa passiva e irregular, a equipe de Tite esboça melhora, mas não consegue a virada.

Nori conquista ouro no Mundial de Ginástica

O ginasta Arthur Nori tornou-se o quinto brasileiro da história a conquistar uma medalha de ouro em um mundial de ginástica artística. Na barra fixa, o ginasta igualou Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Jade Barbosa e Daiane dos Santos com uma pontuação de 14,600.