Augusto Aras toma posse como novo PGR

Está marcada para as 10h (de Brasília), nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, a solenidade de posse de Antônio Augusto Brandão de Aras como novo Procurador-Geral da República. A nomeação do baiano ao cargo foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de quarta, horas após a aprovação de seu nome pelo plenário do Senado, por 68 votos a 10, em pleito secreto.

Bolsonaro passa por novos exames médicos em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro se submeterá a novos exames na manhã desta quinta-feira (26). Segundo o porta-voz da República, Otávio Rego Barros, Bolsonaro realizará uma ecografia e exames de sangue para controle da saúde, coordenados pelo médico da presidência da República, Ricardo Camarinha. O procedimento está marcado para às 8h30 e deve ocorrer no Palácio do Planalto.

Guedes bate boca com deputado em comissão

O presidente da CMO (Comissão Mista de Orçamento), senador Marcelo Castro (MDB-PI), encerrou audiência pública após bate-boca do ministro Paulo Guedes (Economia) com congressistas. O deputado Glauber Rocha (Psol-RJ) disse que Guedes teve ganhos bilionários no setor de educação com negócios privados antes de assumir o Ministério da Economia. Guedes declarou que não estava na CMO para comentar sobre finanças pessoais, e que o congressista estava querendo ganhar voto. “Se ele (Glauber) quiser fazer alguma coisa a respeito disso. Eu vou conversar depois de outro modo”, criticou.

Julgamento que pode afetar Lava Jato é retomado hoje

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin votou ontem contra a tese que pode levar à anulação de sentenças da operação Lava Jato, inclusive a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex. Para ele, não há qualquer prejuízo se o réu delator e o delatado se manifestarem ao mesmo tempo. A sessão de quarta-feira foi encerrada às 18h, pelo ministro Luiz Fux, e será retomada nesta quinta. Ainda faltam os votos de 10 ministros. A decisão pode interferir em, ao menos, 32 sentenças da Lava Jato.

‘Excludente de ilicitude’ é retirado de pacote de Moro

Em uma nova derrota ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o grupo de trabalho responsável por analisar o pacote anticrime na Câmara dos Deputados decidiu na quarta-feira retirar da proposta o ‘excludente de ilicitude’. O item, um dos mais polêmicos do projeto, previa que juízes pudessem reduzir penas à metade ou até deixar de aplicá-las em casos nos quais excessos no emprego da legítima defesa sejam cometidos em função de ‘escusável medo, surpresa ou violenta emoção’.

Aprovação do governo Bolsonaro cai para 31%

Pesquisa do Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) indica que 34% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo. Outros 31% como ótimo ou bom e 32% como regular; 3% não souberam ou quiseram responder. O levantamento divulgado ontem mostra estabilidade quando comparado com a pesquisa anterior, de 27 de junho. Na época, Bolsonaro tinha 32% de aprovação e 32% de reprovação. Todas as variações ficaram dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

Câmara mantém veto que permite cobrança de bagagem

O plenário da Câmara manteve o veto do presidente Jair Bolsonaro ao dispositivo que isentava de cobrança o despacho de bagagens de até 23 kg em aviões de pelo menos 31 assentos. A gratuidade, nesses casos, havia sido incluída pelo Congresso, mas foi retirada pelo presidente ao sancionar a medida. Por apenas 10 votos, fica mantida a regulamentação atual, que garante gratuidade apenas para bagagens de mão de até 10 kg. Do total de deputados presentes, 247 votaram por derrubar o veto, contra 187 a favor de mantê-lo. Mas, para derrubá-lo, a exigência é de, pelo menos, 257 votos.

RJ: tiro que atingiu Ágatha partiu de fuzil

A perícia do fragmento de bala que atingiu e provocou a morte da menina Ágatha Félix, de 8 anos, concluiu que o projétil ‘é adequado a arma de fogo tipo fuzil’. No entanto, o exame de balística não conseguirá identificar de que arma partiu o disparo. O laudo foi apresentado na quarta-feira na Delegacia de Homicídios da Capital, que investiga o caso. Desde a morte de Ágatha, a Polícia Civil já ouviu 20 testemunhas, incluindo os pais e dois tios da menina, 11 policiais militares, o motorista e o dono na Kombi que transportava a menina, além de outras três pessoas.

CE: ataques chegam a 64; facção promete mais atos

A capital cearense e mais 18 municípios do Estado sofrem há dias com ataques criminosos. O número de casos chegou a 64 e o secretário de Segurança Pública, André Costa, informou que líderes de facções criminosas que teriam motivado a ação começaram a ser transferidos para presídios federais. Um recado atribuído a uma facção criminosa local, os Guardiões do Estado, promete agora um ataque generalizado a prédios públicos, empresas privadas, concessionárias de carros, ônibus e até supermercados.

Trump chama impeachment de ‘embuste’

Um dia depois do início do processo de seu impeachment, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a oposição democrata de ter criado um “embuste”, uma continuação da “caça às bruxas” e uma “piada”. Também insistiu não ter “ameaçado” ninguém, em referência à denúncia de que pressionara o líder da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, para que determinação uma investigação dos negócios de Joe e Hunter Biden no país. O ex-vice-presidente americano Joe Biden é o pré-candidato às eleições presidenciais com maior chance de ser escolhido pelo Partido Democrata para concorrer com Trump. Trump subiu no palco para a entrevista à imprensa com o rosto claramente abatido. Parecia cansado ao final de sua agenda de encontros bilaterais e de reuniões em Nova York, às margens dos eventos da Assembleia-Geral da Organização das nações Unidas (ONU). Manteve-se ladeado pelos secretários de Estado, Mike Pompeo, e do Tesouro Steve Mnuchi, durante a coletiva.

Jacques Chirac, ex-presidente francês, morre aos 86 anos

O ex-presidente francês Jacques Chirac morreu na manhã desta quirta-feira (26), aos 86 anos, informou a família do chefe de Estado. Imediatamente após o anúncio, a Assembleia Nacional francesa realizou um minuto de silêncio em homenagem a Chirac que dirigiu a França de 1995 a 2007. Desde que sofreu um derrame, em setembro de 2005, quando ainda era presidente da França, os problemas de saúde de Jacques Chirac se sucederam. Após deixar o Palácio do Eliseu, em maio de 2007, ele foi hospitalizado várias vezes.

Israel: Netanyahu é nomeado para formar governo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recebeu a missão de formar um governo de coalizão, anunciou nesta quarta-feira, 25. Desde abril, esta será a terceira vez que Bibi, como Netanyahu é conhecido no país, tenta compor um gabinete. Ele imediatamente reiterou o convite a seu rival, Benny Gantz, para formar um governo de unidade. Netanyahu fez o pedido público depois de ter aceitado o convite do presidente de Israel, Reuven Rivlin, para liderar as negociações de um novo governo, após as eleições legislativas da semana passada. O primeiro-ministro e Gantz, entretanto, mostram-se distanciados, em especial sobre quem deveria liderar um eventual governo de unidade.

Johnson não quer extensão de prazo para o Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou hoje (25) que não irá buscar uma extensão para o Brexit, mesmo que condições de uma lei aprovada recentemente sejam cumpridas, forçando ele a fazer isto. Partidos da oposição recentemente aprovaram uma nova lei que exige que o governo peça um adiamento para o Brexit a saída do Reino Unido da União Europeia para além do prazo de 31 de outubro, caso não consiga assegurar um acordo até 19 de outubro, ou não tenha o apoio do Parlamento para deixar o bloco sem acordo. “Se não conseguir um acordo através desta Casa, ou um não acordo através desta Casa até 19 de outubro, ele buscará uma extensão da União Europeia até 31 de janeiro?”, perguntaram a Johnson no Parlamento.

LOTERIA

Mega-Sena sorteia R$ 2,3 milhões hoje

Acontece nesta quinta-feira (26) o concurso 2.192 da Mega-Sena. O prêmio para quem acertar as seis dezenas deve ser de R$ 2,3 milhões. Devido a Semana da Primavera, a loteria realiza três sorteios nesta semana, e não dois como de costume. O primeiro aconteceu na terça, o segundo é hoje e o terceiro será no sábado.

ESPORTES

Expulsões, recorde e 100%: Flamengo vence o Internacional no Maracanã

Confira a seguir a galeria especial do LANCE! com as imagens da vitória do Flamengo sobre o Internacional Flamengo e Internacional duelaram na noite desta quarta-feira, no Maracanã, e o Rubro-Negro saiu de campo com a vitória por 3 a 1. Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique marcaram para os cariocas, enquanto os gaúchos descontaram com Edenílson nesta partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O encontro foi marcado por muitos acontecimentos: dois jogadores do Colorado foram expulsos, o Rubro-Negro chegou ao recorde de oito vitórias seguidas na era de pontos seguidos no Brasileiro, igualando com o Cruzeiro, o Flamengo manteve o 100% de aproveitamento em dez jogos em casa.

Botafogo é derrotado pelo Bahia e perde segunda partida no returno

O segundo turno definitivamente não começou bem para o Botafogo. O Alvinegro perdeu para Bahia, na Fonte Nova, por 2 a 0, e acumulou a segunda derrota no returno do Campeonato Brasileiro. Élber e Artur marcaram para os donos da casa. Gilson, lateral do Botafogo, foi expulso ainda no primeiro tempo.

Cruzeiro e Ceará ficam no empate

Cruzeiro e Ceará ficaram empatados por 0 a 0 em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, 25 de setembro, na Arena Castelão, em Fortaleza.

No Morumbi, São Paulo é derrotado pelo Goiás e sai de campo vaiado

A paciência do torcedor são paulino chegou ao fim nesta noite de quarta-feira, após o São Paulo ser derrotado por 1 a 0 pelo Goiás em pleno Morumbi, pelo Brasileirão. Mais uma vez o torcedor são paulino deixa o Morumbi após uma partida do São Paulo, frustrado. O Tricolor Paulista sofreu sua primeira derrota em casa no Brasileirão 2019, ao ser derrotado na noite desta quarta-feira pelo Goiás por 1 a 0, gol de Leandro Barcia.

Corinthians empata com o Independiente e cai na Sul-Americana

O Corinthians empatou com o Independiente del Valle, no Equador, e foi eliminado da Copa Sul-Americana por causa da derrota por 2 a 0 na partida de ida. O Alvinegro esteve duas vezes à frente no placar, com gols de Boselli e Clayson, este de pênalti, mas ficou no empate em 2 a 2 com a boa equipe do Independiente Del Valle.

JOGOS DE HOJE 

Brasileirão

19h15 – Palmeiras x CSA

20h00 – Fluminense x Santos

20h00 – Grêmio x Avaí

21h30 – Athletico-PR x Fortaleza

Copa Sul-Americana

21h30 – Atlético-MG x Colón

Por doping, Rafaela Silva perderá ouro do Pan

A judoca Rafaela Silva irá perder a sua medalha de ouro conquistada nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru. A informação foi confirmada pela Panam Sports, entidade que organiza o Pan, nesta quarta-feira (25). Um teste realizado no dia em que a atleta subiu ao pódio revelou a presença da substância fenoterol, um ativo que tem efeito broncodilatador e costuma ser usado em tratamento de doenças respiratórias, como a asma.

Baixe o App da Nova – E fique por dentro de tudo que acontece !!!

Aplicativo da Rede Nova de Comunicação