Reforma da Previdência é aprovada no Senado

O Senado Federal aprovou na terça-feira (22) em segundo turno o texto-base da reforma da Previdência, com 60 votos favoráveis e 19 contrários. Era necessário o apoio de pelo menos 49 (ou três quintos) dos 81 senadores. Faltam dois para serem votados, o que deve acontecer nesta quarta-feira (23), e o governo precisa de 49 votos para derrubar cada um. A reforma cria uma idade mínima para aposentadoria, algo que poucos países do mundo não têm, além de limitar o valor do benefício, tornar as alíquotas mais progressivas e aproximar o sistema de aposentadoria pública do privado.

Reforma administrativa é o próximo passo, diz Bolsonaro

Após a reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (23/10) do Japão que a reforma administrativa deverá ser o próximo passo do governo. “Temos dois destaques que ficaram para amanhã (nesta quarta-feira 23/10). E aí vem a tributária ou administrativa, a que for mais fácil de passar. As duas são importantes. A tributária sempre é complicada, há muito tempo se tenta e não se consegue. Acredito, não depende apenas de mim, que a administrativa seja de tramitação menos difícil”. O chefe do Executivo ainda emendou: “Vamos dar uma descansadinha, tomar fôlego e partir para outra reforma, tributária ou administrativa, as duas são importantes”. Sobre a crise no PSL, ele afirmou que partido ‘atropela’ e que o racha na sigla precisa ter um fim.

Bolsonaro ironiza Delegado Waldir após Previdência

Em agenda internacional de viagens, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) comemorou de Tóquio a aprovação da reforma da Previdência em segundo turno. O placar na votação foi de 60 a 19. Ele aproveitou para ironizar a crítica de que não sabe articular politicamente e, de quebra, alfinetou o deputado federal Delegado Waldir (GO).  “Foi 60 para a gente. Não articulei nada, não sei articular. Quem articulou foi o Delegado Waldir”, disse rindo. Por meio das redes sociais, Bolsonaro também destacou a aprovação do texto-base.

Aumento de 5% no preço do gás de cozinha vai ser repassado aos consumidores

O reajuste de até 5,3% no preço do botijão de gás de cozinha de 13 quilos, anunciado nesta terça-feira pela Petrobras, deve chegar no bolso dos consumidores catarinenses nos próximos dias. Conforme uma estimativa do Sindicato dos Revendedores de Gás de SC (Sinregás), o aumento nas distribuidoras deve ser repassado diretamente ao preço final para o consumidor. Conforme a Petrobras, os botijões de até 13 kg terão aumento de 4,8% a 5,3%. O GLP industrial (embalagens acima de 13 kg) deverá subir entre 2,9% e 3,2%, de acordo com a região. O aumento passou a valer nesta terça, mas deve impactar os revendedores e consumidores ao longo da semana.

STF retoma julgamento da 2ª instância polarizado

Com a tendência de novo placar apertado, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará hoje a análise de três ações sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. O julgamento deve mudar o entendimento da Corte sobre a execução antecipada de pena e testar novamente a capacidade do presidente do Supremo, Dias Toffoli, na construção de consenso entre os colegas. A prisão após condenação em segunda instância é considerada um dos pilares da operação Lava Jato.

Nova fase da Lava Jato mira cartel de empreiteiras

Policiais federais cumprem mandados de busca em três Estados na manhã desta quarta-feira na 67ª fase da operação Lava Jato, que mira um suposto cartel de empreiteiras. Segundo as primeiras informações, as empresas pagavam propinas para vencer licitações da Petrobrás.

Eduardo Bolsonaro desiste de embaixada nos EUA

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) desistiu da embaixada brasileira em Washington. O anúncio foi feito ontem em pronunciamento no plenário da Câmara durante a aprovação do acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para o uso comercial da base de Alcântara. O filho do presidente e atual líder do PSL afirmou que ‘fica’ no País para defender a pauta conservadora e o governo do pai.

Cotado para embaixada dos EUA é olavista e músico

A sala de Nestor Forster, no terceiro andar da chancelaria do Brasil em Washington, continua a mesma. Desde junho, quando foi promovido ao primeiro escalão da carreira e alçado ao comando da embaixada brasileira nos EUA, ele poderia ter cruzado o corredor rumo ao maior gabinete do prédio, com vista para a Avenida Massachusetts, mas decidiu continuar no seu escritório. A promoção de Forster parecia o último passo formal antes de sua indicação a embaixador do Brasil na capital americana, até que o presidente Jair Bolsonaro anunciou a intenção de enviar o filho, Eduardo, para o posto.

Almirante compara óleo em praias e ‘bombardeio’

O comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Júnior, compara o avanço da mancha de óleo pelo litoral do Nordeste, desde o início de setembro, a um ‘bombardeio’ contra o País. ‘Uma ameaça dessa magnitude não é a um governo. É ao Brasil’, disse ele. Nos últimos dias, o governo federal tem sido cobrado na Justiça e por por mais ações para conter o espalhamento do poluente pelas praias e descobrir os responsáveis.

Morro de São Paulo, na Bahia, é atingido pelo óleo

A praia de Morro de São Paulo, no município de Cairu, a 176 km de Salvador, foi atingida por uma grande quantidade de óleo na madrugada desta terça-feira, 22. O poluente começou a chegar à faixa de areia por volta das 2h, segundo pescadores da região. A segunda e a terceira praias foram as mais afetadas. Por questões de segurança, a prefeitura da cidade interditou inicialmente o acesso de banhistas aos locais, mas, logo em seguida, as praias foram liberadas. Considerado como o mais requisitado e conhecido de Morro, o passeio “Volta à Ilha” também foi temporariamente suspenso, mas liberado logo depois.

Óleo pode ter vazado de navio irregular, diz Marinha

O comandante da Marinha, Ilques barbosa, afirmou nesta 3ª feira (22.out.2019) que o óleo que atingiu a costa do Nordeste pode ter partido de algum navio irregular, também conhecidos como “dark ships“. De acordo com ele, o governo tem concentrado as investigações sobre as causas da mancha em 30 navios de 10 países diferentes.

Governo reconhece emergência por óleo vazado em PE

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira 23, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reconhece situação de emergência no município de São José da Coroa Grande, no litoral sul de Pernambuco, por conta da poluição causada na cidade pelo óleo que já foi registrado em mais de 70 cidades de nove estados nordestinos nas últimas semanas. A situação de emergência municipal caracteriza uma condição de anormalidade que compromete parcialmente a capacidade de resposta do poder público, abaixo da situação de calamidade. Com o reconhecimento da situação de emergência o município se vê autorizado a tomar medidas excepcionais, como a contratação de serviços sem licitação.

Petroleiros anunciam greve nacional a partir de sábado

A Federação Única de Petroleiros e o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) anunciaram para o próximo sábado, 26, o início de uma greve nacional da categoria. Lideranças dos trabalhadores do setor consideram que a Petrobrás está sendo intransigente em relação às suas reivindicações. Agora, prometem parar a produção em 72 horas, se a estatal não mudar de posição. A empresa oferece reajuste salarial abaixo da inflação (70% do INPC) e quer migrar seus empregados para a nova legislação trabalhista. Com isso, quem ganha salários mais altos, por exemplo, poderia perder o reajuste do acordo.

Polícia encontra 39 corpos em caminhão no Reino Unido

A polícia do Reino Unido informou, nesta quarta-feira (23), que encontrou 39 corpos dentro de um caminhão localizado em Grays, a cerca de 20 quilômetros ao leste de Londres. O motorista, natural da Irlanda do Norte, foi preso. Informações preliminares indicam que o veículo é originário da Bulgária. Não se sabe até o momento sobre as causas e circunstâncias das mortes.

Chile tem quarto dia seguido com toque de recolher

A população chilena está sob toque de recolher pelo quarto dia consecutivo pela primeira vez desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990. Manifestantes protestam desde a última sexta-feira contra a política econômica do presidente Sebastián Piñera. Até o momento, 15 mortes já foram confirmadas.

Vice do TSE boliviano renuncia após eleição

O vice-presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia Antonio Costas, renunciou nesta terça-feira por supostos “desacordos” com a decisão de suspender a publicação da contagem rápida após a eleição presidencial de domingo. A saída de Costas coloca em situação crítica o órgão eleitoral, que tem sido alvo de denúncias da oposição. Os oposicionistas acusam o tribunal por suposta fraude em favor do presidente Evo Morales, que busca um quarto mandato. Segundo a carta de renúncia enviada por Costas ao vice-presidente Álvaro García Linera, sua decisão ocorreu por causa da “desatinada decisão da sala plena do tribunal de suspender a publicação de contagens”. Até o momento, o TSE transmite dois resultados de maneira simultânea: os da contagem rápida – que alcançam 99% dos votos apurados e dão a Morales 46,4% e ao ex-presidente Carlos Mesa, 37,07%; e a contagem final, que tem 93,9% dos votos apurados, dando a Morales 45,48% e a Mesa, 37,95%.

Diplomata admite a pressão de Trump na Ucrânia

Em depoimento ao comitê na Câmara dos Deputados que conduz o processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o encarregado de negócios da embaixada americana na Ucrânia, William Taylor, afirmou que o chefe de Estado chantageou o governo ucraniano para obter vantagens políticas nas eleições de 2020. Segundo a imprensa americana, Taylor descreveu aos deputados que Trump bloqueou a ajuda monetária para a área militar da Ucrânia e se recusou a receber a visita oficial do líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, até que o país abrisse uma investigação contra Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente e principal pré-candidato democrata à Casa Branca em 2020, Joe Biden. Trump também exigia uma apuração sobre suposta interferência de uma empresa ucraniana contratada pelo Partido Democrata para campanha eleitoral, em 2016.

LOTERIA

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 24 milhões na quinta

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena nesta terça-feira (22). Com isso, o prêmio será de R$ 24 milhões para o sorteio de quinta-feira (24). A quina saiu para 52 apostas e a quadra saiu para 3.371 apostadores. Nesta semana, a loteria terá um total de três sorteios e não dois, como de costume: ontem, amanhã e sábado. Confira aqui os números desta terça: 11-15-28-36-43-55.

FUTEBOL

Boca vence, mas River Plate vai à final da Libertadores

Mesmo com a derrota por 1 a 0 na noite desta terça-feira, o River Plate se classificou para a final da Libertadores. O River fez valer a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo e carimbou a vaga na decisão. Agora os argentinos esperam pela o vencedor do duelo entre Flamengo e Grêmio, nesta quarta-feira.

JOGOS DE HOJE 

Liga dos Campeões

13h55: Ajax x Chelsea

16h00: Genk x Liverpool

16h00: Internazionale x Borussia Dortmund

16h00: Slavia Praga x Barcelona

16h00: Benfica x Lyon

Libertadores

21h30: Flamengo x Grêmio