Um asteroide com 5 km de extensão passará “raspando” na Terra antes do Natal. Chamado de 3200 Phaethon, a rocha espacial deve cruzar a cerca de 10 milhões de quilômetros do nosso planeta no dia 16 de dezembro. A Nasa já havia descrito o objeto como “potencialmente perigoso”, já que essa é uma distância relativamente próxima em termos espaciais.

Nasa (Reprodução)
Nasa (Reprodução)

No entanto, a agência espacial americana afirma que não há motivos para pânico, já que é extremamente improvável que haja qualquer dano ao nosso planeta com a passagem de 3200 Phaethon.

Observações bastante precisas da passagem do asteroide, descoberto por um satélite da Nasa em 1983, poderão ser feitas a partir dos observatórios de Goldstone, na Califórnia (EUA), e de Arecibo, em Porto Rico.

“As imagens devem ser excelentes para obter um modelo 3D detalhado”, disse a Nasa em comunicado (confira o texto, em inglês).

Esta será a passagem mais próxima da Terra do asteroide desde que foi descoberto e provavelmente até 2093, quando deve cruzar a 1,9 milhão de quilômetros de distância do nosso planeta.

O 3200 Phaethon foi classificado como o terceiro maior Asteroide Possivelmente Danoso identificado.

Inspiração grega

O nome do asteroide é uma referência ao filho de Hélio (Deus do Sol), Faeton, devido à sua aproximação do Sol. Segundo a mitologia grega, Faeton pegou a carruagem do seu pai, perdeu o controle dos cavalos e quase colocou fogo na Terra.