Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo para risco de rompimento; sirenes são acionadas

Uma barragem da Vale, em Barão de Cocais (MG), entrou em alerta máximo para o risco de rompimento na noite desta sexta-feira (22). As sirenes nas proximidades da Barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, foram acionadas. Esta é segunda vez que as sirenes foram disparadas em pouco mais de um mês, e moradores já haviam sido retirados de suas casas no dia 8 de fevereiro. O nível de segurança da barragem que estava em 2 foi alterado para 3. A Prefeitura de Barão de Cocais informou que não houve rompimento. Muitos moradores não dormiram e passaram a madrugada nas ruas.

Bolsonaro ‘precisa ter mais tempo para cuidar da Previdência’ e menos para rede social, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (22) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) precisa ter “mais tempo para cuidar da reforma da Previdência e menos tempo” para as redes sociais. A declaração foi dada em meio à discussão sobre a prioridade dada pelo governo à tramitação da reforma na Câmara. Ao site do jornal “O Globo”, Maia disse que a responsabilidade “daqui para frente” sobre a articulação para aprovar a reforma é do governo. Bolsonaro, por sua vez, afirmou, no Chile, não ter dado motivo para Maia deixar a articulação da reforma da Previdência.

Temer fica em silêncio em depoimento a procuradores

O ex-presidente Michel Temer (MDB) ficou em silêncio durante depoimento aos procuradores do Ministério Público Federal na manhã desta sexta-feira, 22. A reportagem apurou que o emedebista invocou o direito constitucional de ficar calado e os integrantes do MPF não fizeram nenhuma pergunta. Michel Temer está preso preventivamente na superintendência da Polícia Federal no RJ, após ser detido nesta quinta 21 em sua casa, em São Paulo. Além de Moreira Franco e Coronel Lima, o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio determinou a prisão de mais sete pessoas.

Pedido de liberdade de Temer no TRF2 será julgado na quarta

O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, remeteu à 1ª Turma da corte a análise do pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Michel Temer (MDB). O julgamento neste colegiado está previsto para acontecer na próxima quarta-feira, 27, a partir das 13h.

Marco Aurélio Mello decide não analisar pedido de liberdade de Moreira Franco

O ministro Marco Aurélio de Mellodecidiu nesta sexta-feira (22) não analisar o pedido de liberdade apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa do ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco (MDB). Na decisão de quatro páginas, o magistrado avaliou que não é possível a “queima de etapas” do processo, na medida em que os advogados do ex-ministro não recorreram à segunda instância, procurando diretamente o Supremo. Marco Aurélio destacou ainda que o pedido de liberdade não poderia ter sido apresentado no inquérito no qual o STF decidiu sobre crimes conexos ao caixa 2.

Fronteira da Venezuela com o Brasil completa 30 dias fechada

As fronteiras da Venezuela com o Brasil e a Colômbia completam 30 dias de bloqueio neste sábado (23). Em meio a uma disputa pelo poder, divisão política internacional, repressão do governo de Nicolás Maduro contra a população e prejuízos econômicos, a tensão aumenta na América Latina. A ajuda humanitária solicitada pelo autoproclamado presidente interino Juan Guaidó para o “Dia D” foi frustrada. Maduro anunciou o bloqueio para impedir a entrada dos produtos e, conforme ele, de uma consequente interferência externa na política venezuelana por intermédio dos Estados Unidos.

Forças Democráticas Sírias anunciam o fim do ‘califado’ do Estado Islâmico

O autoproclamado “califado” do grupo Estado Islâmico foi totalmente eliminado após a conquista do último reduto no leste da Síria, anunciaram neste sábado (23) as Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos. O combate na região durou quatro anos. Mesmo sem território sob seu domínio, o grupo extremista ainda tem milhares de combatentes na região. As Forças Democráticas Sírias levaram vários meses para conquistar todas as áreas jihadistas em Baghuz, uma localidade do leste da Síria, próxima da fronteira com o Iraque. O anúncio das FSD aconteceu horas depois que a Casa Branca proclamasse a vitória contra o EI, embora ainda continuassem os combates em Baghuz.

Casan traquiliza a população

A Casan informou que nenhuma amostra de água coletada na saída de suas estações de tratamento, em todo o Estado de Santa Catarina, apresenta qualquer inconformidade. Todas as amostras coletadas atendem à Consolidação Número 5 do Ministério da Saúde, portaria que define os padrões de potabilidade da água. Sendo assim, a Companhia repele reportagens que abordam a suposta presença de agrotóxicos na água, tranquiliza a população e reitera que a água distribuída nos municípios do Sistema CASAN está completamente dentro dos níveis de potabilidade exigidos.

FUTEBOL

Brasil x Panamá: os desafios de Tite para redescobrir a Seleção na terrinha

Não haveria lugar mais indicado do que a terra dos descobridores para Tite desbravar novos caminhos para a seleção brasileira. O Panamá não é dos obstáculos mais desafiadores para a expedição de Adenor Leonardo Bachi, é verdade, mas há muito a ser desvendado no amistoso deste sábado, no Porto.

Argentina perde para a Venezuela no retorno de Messi

No retorno de Lionel Messi após nove meses afastado, a seleção argentina foi surpreendida pela Venezuela, que com boa atuação venceu por 3 a 1 no estádio Wanda Metropolitano, em Madri, na tarde desta sexta-feira, 22. O amistoso serviu como preparação para os dois times que disputarão a Copa América, entre junho e julho, no Brasil.

Flamengo acerta a contratação de Rafinha por dois anos, diz site

O Flamengo acertou na noite desta sexta-feira a contratação do lateral-direito Rafinha, que está no Bayern de Munique. As informações são do portal UOL. De acordo com o site, o atleta assinará um contrato de dois anos com a equipe rubro-negra.

Clássico entre Flamengo e Fluminense na Taça Rio terá VAR

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) recebeu a autorização para uso do árbitro de vídeo (VAR) no clássico entre Flamengo e Fluminense, neste domingo, pela última rodada da Taça Rio. Esta será a única partida com essa tecnologia, como confirmado pela entidade na escala de arbitragem. Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 16h no Maracanã.

Novo Hamburgo e Internacional abrem as quartas de final do Gaúcho

Após confirmar o segundo lugar na fase inicial do Gauchão, o Internacional visita neste sábado o Novo Hamburgo, às 19h00 (horário de Brasília), no Estádio do Vale, pela primeira partida das quartas de final da competição. O técnico Odair Hellmann pode escalar um time misto no confronto do final de semana. Depois de cumprirem suspensão, o volante Nonato e o atacante Nico López devem atuar diante do Anilado. Lesionados, Patrick, Rodrigo Lindoso, D’Alessandro e Neílton não ficarão à disposição para o duelo.