Aeronave que caiu em SP pertencia a empresário que não estava a bordo

A aeronave que caiu logo após decolar do Campo de Marte nesta sexta-feira, 30, era do modelo Cessna 210N, de prefixo PRJEE. Ela pertencia a Fernando Matarazzo, empresário do setor imobiliário e de venda de automóveis – era um representante da Mitsubishi. O dono não estava a bordo, segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O peso máximo de decolagem era de 1,7 tonelada e a aeronave comportava até cinco passageiros. A inspeção anual de manutenção da aeronave tinha validade até 13 de dezembro deste ano. A Anac aponta que o veículo estava registrado sob a categoria de serviços aéreos e que o certificado de aeronavegabilidade estava válido até o ano de 2022. O avião de pequeno porte caiu na tarde desta sexta-feira, na Avenida Antônio Nascimento Moura, próximo ao aeroporto do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos duas pessoas morreram e doze ficaram feridas. A aeronave atingiu uma casa e danificou pelo menos outras duas.

© Estadão Conteúdo
© Estadão Conteúdo

Temer assina declaração de apoio ao Acordo de Paris

Os líderes dos países membros dos Brics reafirmaram nesta 6ª feira (30.nov) o compromisso com o Tratado de Paris. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram uma declaração conjunta na qual, entre outros pontos, se comprometem com a “plena implementação do Acordo de Paris“. O encontro dos Brics foi durante o G20, em Buenos Aires, na Argentina. Após assinatura, o presidente Michel Temer disse acreditar que Jair Bolsonaro não romperá com o compromisso. O militar havia citado a possibilidade em campanha.

Prefeitura de SP começa a içar viaduto na marginal e interrompe trens

A Prefeitura de São Paulo vai começar na manhã deste sábado (1º) a realizar os testes para erguer o viaduto que cedeu no último dia 15 na marginal Pinheiros, próximo da ponte Jaguaré, na zona oeste. De acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), os testes relativos à técnica chamada de macaqueamento, em que macacos hidráulicos são instalados na base da estrutura para içá-la, devem ser concluídos no domingo (2). Ainda não há prazo definido para a conclusão das obras, assim como o método de engenharia a ser usado na reestruturação do viaduto.

Bolsonaro diz que seu governo deve ter mais três ministérios

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse no início da noite desta sexta (30) que o seu governo deve ter mais três ministérios. Ele pretende anunciar na próxima semana o novo ministro do Meio Ambiente e contou que “está em conversão [os Ministérios] da Família e dos Direitos Humanos”. A afirmação foi feita enquanto Bolsonaro comia um cachorro-quente em Resende, no sul do estado do Rio. Segundo o presidente eleito, “tem uma meia dúzia de nomes que estamos escolhendo” para ocupar a pasta do Meio Ambiente. “Logicamente que ele será afinado com o Ministério da Agricultura. Vamos acabar com a indústria da multa”, disse Bolsonaro.

Morre aos 94 George Bush, último presidente dos EUA na Guerra Fria

O ex-presidente americano George Herbert Walker Bush morreu no início da madrugada deste sábado (1º), aos 94 anos. O anúncio foi feito pelo porta-voz da família, Jim McGrath, às agências de notícias internacionais. “Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu estamos tristes em anunciar que, após 94 extraordinários anos, nosso querido pai morreu”, disse seu filho, o 43º presidente dos Estados Unidos George W. Bush, na nota divulgado por McGrath.

No G20, Trump fica irritado com tradução e joga fone no chão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ficou irritado nesta sexta-feira (30) com a tradução simultânea do espanhol para o inglês durante encontro com seu homólogo argentino, Mauricio Macri, e jogou o fone de ouvido no chão, em Buenos Aires. A cena ocorreu logo depois de Macri encerrar seu discurso. “Eu entendi você melhor em seu idioma do que a tradução”, disse o republicano após retirar o aparelho e jogar no chão da Casa Rosada, sede do governo argentino. Durante a reunião, os dois líderes conversaram sobre temas comerciais e de crescimento econômico, a relação com a China e a situação da Venezuela, revelaram fontes dos governos.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 6 milhões neste sábado

O concurso 2.102 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 6 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (1) em Curitiba (PR).

Futebol – Brasileirão – Série A

G-4, G-6, fuga do rebaixamento e Sul-Americana: o que está em jogo na última rodada do Brasileiro

Se não há mais disputa pelo título – o Palmeiras confirmou o decacampeonato na penúltima rodada -, o Campeonato Brasileiro 2018 chega ao fim neste fim de semana com 11 das 20 equipes ainda almejando algo. Cinco delas ainda querem afastar o fantasma do rebaixamento, mas outros ainda disputam coisas maiores, como vagas na Libertadores e na Copa Sul-Americana do ano que vem. Sete partidas terão alguma coisa em jogo, enquanto três servem apenas de figuração para a 38ª e última rodada da competição, que tem início às 19h deste sábado.

Briga por G-6

  • Atlético-MG x Botafogo – 01/12 – 19h – Independência
  • Flamengo x Atlético-PR – 01/12 – 19h – Maracanã

É a disputa antecipada da rodada final. Nos dois únicos jogos realizados no sábado, Atlético-MG e Atlético-PR brigam por vaga na Pré-Libertadores de 2019. O Galo, com 56 pontos, depende só de si e pode garantir o sexto lugar até em caso de derrota para o Botafogo – desde que o Atlético-PR não vença. O Furacão, com 54, precisa ganhar do Flamengo no Rio de Janeiro e torcer para que a equipe mineira não vença sua partida.

Briga por G-4

  • Grêmio x Corinthians – 02/12 – Arena do Grêmio – 17h
  • Chapecoense x São Paulo – 02/12 – Arena Condá – 17h
Grêmio e São Paulo, empatados com 63 pontos, disputam vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Os gaúchos levam a melhor nos critérios de desempate, e dependem apenas de suas forças. Os paulistas, por sua vez, precisam pontuar em Chapecó e torcer por um tropeço gremista.

Fuga do rebaixamento

  • Fluminense América-MG – 02/12 – 17h – Maracanã
  • Ceará x Vasco – 02/12 – 17h – Castelão
  • Chapecoense x São Paulo – 02/12 – 17h – Arena Condá
  • Sport x Santos – 02/12 – 17h – Ilha do Retiro

A briga contra o Z-4 conta com cinco equipes, e apenas três delas conseguirão êxito ao fim da 38ª rodada. Quatro, porém, dependem apenas de suas forças: Vasco, Chapecoense, Fluminense e América-MG garantem permanência em caso de vitória (os dois últimos fazem confronto direto). As equipes cariocas ainda têm situação mais tranquila: evitam a degola com um empate em seus jogos.

Vaga na Copa Sul-Americana

  • Grêmio x Corinthians – 02/12 – 17h – Arena do Grêmio
  • Ceará Vasco – 02/12 – 17h – Castelão
  • Fluminense x América-MG – 02/12 – 17h – Maracanã
  • Chapecoense x São Paulo – 02/12 – 17h – Arena Condá

Com duas vagas em aberto, cinco times ainda disputam vagas na Copa Sul-Americana 2019 – três deles também olham para baixo e querem escapar do rebaixamento. Corinthians e Ceará, hoje na zona de classificação, dependem apenas de suas forças.

Apenas cumprindo tabela

  • Palmeiras x Vitória – 02/12 – 17h – Arena Palmeiras
  • Paraná x Internacional – 02/12 – 17h – Durival de Britto
  • Bahia x Cruzeiro – 02/12 – 17h – Pituaçu

Três jogos não têm nada em disputa no domingo que marca a entrega da taça ao campeão Palmeiras. O Internacional, com o terceiro lugar e vaga na fase de grupos da Libertadores assegurados, cumpre tabela assim como o Cruzeiro, também garantido na competição continental graças ao título da Copa do Brasil. Bahia, com vaga certa na Sul-Americana, e os já rebaixados Vitória e Paraná são os outros coadjuvantes da rodada.