Serra de SC registra neve e amanhecer foi de frio intenso no estado

Flocos de neve caíram em São Joaquim, na Serra catarinense, na madrugada desta sábado (6), segunda a Central NSC de Meteorologista. O fenômeno foi de fraca intensidade, mas foi possível pela avanço da umidade. também houve uma neve fraca no Mirante da Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra, na noite de sexta-feira (5). No Morro das Torres, em Urupema, houve sincelo, fenômeno que ocorre quando uma forte neblina congela e forma cristais de gelo, ao entrar contato com a superfície da vegetação ou de objetos. O sábado também foi de temperaturas baixas em todas as regiões, pela influencia de um centro do ar frio polar. A maioria das cidades do Oeste e do Norte do estado, como Mafra, Itaiópolis, Papanduva, São Bento do Sul, Rio Negrinho,  amanheceram com temperaturas abaixo de 0ºC.

Serra do Rio do Rastro é interditada em SC por causa de camada de gelo sobre a pista

A Serra do Rio do Rastro, na SC-390, foi interditada na noite desta sexta-feira (5) por causa da fina camada de gelo sobre a pista. O tráfego deve ficar proibido no local até a manhã de sábado (6), informou a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Conforme a PMRv, os policiais chegaram a colocar sal na rodovia para evitar a lâmina de água congelada, mas por causa da baixa temperatura, não foi possível atingir todas as áreas afetadas. A instituição disse ainda que onde o sal é jogado, o congelamento é “quase instantâneo’. A interdição deve ser suspensa na parte da manhã. Com o nascer do sol e o aumento da temperatura, a maior parte dos trechos deve descongelar e permitir a retomada dos trabalhos de espalhar o sal sobre os trechos mais críticos, não atingidos pelos raios solares, disse a PMRv.

Serra do Rio do Rastro está congelada na manhã deste sábado — Foto: PMRv/Divulgação

Várias cidades do PR registram temperaturas negativa, diz Somar

O sábado (6) começou gelado em todo o Paraná com temperaturas negativas e geada em algumas regiões. Em Curitiba, os termômetros registraram -1ºC, a menor temperatura do ano, segundo a Somar Meteorologia. Em General Carneiro, na região sul do estado, o dia começou com -3,3ºC, mas a sensação térmica foi de -8,6ºC. Em Inácio Martins, na região central do Paraná, o dia amanheceu ainda mais gelado. Os termômetros marcaram -2,9º com sensação térmica de -12,9ºC. Também foram registradas temperaturas negativas em Rio Negro, Palmas, Clevelândia, São Mateus do Sul, Laranjeiras do Sul e Ventania.

Terremoto mais potente em 20 anos atinge o sul da Califórnia

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (5). Esse tremor, o segundo dessa semana, foi o mais forte em 20 anos a atingir região, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês). O sismo ocorreu às 20h33 no horário local (0h33 deste sábado, no Brasil) e o epicentro foi registrado a 17 km de Ridgecrest, localidade de 30 mil habitantes, a 250 km de Los Angeles. O tremor foi sentido em Los Angeles, Phoenix, Las Vegas e Reno.

Maia diz que incluir estados na reforma da Previdência pode inviabilizar aprovação

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou, nesta sexta-feira (5), que a inclusão dos estados na reforma da Previdência pode inviabilizar a aprovação. Para Maia, é correr o risco de perder 50 ou 60 votos. “Nós temos de 50 a 60 deputados que hoje não votam a reforma com a inclusão de estados e municípios, os deputados mais próximos aos governadores, de alguns governadores do Nordeste foram inclusive muito duros com os deputados que votaram a favor.

Passa de 1,3 mil o número de casos de dengue em SC em 2019

O número de casos de dengue em Santa Catarina em 2019 chegou a 1.370, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado nesta sexta-feira (5). Desse total, 86% foram contraídos dentro do estado. Dos 295 municípios catarinenses, 93 são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Além da dengue, o estado tem também 18 casos de febre de chikungunya. Não houve nenhum de vírus da zika, conforme a Dive-SC. As três doenças são transmitidas pelo mosquito.

Responsáveis por ONG são presas por estelionato

A Polícia Civil de Alagoas prendeu em flagrante, nesta sexta (5), três responsáveis pela ONG Pata Solidária por estelionato, falsa comunicação de crime, organização criminosa e diversos delitos ambientais, incluindo maus-tratos. A entidade era seguida por 1,5 milhão de pessoas no Instagram. O trio passou a levantar suspeitas da polícia após a comunicação de um roubo que teria ocorrido na sede da organização na quarta (3). Na postagem, elas afirmavam que teriam invadido um abrigo novo e levado tudo. “Até materiais de construção, roubaram até meu celular que estava na mão para tirar fotos para vocês. Estamos em pânico”, dizia a mensagem. Elas completavam afirmando que não tinham de onde tirar recursos para manter os animais e pediam que os seguidores ajudassem. Ao fim, listavam cinco contas correntes e mais vaquinhas on-line para que as doações fossem feitas. Então, diversos seguidores passaram a marcar os delegados Bruno Lima, também deputado estadual de São Paulo, e Leonam Pinheiro, de Alagoas. “Eu me dispus a ajudar, mas a entidade não me procurou”, diz Lima. Ele garante que as mulheres utilizariam o dinheiro arrecadado em benefício próprio.

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado

O concurso 2.166 pode pagar um prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (6) em São Paulo (SP).

Futebol – Jogos deste Final de Semana

Copa do Mundo – Futebol Feminino

06/07

12h – Inglaterra x Suécia  

07/07

12h – Estados Unidos x Holanda

Copa América

06/07

16h – Argentina x Chile

07/07

17h – Brasil x Peru