Estudantes podem se inscrever no Fies a partir de hoje

De hoje até esta sexta-feira (31) estarão abertas, no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) as inscrições no processo seletivo para o segundo semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto. As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. Lista de espera: Quem não for pré-selecionado na chamada única do Fies pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse, a inclusão é feita automaticamente. A convocação da lista de espera vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto. Requisitos: Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha alcançado nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos. O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Metroviários aceitam proposta e greve em São Paulo é cancelada

A greve do metrô em São Paulo, anunciada para hoje (28), foi cancelada durante a madrugada, pois a categoria aceitou, em assembleia emergencial, a proposta de última hora feita pelo Ministério Público do Trabalho. Ontem (27) à noite, os metroviários paulistas chegaram a decidir pela paralisação por tempo indeterminado, em protesto contra o corte de salários e de direitos. Apesar da suspensão da greve, muitas estações do metrô amanheceram fechadas no início do dia de hoje (28), causando aglomeração de passageiros. Segundo a proposta, aceita posteriormente pelo governo do estado, além da suspensão no corte de salários, foram garantidas a renovação de todas as cláusulas do acordo coletivo, como pagamento do adicional noturno, da gratificação por tempo de serviço, adicional normativo de férias e adicional de horas extras. Rodízio suspenso: A prefeitura de São Paulo anunciou que o Rodízio Municipal de Veículos continua suspenso nesta terça-feira (28), assim como a Zona Azul (estacionamento rotativo pago), durante todo o dia. A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que linhas municipais foram reforçadas em todas as ligações do metrô. Será reforçada a Linha 4310 Itaquera – Terminal Parque Dom Pedro II, que faz a conexão no eixo da Linha 3-Vermelha ao sistema metroviário.

Santuário Nacional de Aparecida retoma missas com presença de fiéis após quatro meses

O Santuário Nacional de Aparecida retomou nesta terça-feira (28) a realização de missas com a presença de fiéis. A basílica, que recebe anualmente 12 milhões de peregrinos, estava há quatro meses sem celebrações com público após determinação da Justiça por prevenção à Covid-19. O retorno da presença dos fiéis às missas no Santuário Nacional segue regras de higienização e controle de acesso, com número máximo de mil pessoas por celebração. Na missa das 6h45, cerca de 100 pessoas acompanharam a primeira missa com público nesse retorno. Apenas uma das alas da Basílica foi preenchida, com distanciamento entre os fiéis nos bancos. A retomada foi autorizada pela Prefeitura de Aparecida, por meio de um decreto publicado há um mês que estabelecia um cronograma e protocolos. Antes, o Santuário Nacional apresentou às equipes da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise de Aparecida o protocolo de segurança que desenvolveu para a retomada das celebrações com a presença de fiéis. O protocolo de segurança detalha todo o processo que os romeiros deverão seguir ao entrarem no Santuário Nacional. No documento, há por exemplo a aferição de temperatura corporal e a orientação sobre os locais que os fiéis poderão ocupar dentro da igreja. O Santuário Nacional afirma que reforçou as medidas de higienização, como a compra de novos totens de álcool em gel, bombas costais para higienização de grandes espaços e a aquisição de equipamentos de proteção individual para os funcionários. Além disso, houve treinamento para as equipes de atendimento direto ao público.

Toffoli determina formação de nova comissão especial para analisar impeachment de Witzel

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, determinou que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) forme uma nova comissão especial para analisar o processo de impeachment do governador Wilson Witzel (PSC). O governador é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF) na Operação Placebo, em razão de supostas fraudes em contratos na saúde, firmados para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, mesma razão que motivou o processo de impeachment. Witzel nega ter cometido irregularidades. Toffoli atendeu a um pedido feito pela defesa do governador. Segundo os advogados, há irregularidades no andamento do processo. Entre os fatores que, segundo eles, configuram irregularidades estão: comissão especial de impeachment instituída sem votação; colegiado é formado por 25 integrantes em vez de 18; formação da comissão não respeitou proporcionalidade. Em sua decisão, Toffoli determina que o novo colegiado do impeachment deve observar a proporcionalidade de representação dos partidos políticos e blocos parlamentares. O ministro estabeleceu ainda que deve ser realizada votação no plenário dos nomes apresentados pelos respectivos líderes, ainda que o escrutínio seja feito de modo simbólico. “Ante a iminência do prazo para o reclamante apresentar sua defesa (29/07/2020), defiro a medida liminar para sustar os efeitos dos atos impugnados, desconstituindo-se, assim, a comissão especial formada, para que se constitua outra comissão, observando-se a proporcionalidade de representação dos partidos políticos e blocos parlamentares, bem como a votação plenária dos nomes apresentados pelos respectivos líderes, ainda que o escrutínio seja feito de modo simbólico”, disse Toffoli.

Covid-19: Brasil registra 614 mortes e mais 23.284 casos em 24h

O boletim do Ministério da Saúde mostra que foram registradas 614 mortes e mais 23.284 pessoas infectadas com o novo coronavírus entre ontem (26) e hoje. Ainda há 3.833 óbitos em investigação. No total, o Brasil chegou a 87.618 óbitos e 2.442.375 pessoas infectadas notificadas desde o início da pandemia. Até o momento, 1.667.667 pacientes se recuperaram da doença. Segundo o Ministério da Saúde, há 687.090 pacientes em acompanhamento. Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número registrado diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais. Já às terças-feiras, o quantitativo em geral é maior pela atualização dos casos acumulados aos fins de semana.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais óbitos por covid-19 são: São Paulo (21.676), Rio de Janeiro (12.876), Ceará (7.509), Pernambuco (6.376) e Pará (5.729). As Unidades da Federação com menos mortes em decorrência do novo coronavírus são:  Mato Grosso do Sul (319), Tocantins (350), Roraima (474), Acre (493) e Amapá (556).

SC: Estado confirma 54.414 casos e 694 mortes por Covid-19

Santa Catarina chegou a 54.414 casos confirmados de Covid-19, sendo que 45.061 estão recuperados e 8.659 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta segunda-feira, 20. O novo coronavírus causou 694 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,28%. Entre os óbitos, estão de seis homens, moradores de Joinville, 59 anos, Araquari, 96, Tubarão, 67, Criciúma, 71, Faxinal dos Guedes, 48 e Blumenau, 89 anos, além de três mulheres moradoras, de Balneário Rincão, 73, Concórdia, 78, e Itajaí, 87, esta última sem comorbidades.

Covid-19: Blumenau cancela Oktoberfest 2020 e festa de réveillon

A prefeitura de Blumenau anunciou nesta segunda-feira (27) o cancelamento da Oktoberfest 2020 e da festa de réveillon deste ano na cidade. De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada devido ao aumento dos casos de covid-19 na cidade e no país. Essa será a primeira vez, desde quando foi criada em 1984, que a festa não será realizada. A Oktoberfest Blumenau 2020 estava prevista para o período de 7 a 25 de outubro. No fim do mês de maio, a prefeitura havia adiado para os dias 11 a 29 de novembro, com reavaliação da situação da pandemia até agosto. No entanto, a organização decidiu ainda em julho pelo cancelamento, ao considerar o aumento nos casos e mortes por covid-19 na cidade, no estado e em todo o país. Segundo a prefeitura de Blumenau, a Oktoberfest gera anualmente, direta e indiretamente, cerca de 6 mil empregos. Cerca de 60 setores são beneficiados, impactando desde vendedores ambulantes, taxistas e motoristas de aplicativo, até hotéis, bares, restaurantes e comércio local, gerando uma injeção R$ 240 milhões na economia da cidade. No âmbito musical, são mais de 800 artistas que se apresentam durante a festa.

Paraná já tem mais de 67 mil infectados e 1,6 mil mortes

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (27) 779 novas confirmações e 32 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná acumula 67.276 diagnósticos positivos e 1.682 mortos em decorrência da Covid-19. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto. INTERNADOS – 1.053 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje (segunda-feira). 813 pacientes estão em leitos SUS (365 em UTI e 448 em leitos clínicos/enfermaria) e 240 em leitos da rede particular (98 em UTI e 142 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.086 pacientes internados, 530 em leitos UTI e 556 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos. ÓBITOS – A secretaria estadual confirma a morte de 32 pacientes, todos estavam internados. São 15 mulheres e 17 homens, com idades que variam de 29 a 98 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 2 a 27 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (10), Fazenda Rio Grande (2), Paranaguá (2), Pinhais (2), Piraquara (2), além de uma morte em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Arapongas, Campo Largo, Campo Mourão, Colombo, Curiúva, Foz do Iguaçu, Manoel Ribas, Marilena, Marquinho, Matinhos, Ponta Grossa, Porto Barreiro e São José dos Pinhais.

Governo discute parceria para produzir vacina contra a Covid no Paraná

O Governo do Paraná está formalizando uma parceria de cooperação técnica e científica com a China que permitirá a testagem e a produção de vacina contra a Covid-19 no Estado, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O acordo foi discutido nesta segunda-feira (27) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião por videoconferência com dirigentes do laboratório Sinopharm, empresa estatal chinesa, e o ministro-conselheiro da Embaixada da China no Brasil, QU Yuhui. Ratinho Junior explicou que agora um grupo de trabalho será formado entre as partes para discutir detalhes técnicos da parceria, como a elaboração do termo científico regulatório e protocolo de validação por parte da Secretaria de Estado da Saúde. A intenção, destacou o governador, é que o Paraná seja incluído na terceira fase de testagem da vacina experimental da Sinopharm, que começou neste mês nos Emirados Árabes Unidos com a participação de 15 mil voluntários. Segundo a estatal chinesa, as duas primeiras fases de testes, já encerradas, tiverem 100% de positivação e sem reação adversa grave. Os representantes do Paraná no grupo serão o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o presidente do Tecpar, Jorge Callado; o superintendente-geral de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona; e o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Júnior.

Vacina contra covid-19 pode estar disponível em janeiro, diz Doria

O governador de São Paulo, João Doria, disse hoje (27) que a vacina contra o novo coronavírus produzida por um laboratório chinês, em parceria com o Instituto Butantan, poderá estar disponível para a população brasileira a partir de janeiro de 2021. Isso, segundo o governador, vai depender se os testes da vacina forem bem-sucedidos. “Já no final do ano, não havendo intercorrências na terceira fase de testes, poderemos iniciar a produção da vacina em dezembro e imediatamente iniciar a vacinação de milhões de brasileiros”, disse Doria. No entanto, nem toda a população brasileira poderia ser vacinada em janeiro já que a produção ainda seria insuficiente para vacinar todo mundo. A expectativa é que inicialmente 60 milhões de pessoas no país sejam vacinadas. Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a Fase 3 vai demonstrar se a vacina produz anticorpos contra a covid-19 e se essa produção de anticorpos é sustentada, ou seja, se isso é mantido por um tempo prolongado. “Como estamos no meio de uma pandemia, nada mais justo que as autoridades sanitárias promovessem emergencialmente a liberação. Se tenho segurança e estou produzindo anticorpos nesses três meses, vamos utilizar [a vacina para a população]. Claro que todo o estudo deve continuar até para saber se vai precisar dar doses de reforço com o decorrer dos anos”, justificou Gorinchteyn.

INTERNACIONAL

OMS diz que viagens terão que recomeçar e faz apelo a países

As proibições de viagens internacionais não podem vigorar por tempo indeterminado, e os países terão que se esforçar mais para diminuir a disseminação do novo coronavírus dentro de suas fronteiras, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nessa segunda-feira (27). Um aumento do número de infecções levou diversos países a readotarem algumas restrições de viagens nos últimos dias, e o Reino Unido causou transtornos à reativação da indústria turística da Europa ao impor uma quarentena a viajantes que voltam da Espanha. Somente por meio da obediência rígida às medidas de saúde, que vão do uso de máscaras à distância de aglomerações, o mundo conseguirá derrotar a pandemia de covid-19, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista virtual em Genebra. “Onde essas medidas são seguidas, os casos diminuem. Onde não são, os casos aumentam”, disse ele, elogiando o Canadá, a China, Alemanha e Coreia do Sul por controlarem seus surtos. O chefe do Programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, afirmou que é impossível os países manterem as fronteiras fechadas no futuro próximo. “Será quase impossível para países manter suas fronteiras fechadas em um futuro previsível. As economias têm que se abrir, as pessoas têm que trabalhar, o comércio tem que recomeçar”, disse. “O que está claro é que a pressão sobre o vírus empurra os números para baixo. Reduzam essa pressão e os casos voltam a subir.”

Alemanha deve pedir exame a quem retorna de países de alto risco

A Alemanha anunciou nessa segunda-feira (27) que pretende exigir exames de detecção do novo coronavírus de turistas que voltam de países de alto risco. O objetivo é desacelerar a disseminação de infecções, agora que a temporada de verão está em alta. O anúncio foi feito pouco depois de uma decisão do Reino Unido, de reativar uma exigência de quarentena de viajantes da Espanha, o que causou transtornos à tão alardeada reabertura da Europa para o período de férias. Como o número de infecções está aumentando, agora que as viagens estão sendo retomadas depois de meses de isolamento, o receio da possibilidade de uma segunda onda de infecções do novo coronavírus levou a Alemanha a planejar que as pessoas passem por exames. “Temos que impedir os que retornam de infectar involuntariamente outros e provocar novas cadeias de infecção”, tuitou o ministro da Saúde, Jens Spahn. A Alemanha relacionou 130 países de alto risco, entre eles a Turquia, o Egito e os Estados Unidos. O chefe de gabinete da chanceler Angela Merkel já havia dito que seria mais difícil recuperar o terreno perdido mais tarde. “Todas os indícios que temos são de que é mais fácil manter os números de infecções baixos no verão do que no outono ou no inverno”, disse ele aos repórteres.

ESPORTE

Atletas brasileiros avaliam primeira semana de treinos na Europa

O ginasta Caio Souza e o pugilista Keno Marley fizeram uma avaliação da primeira semana de trabalhos da Missão Europa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em uma live realizada no último domingo. “Quando saíram na mídia as primeiras notícias sobre a Missão Europa, ficamos bem animados e ansiosos, afinal eram quatro meses longe do ginásio. A Confederação de Ginástica [CBG] e o COB nos passaram maiores detalhes sobre o protocolo sanitário uma semana antes da viagem. Tudo muito rígido. Não pude sair de casa, tive que fazer os exames ainda no Brasil”, disse o ginasta Caio Souza, um dos integrantes da equipe masculina dessa primeira turma em Portugal. O baiano Keno Marley também destacou os cuidados quando o grupo ainda nem estava reunido no Brasil: “Nossa equipe nesse período de treinos tem dez atletas. São de vários estados do Brasil. Antes de irmos para nossa base, que foi a sede da Confederação Brasileira de Boxe [CBBoxe] em São Paulo, fizemos os testes. E, depois em São Paulo, passamos por mais testes. E aqui na chegada à Europa, repetimos todo processo. E claro que sempre também com isolamento social, máscara, álcool em gel. Tudo bem rígido”.As três equipes da ginástica brasileira (seis atletas do time masculino e seis do feminino na modalidade artística, e as dez mulheres da ginástica rítmica) estão isolados em um centro de treinamento (CT) na cidade de Sangalhos, localizada a pouco mais de 230 quilômetros de Lisboa. Hotel e CT estão reservados exclusivamente para os brasileiros. “O local é muito bom. Tem tudo que precisamos. Inclusive, esse é o local para o qual viemos para treinar na Europa. Está sendo muito bom”, declarou o ginasta Caio Souza.

Flamengo marca nova conversa com Domènec Torrent e inicia a negociação com o técnico

Depois de uma rodada inicial de conversa com potenciais candidatos a novo técnico do Flamengo, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel iniciaram, na prática, a negociação. O escolhido para receber a proposta é Domènec Torrent, que irá conversar novamente na manhã desta terça-feira com a dupla e serão apresentados os valores. As partes já começaram a discutir a formação da comissão técnica. O nome apresentado como provável assistente de Domènec Torrent é Jordi Gris, que trabalhou com ele no New York FC. Gris trabalhou como scout no Barcelona e na comissão do Manchester City na época de Guardiola . Além de Torrent, a diretoria do Flamengo se reuniu com os técnicos Carlos Carvalhal e Fernando Hierro. Segundo a imprensa portuguesa, Carvalhal optou por aceitar um convite do Braga.

Estado de saúde de Rodrigo Rodrigues é grave, diz novo boletim médico

O apresentador Rodrigo Rodrigues, da TV Globo e do SporTV, continua em coma induzido e em estado grave, informou o hospital Unimed Rio, onde está internado. Ele foi diagnosticado com a Covid-19 há dezesseis dias e teve complicações no final da última semana, quando foi para  UTI. Rodrigo chegou a passar por um procedimento cirúrgico para diminuição da pressão intracraniana após a equipe médica confirmar uma trombose venosa cerebral (TVC).

Jürgen Klopp é eleito o melhor técnico da temporada inglesa

A Associação de Treinadores da Premier League (LMA, na sigla em inglês) elegeu Jürgen Klopp como o melhor técnico da temporada, depois que o alemão conseguiu conquistar o campeonato para o Liverpool após 30 anos de espera. Sir Alex Ferguson foi encarregado de anunciar o prêmio que a partir de agora carrega o nome do ex-treinador do Manchester United. Na votação o segundo lugar ficou com Chris Wilder, vencedor do prêmio no ano passado, após sua grande temporada no comando do Sheffield United, no retorno do modesto clube à Premier League. Jürgen, fantástico. Falamos sobre o Leeds ter passado 16 anos no Championship (segunda divisão), mas os 30 anos desde que o Liverpool havia conquistado seu último campeonato… incrível. Você merece totalmente. O nível de desempenho do seu time foi excelente. Sua personalidade toma conta de todo o clube. Foi uma temporada maravilhosa – disse Ferguson à emissora Sky Sports, brincando ainda com Klopp. Vou te perdoar por ter me acordado às 3h30 da manhã para me dizer que você havia vencido a liga. Obrigado… mas de qualquer forma é totalmente merecido. Bom trabalho – acrescentou.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná