Após reunião, Regina Duarte deve assumir Cultura

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde de segunda-feira (20) na chegada do Palácio da Alvorada que ficou ‘noivo’ da atriz global Regina Duarte. A atriz aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro e vai assumir a Secretaria Especial de Cultura. ‘Fiquei noivo da Regina Duarte. A conversa foi bacana’, apontou, sem maiores detalhes. Regina começa o processo de adaptação e o início dos trabalhos a partir de quarta-feira (22).

Globo se manifesta sobre Regina Duarte no governo

A TV Globo afirmou que ainda não foi comunicada sobre a decisão da atriz Regina Duarte, que aceitou assumir a Secretaria Especial da Cultura no governo do presidente Jair Bolsonaro. Ainda assim, a emissora carioca se manifestou sobre o assunto: “A atriz Regina Duarte tem contrato vigente com a Globo e sabe que, se optar por assumir cargo público, deve pedir a suspensão de seu vínculo com a emissora, como impõe a nossa política interna de conhecimento de todos os colaboradores”, diz a equipe de Comunicação da Globo. Mais cedo, a atriz usou a palavra ‘noivado’, não cravando a ida definitiva para a vida pública, para poder conversar internamente com a emissora com a qual mantém contrato. A Globo, no entanto, não informou até quando vai o contrato da atriz com o canal, mas diz que ele está vigente. Caso assuma o cargo que era ocupado por Roberto Alvim, Regina Duarte vai abrir mão de parte de seus rendimentos.

Wajngarten tem 5 dias para explicar contratos da Secom

A Justiça deu prazo de 5 dias úteis para o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, manifestar-se sobre ação movida pelo Psol denunciando suposto conflito de interesses na Secom. Wajngarten possui uma empresa que presta serviços a contratadas pelo governo. O prazo está atrelado ao pedido de demissão de Wajngarten protocolado pelo Psol na última 5ª feira (16.jan.2020). O pedido de manifestação foi assinado pela juíza Solange Salgado, da 1ª Vara da Seção Judiciária do DF.

Guedes em Davos: ‘Brasil perdeu onda da globalização e inovação’

O Brasil ficou para trás em relação ao acompanhamento das modernidades do mundo, na avaliação feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). ‘Perdemos a grande onda da globalização e da inovação, então essa mudança vai levar um tempo (para ocorrer no Brasil), mas estamos a caminho’, afirmou. O encontro reúne dezenas de líderes de diversos países.

MEC admite erro em 6 mil provas; Sisu amplia prazo

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta segunda-feira (20) que a falha de correção do Exame Nacional do Ensino Médio atingiu 6 mil provas e reforçou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrirá inscrições nesta terça-feira (21), conforme previsto inicialmente, e vai até domingo, dois dias além do previsto. O Estado apurou que mais de 75 mil candidatos pediram a recorreção da prova e que todos os casos foram analisados, mas os erros só foram constatados para 6 mil pessoas.

MPF pede suspensão do Sisu até correção de falhas no Enem

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), enviou ofício ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitando que a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seja suspensa até que as falhas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 estejam solucionadas. O pedido foi feito na noite desta segunda-feira, 20, pouco depois de o ministro afirmar que identificou o erro em 6 mil provas e que iniciará nesta terça-feira, 21, as inscrições para o Sisu. Até as 20h40, o Ministério da Educação (MEC) não se manifestou sobre o pedido.

Novo vírus provoca primeiro caso de febre hemorrágica brasileira em 20 anos

O Ministério da Saúde confirmou, na noite desta segunda-feira, 20, um caso de febre hemorrágica brasileira causada por um novo vírus. É a primeira vez em 20 anos que a doença é registrada no País. O paciente, morador de Sorocaba, no interior de São Paulo, morreu por complicações da doença no dia 11 de janeiro. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela pasta, no caso de Sorocaba foi identificado um novo vírus da família Arenavírus, do gênero Mammarenavirus, o vírus Sabiá. A confirmação do caso está sendo considerada um “evento de saúde pública grave” pelo ministério por causa da raridade e alta letalidade da doença. Antes desse registro, só haviam sido relatados quatro casos de febre hemorrágica viral no Brasil, o último em 1999.

João de Deus é condenado a mais 40 anos de prisão

O médium João Teixeira de Faria, conhecido popularmente como João de Deus, foi condenado a 40 anos de reclusão em regime fechado por estupros, cometidos contra cinco mulheres durante atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia. A sentença é da juíza da comarca, Rosângela Rodrigues dos Santos. O processo está em segredo de justiça. Essa é a terceira condenação do acusado, cujas penas já somam 63 anos e quatro meses de reclusão.

MG: vítimas de intoxicação chegam chegam a 21

Subiu para 21 o número casos suspeitos de intoxicação exógena por dietilenoglicol. Em boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na segunda-feira, duas novas vítimas foram notificadas em Belo Horizonte. A Polícia Civil de Minas Gerais avançou com as investigações relacionadas à contaminação das cervejas fabricadas pela Backer. Ontem, quatro testemunhas prestaram depoimentos.

SC: Receita Federal apreende 600 kg de cocaína escondida em contêiner no Porto de Itapoá

A Receita Federal apreendeu nesta segunda-feira (20), no Porto de Itapoá, Litoral Norte do Estado, 600,5 quilos de cloridrato de cocaína. A droga estava em bolsas escondidas dentro de um contêiner que tinha como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica. A operação foi da Alfândega da Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul/SC em conjunto com a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Joinville e apoio da Polícia Federal. Segundo a Alfândega da Receita Federal do Brasil, todo o contêiner que vai para a Europa passa por um scanner e, quando a imagem levanta alguma suspeita, ele é aberto para verificação procedimento é conhecido como RIP ON – RIP OFF. Neste caso, o contêiner estava carregado com madeira, mas, em meio à mercadoria, havia 19 bolsas com a cocaína.

‘Algoz’ do PCC renuncia ao cargo no Paraguai

O vice-ministro de Política Criminal do Paraguai Hugo Volpe renunciou na segunda-feira ao posto no dia seguinte à fuga de 76 presos da penitenciária de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com o Brasil, ocorrida na madrugada de domingo (19). Hugo Volpe era uma figura conhecida no Paraguai por ser um dos principais algozes do PCC. A renúncia ocorre após uma investigação feita por autoridades brasileira que o apontaram como suposto participante de um esquema de corrupção.

Diretor e carcereiros são presos após fuga em massa

O diretor da penitenciária de Pedro Juan Caballero e outros 30 agentes carcerários foram presos e vão prestar esclarecimentos ao Ministério Público da República do Paraguai nesta 2ª feira (20.jan.2020). Eles são suspeitos de ter facilitado a fuga de mais de 70 integrantes do PCC, na madrugada de domingo (19.jan.2020). Os funcionários da penitenciária estão detidos no departamento de investigação da polícia paraguaia. O governo paraguaio já havia anunciado os afastamentos de Joaquín González, diretor-geral de estabelecimentos penitenciários; Matías Vargas, chefe da Segurança; Cristian González, diretor da prisão, além de 5 agentes penitenciários.

LOTERIA

Mega-Sena acumulada sorteia hoje R$ 32 milhões

A Mega-Sena realiza a Mega Semana de Verão, em que serão realizados nos próximos dias três sorteios e não dois, como de costume. O primeiro acontece nesta terça-feira (21) e deve pagar R$ 32 milhões para quem acertar as seis dezenas. Os demais serão na quinta-feira (23) e sábado (25).

FUTEBOL

Flamengo apara últimas arestas e espera definir permanências de Jesus e Gabigol nesta semana

A semana que se inicia será decisiva para sacramentar a permanência de dois nomes importantíssimos no projeto do Flamengo para 2020: o técnico Jorge Jesus e o atacante Gabriel. A expectativa no clube é concluir as negociações com a dupla nos próximos dias. Há uma reunião marcada com o treinador nesta semana para definir a renovação do contrato, que vai até maio. Uma possibilidade na mesa é estender o compromisso até o fim de 2021. O próprio técnico, em sua chegada ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda, afirmou que não haverá problema para um acerto.

Coritiba oficializa Sassá, emprestado pelo Cruzeiro

O Coritiba confirmou, nesta segunda-feira, a contratação de Sassá. O clube entrou em acordo com o Cruzeiro no fim de semana para receber o atacante por empréstimo, até o fim de 2020. Sassá tem 26 anos e chegou ao Cruzeiro em 2017 depois de ganhar destaque no Botafogo. Como já havia defendido o Alvinegro na Copa do Brasil, o atacante não chegou a participar da conquista do torneio naquele ano pela Raposa, mas fez parte do elenco bicampeão em 2018.

Livre no mercado, Elias é oferecido ao Grêmio; Renato analisou

Elias está livre no mercado desde que deixou o Atlético-MG. O volante teve uma temporada bem abaixo no time mineiro, assim como praticamente todos os jogadores do Alvinegro. O curioso é que no meio do ano passado, o jogador esteve próximo de ir para o Internacional, mas a diretoria atleticana vetou a negociação e o medalhão acabou permanecendo em Belo Horizonte.  Desta vez, o volante foi oferecido ao Grêmio. De acordo com o portal UOL Esporte, os representantes do jogador procuraram a diretoria do Imortal e sugeriram o atleta. Como de praxe, o nome foi passado para a comissão técnica de Renato Portaluppi; o treinador analisou o desempenho dele nas últimas temporada e não se animou com a possibilidade de ter um reforço com essas características.

‘Novo Barça’ desperta curiosidade de Neymar

A chegada do técnico Quique Setién ao Barcelona, para substituir Ernesto Valverde, reascendeu uma grande curiosidade em todos os fãs de futebol. Isso também aconteceu com Neymar, segundo noticiado pelo ‘El Confidencial’. A esperança de Neymar e dos jogadores do Barça que também tanto anseiam pelo seu retorno, é que o ciclo de Valverde, agora fora do clube, possa simbolizar a volta do craque brasileiro na próxima temporada.

Tênis: Mudança climática ameaça futuro do Aberto da Austrália

O impacto da fumaça dos incêndios florestais e o calor excessivo têm aumentando os riscos à saúde dos atletas e a probabilidade de interrupções dos jogos do Aberto da Austrália, cresceu.  Por essa razão, um grupo climático emitiu um alerta aos organizadores solicitando nova data para o torneio. No último final de semana, o Centro de Pesquisa em Comunicação sobre Mudanças Climáticas de Monash, divulgou um relatório que  mostra que serão necessárias ações mais dramáticas à medida que o clima continue a mudar.  As recomendações incluíam estender a duração do Aberto da Austrália. Além disso, sugere a permissão de cancelamento de jogos em caso de calor excessivo e a transferência do evento para novembro ou março.

FÓRMULA 1

Confira as datas de lançamento dos carros para a temporada 2020

Com os testes de pré-temporada marcados para começar em 19 de fevereiro, em Barcelona, o circo da Fórmula 1 começa a se movimentar para a apresentação dos carros que vão para pista mostrar seu desempenho e desenvolver o potencial para as corridas de 2020. A categoria divulgou nesta quarta-feira o calendário com as datas de lançamento dos carros de cada uma das equipes, bem como os locais divulgados pelas próprias escuderias.

A Ferrari é quem deve ser a primeira a apresentar os carros que serão utilizados por Sebastian Vettel e Charles Leclerc na temporada de 2020. A escuderia italiana marcou o dia 11 de fevereiro, uma terça-feira, para revelar os novos automóveis. Por enquanto, além dos ferraristas, apenas Renault, McLaren, Alpha Tauri e Mercedes marcaram data de lançamento. As outras equipes devem divulgar mais informações nos próximos dias.

Lançamento dos Carros da F1

Equipe Data Local
Ferrari 11 de fevereiro Maranello (Itália)
Renault 12 de fevereiro França
McLaren 13 de fevereiro Woking (Inglaterra)
Alpha Tauri 14 de fevereiro Salzburg (Áustria)
Mercedes 14 de fevereiro Silverstone (Inglaterra)
RBR a definir a definir
Racing Point a definir a definir
Alfa Romeo a definir a definir
Haas a definir a definir
Williams a definir a definir

A Fórmula 1 volta a ação no dia 19 de fevereiro com os testes de pré-temporada, em Barcelona, na Espanha. O primeiro Grande Prêmio, em Melbourne, na Austrália, tem data marcada para o dia 15 de março.