Parecer sobre reforma da Previdência começa a ser discutido

A Comissão Especial da reforma da Previdência pode começar a debater nesta terça-feira (18) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-RJ). O texto foi apresentado na quinta-feira passada e, em seguida, foi concedido pedido de vista coletivo, o que adiou o início da discussão na comissão por duas sessões.

Bolsonaro: ‘Moro é um símbolo e quer mudar o País’

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou ontem a cerimônia de assinatura da medida provisória que trata da venda e utilização de bens apreendidos de traficantes para elogiar o ministro da Justiça, Sérgio Moro. ‘Um homem símbolo e que quer mudar seu País’, afirmou o presidente ao se referir ao ex-juiz, que tenta fazer da crise dos vazamentos de conversas entre ele o procurador Deltan Dallagnol um plebiscito da Lava Jato.

Moraes defende prisão de hacker da Lava Jato

O ministro Alexandre de Moraes do STF (Superior Tribunal Federal) defendeu nesta 2ª feira (17.ju.2019) que os responsáveis pelo vazamento das mensagens entre o ex-juiz federal e atual ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e o procurador Deltan Dallagnol sejam presos. A declaração foi feita antes de Moraes palestrar em evento promovido pela BandNews. No dia 9 de junho, o site The Intercept divulgou uma série de reportagens que mostram uma troca de mensagens entre Moro, que, à época, era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, e Dallangnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, sobre a operação. Nas conversas, Moro orienta o trabalho do MPF (Ministério Público Federal).

Economista Gustavo Montezano comandará o BNDES

Gustavo Montezano é a escolha do governo para substituir Joaquim Levy na presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Levy pediu demissão no domingo, 16, após desavença com o presidente Jair Bolsonaro, que disse anteriormente estar ‘por aqui’ com o executivo. Montezano ocupa atualmente o cargo de secretário especial adjunto no Ministério da Economia, na área de desestatização.

‘Incompatibilidade de gênios’, diz Onyx sobre Levy

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, classificou como nesta segunda-feira, 17, a saída do ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, como “uma incompatibilidade de gênios”. Um dia antes de sua saída, Levy foi ameaçado publicamente de demissão pelo presidente Jair Bolsonaro. Onyx também minimizou as críticas do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, que classificou a saída de Levy como uma covardia sem precedentes.”É vida que segue; foi algo respeitoso e natural. É questão natural do governo”, disse o ministro, após a abertura do Ethanol Summit, em São Paulo.

CPI do BNDES ouvirá Levy em 26 de junho

A Câmara dos Deputados convocará o ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Joaquim Levy para falar na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga supostas irregularidades no banco. Após pedir demissão do comando do BNDES nesse domingo (16.jun), Levy se apresentará ao Congresso em 26 de maio. A sabatina está marcada para as 14h30. Segundo o presidente da CPI, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o requerimento para convocação de Levy já havia sido aprovado pela comissão em abril. Dessa forma, mesmo após ter se demitido do cargo, Joaquim Levy é obrigado a comparecer à comissão.

MPF forma lista tríplice na eleição para chefe da PGR 

Nesta terça-feira (18), os membros do Ministério Público Federal votarão para formar a lista tríplice para escolher o procurador-geral da República. A eleição será feita por meio eletrônico, das 10h às 18h30, em todas as unidades do MPF do País. Há 10 candidatos inscritos. A lista com os três nomes será entregue ao presidente da República, que escolherá quem ocupará o cargo. Bolsonaro não precisa, necessariamente, seguir os nomes que foram indicados e pode escolher alguém que não esteja na lista. A atual procuradora-geral, Raquel Dodge, não se inscreveu. Há dúvidas se Bolsonaro a reconduziria ao mandato.

Dodge pede que ação de Aécio siga na Justiça Federal

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorreu nesta 2ª feira (17.jun.2019) de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou, na semana passada, o envio de investigações envolvendo o ex-senador e atual deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) para a Justiça Eleitoral em Belo Horizonte (MG). o inquérito aberto em 2017, o ex-governador de MG é investigado por corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. De acordo com delatores da operação Lava Jato, Aécio Neves teria recebido pagamentos indevidos no valor de R$ 21 milhões pela construtura Odebrecht, a fim de ser usado na campanha do tucano para a Presidência da República em 2014.

RJ: filhos são presos após enterro de pastor assassinado

A Delegacia de Homicídios de Niterói investiga dois filhos pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo de Souza, marido da deputada federal Flordelis (PSD-RJ). Durante o enterro, na segunda-feira, a polícia agiu e prendeu Flávio dos Santos, filho biológico apenas de Flordelis a deputada e Anderson do Carmo registraram 55 filhos, sendo 51 adotados. Flávio tinha um mandado de prisão por violência doméstica. Um outro filho do casal também foi preso. Lucas, 18, que é adotado, foi encontrado na casa onde o pastor foi morto. Quando era menor, ele se envolveu com tráfico de drogas. Lucas e Flávio prestaram depoimento durante a tarde sobre a morte do pai.

Médico é preso pela 3ª vez por abuso de menor em BH

Um médico de 37 anos acusado de exploração sexual de crianças e adolescentes foi preso nesta segunda-feira, 17, pela terceira vez na capital mineira. A prisão aconteceu dentro de operação deflagrada pela Polícia Federal. O médico, chamado Fábio Lima Duarte, que é clínico geral e trabalhava com ultrassonografia, é suspeito de abusar sexualmente de mais de 100 vítimas. A prisão ocorreu pelo fato de o acusado, conforme a PF, guardar e compartilhar arquivos de pornografia infanto-juvenil na internet.

Presidente veta bagagem gratuita em voos domésticos

O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar a gratuidade de franquia de bagagem, que foi inserida por emenda parlamentar na medida provisória que abriu o setor aéreo para o capital estrangeiro. A MP, editada no governo Temer, foi aprovada pelo Congresso neste ano. Durante a tramitação da medida, uma emenda foi inserida para prever que passageiros poderiam levar, sem cobrança adicional, uma bagagem de até 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos. O Planalto informou na segunda-feira, no entanto, que Bolsonaro vetou essa regulamentação.

Odebrecht pede recuperação judicial recorde

O pedido de recuperação judicial feito pela construtora Odebrecht na segunda-feira (17) desmonta um dos maiores impérios que o Brasil já teve. Com dívidas de R$ 98,5 bilhões (incluindo empréstimos intercompanhias), a empresa que já foi símbolo da bonança da economia brasileira agora é responsável pela maior recuperação judicial da história do País e da América Latina.

Terremoto na China deixa ao menos 12 mortos

Um terremoto de 6 graus de magnitude sacudiu na segunda-feira a província de Sichuan, no sudoeste da China, deixando ao menos doze mortos e 134 feridos, anunciou a imprensa estatal. Grupos de resgate trabalham na zona do epicentro, situado próximo à cidade de Yibin. As vítimas estão nos distritos de Changning e Gongxian, e a cidade de Yibin, onde um hotel desmoronou, foi a mais atingida.

EUA enviarão mil militares para o Oriente Médio 

O Secretário de Defesa em exercício dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, anunciou nesta segunda-feira o destacamento de mais de cerca de 1.000 militares para o Oriente Médio para o que classificou como “finalidades defensivas”, citando preocupações com ameaças vindas do Irã. “Os ataques iranianos recentes validam as confiáveis informações de Inteligência que recebemos sobre o comportamento hostil de forças de Irã e de seus grupos aliados que ameaçam os efetivos dos Estados Unidos e nossos interesses pela região”, disse Shanahan em nota. O Irã informou nesta segunda-feira que violará limites acertados internacionalmente para o estoque de urânio de baixo enriquecimento do país em 10 dias, uma medida que deve agravar as tensões já elevadas com os EUA, mas acrescentou que nações europeias ainda têm tempo de salvar o acordo nuclear.

FUTEBOL 

Michel Platini é preso por suspeita de corrupção

O ex-presidente da Uefa e ex-atleta Michel Platini foi presto na França nesta terça-feira, segundo informações da imprensa europeia. A detenção envolve suspeitas de corrupção que envolvem a organização da Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Vadão confirma Marta titular contra a Itália

Peça principal da Seleção Brasileira, Marta vai para a partida decisiva desta terça-feira. Precisando de ao menos um empate para assegurar a classificação, a equipe de Vadão enfrenta a Itália, às 16 horas (de Brasília), no Stade du Hainaut, em Valenciennes, na França, pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo Feminina.

Tite indica volta de Arthur em disputa com Venezuela

A Seleção Brasileira realizou ontem sob forte chuva seu último treino antes do confronto com a Venezuela, nesta terça, pela segunda rodada do Grupo A da Copa América, em Salvador. O volante Arthur deve voltar ao time titular, uma vez que foi testado no último domingo na formação que estreou contra a Bolívia. Enquanto o Brasil soma três pontos na tabela, a Venezuela figura com apenas um tento.

JOGOS DE HOJE

Copa do Mundo Feminina

16h00 – Itália x Brasil

16h00 – Jamaica x Austrália

Copa América

18h30 – Bolívia x Peru

21h30 – Brasil x Venezuela

Barcelona encaminha volta de Neymar, diz site

Neymar está perto de voltar ao Barcelona após duas temporadas no Paris Saint-Germain. De acordo com o site Globoesporte.com, o clube catalão tem conversado com o estafe do atacante brasileiro, e a negociação pode sair já na próxima janela de transferências, que abre em julho. O Barcelona pagaria cerca de 100 milhões de euros (R$ 436 milhões) ao PSG, que, por sua vez, poderia receber atletas, sendo os principais nomes Rakitic, Dembelé e Umtiti.