Após alta hospitalar, Bolsonaro diz que reassume nesta terça

Na contramão de informação dada pelo Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde de segunda-feira (16) que reassume a Presidência nesta terça-feira (17). A declaração foi dada ao chegar ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, após 10 dias internado para procedimento cirúrgico realizado no abdômen. A informação do porta-voz da Presidência era a de que o presidente voltaria ao trabalho apenas na quarta-feira (18).

Maduro chama Bolsonaro de ‘estúpido’ por apoiar ditadura

Nicolás Maduro classifica como “estúpido” quem considera seu governo na Venezuela uma “ditadura”. Em entrevista, publicada nesta terça-feira 17, o líder bolivariano declarou que mesmo Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio de esquerda, comete uma “estupidez histórica” ao dizer que o regime venezuelano é ditatorial. No caso de Jair Bolsonaro, Maduro diz que o presidente brasileiro é um “extremista ideológico” e exalta o chileno Augusto Pinochet, a quem o venezuelano chama de “Hitler sul-americano”. ‘É uma estupidez que ele [Bolsonaro] se declare admirador de Pinochet e diga que a revolução bolivariana é uma ditadura”, afirma Maduro. Segundo ele, Bolsonaro “não conhece a história da América Latina nem da Venezuela”. Ainda assim, ele classifica a oposição venezuelana, liderada por Juan Guaidó, como uma “pior do que o Bolsonaro, à direita do Bolsonaro”.

Grupo Globo pede desculpas à mulher de Eduardo

O Conselho Editorial do Grupo Globo, responsável pela publicação da revista Época, divulgou nesta 2ª feira (16.set.2019) nota reconhecendo “erro” e “decisão editorial equivocada” na publicação de uma reportagem sobre a mulher do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Heloísa Bolsonaro. A reportagem “O coaching on-line de Heloísa Bolsonaro: as lições que podem ajudar Eduardo a ser embaixador”, escrita pelo jornalista João Paulo Saconi, foi publicada pela revista na última 6ª feira (13.set.2019). Saconi narra a experiência de vivenciar 5 sessões de coach com Heloísa via webcam. Segundo a nota divulgada nesta 2ª, o Conselho Editorial do Grupo Globo avalia que o erro da Época foi “tomar Heloísa Bolsonaro como pessoa pública ao participar de seu coaching on-line“.

Senado vota projeto que abre brecha para caixa 2

O Senado pode votar nesta terça-feira (17) projeto de lei que afrouxa regras para partidos, abre brecha para o caixa 2 e dá margem ao aumento da quantidade de dinheiro público destinado às legendas, além de flexibilizar normas de prestação de contas. A proposta permite, ainda, que advogados e escritórios de contabilidade sejam pagos com dinheiro dos partidos.

Após criticar Bolsonaro, Witzel perde apoio do PSL

Maior partido da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com 12 deputados, o PSL anunciou na segunda-feira o desembarque da base do governo de Wilson Witzel (PSC). A legenda, comandada no Rio pelo senador Flávio Bolsonaro, era a principal sustentação do governador, que foi eleito na esteira do bolsonarismo. A discordância se deu justamente por Witzel ter feito críticas ao presidente Jair Bolsonaro em entrevista ao canal GloboNews e afirmado que quer concorrer à Presidência.

Temer: ‘Jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe’

Em entrevista no programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, o ex-presidente Michel Temer disse ontem que sua prisão, em março, não seguiu o devido processo legal e que a força-tarefa da operação Lava Jato tenta ‘quebrá-lo psicologicamente’ ao envolver sua filha, Maristela, na acusação em que responde por lavagem de dinheiro. Temer ainda reiterou que não participou na articulação do impeachment de Dilma, em 2016. ‘Eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe’, disse.

Governo quer tirar reajuste do mínimo pela inflação

A equipe econômica estuda retirar da Constituição Federal a previsão de que o salário mínimo seja corrigido pela inflação. A ideia é que, em momentos de grave desequilíbrio fiscal, como o atual, haja condições de congelar mesmo os aumentos nominais (ou seja, dar a variação da inflação) da remuneração por alguns anos, até que a saúde das contas seja endereçada.

Petrobrás vai segurar preço da gasolina no curto prazo

A Petrobrás não deverá repassar imediatamente a disparada do preço do petróleo para o consumidor brasileiro. A estatal deverá avaliar o comportamento do preço do petróleo nos próximos dias para decidir se vai ou não revisar os preços de seus derivados no Brasil. Na prática, significa que, por ora, a petroleira vai segurar os preços dos combustíveis. A ideia é dar continuidade à política atual, que atrela os preços às cotações no mercado internacional, com repasses à medida em que há mudança de patamar dos valores.

Especialista: combustível ficará mais caro no Brasil

A disparada no preço do petróleo no mercado internacional, após os ataques a unidades petrolíferas na Arábia Saudita, deve pesar no bolso do consumidor brasileiro, na avaliação do especialista Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Segundo ele, os ataques com drones no fim semana trarão como resultado um aumento nos preços dos combustíveis de 8% a 10% nas refinarias brasileiras. “Claro que não vai ser uma alteração imediata no preço. A Petrobrás vai monitorar a situação, avaliar a extensão da crise e, espero, tomar alguma medida quanto ao preço no final da semana”, diz.

Fachin anula delação que cita Maia e irmão de Toffoli

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), acatou a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e arquivou trechos da delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, em que ele citava o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e 1 irmão do ministro Dias Toffoli, o ex-prefeito de Marília (SP) Ticiano Toffoli. Os trechos anulados por Fachin também incluem o ministro Humberto Martins, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e José Lúcio Monteiro, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União). Na semana passada, Dodge havia solicitado ao relator da Lava Jato no STF que anulasse os trechos da delação por concluir que os 4 anexos não tinham provas contundentes e não justificavam a abertura de investigação. A manifestação da PGR culminou no pedido de demissão de 6 procuradores da força-tarefa. Fachin autorizou os arquivamentos no mesmo despacho em que homologou a delação de Léo Pinheiro, permitindo que ele deixe a carceragem em Curitiba nos próximos dias para ir para prisão domiciliar.

RJ: mortos por incêndio em hospital chegam a 12

O Hospital Badim, no Rio, informou ontem a morte de mais uma paciente em decorrência do incêndio da última quinta-feira. Com isso o número de óbitos na tragédia sobe para 12. Com o óbito e duas altas ocorridas desde domingo, o número de pacientes que seguem internados passou a 54, de um total de 103 pessoas que estavam no hospital no momento do incêndio. Além deles, dez colaboradores do hospital e familiares que estavam no local no dia do fogo continuam internados.

Ex-diplomata é condenado por agredir atriz

O empresário e ex-diplomata Sérgio Schiller Thompson-Flores foi condenado pela Justiça do Rio a três anos em regime semi-aberto por agredir a esposa, a atriz Cristiane Machado. Ele havia sido preso em novembro de 2018, ao mesmo tempo em que o caso se tornou público, quando a vítima concedeu entrevista ao Fantástico. Na reportagem, a atriz relatou que os episódios de violência começaram logo após o casamento no civil, em novembro de 2017. Além de abuso verbal, ele também a agredia com empurrões, tapas e socos. Amedrontada, ela instalou câmeras escondidas no quarto e registrou durante três meses os ataques.

Riad: armas usadas em ataque eram iranianas

As armas usadas no ataque à Arábia Saudita, que reduziu enormemente o abastecimento mundial de petróleo e despertou o temor de uma escalada militar entre Washington e Teerã, foram fabricadas no Irã – anunciou a coalizão dirigida por Riad no Iêmen, na segunda-feira. O porta-voz acrescentou que se investiga a origem dos disparos, que atingiram, no sábado, as instalações petroleiras na Arábia Saudita. O país é o maior exportador mundial de petróleo.