Bolsonaro deve entregar hoje projeto da CNH

O presidente Jair Bolsonaro deve ir pessoalmente à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (4) para entregar o projeto de lei que propõe alterações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ida do presidente à Câmara depende de sua agenda, segundo um interlocutor. O presidente entrega credenciais aos novos embaixadores nesta terça-feira. A proposta que aumenta de cinco para dez anos a validade da CNH. A ideia é que o motorista só perca a habilitação caso atinja 40 pontos em infrações, o dobro do que a regra atual prevê.

Senado aprova MP do pente-fino no INSS

O Senado aprovou na segunda-feira (3) a Medida Provisória nº 871, editada pelo governo neste ano e que determina um pente-fino nos benefícios do INSS. A medida, chamada de MP Antifraude, também modifica as regras para a concessão de aposentadoria rural, acabando com o papel de sindicatos no cadastro do trabalhador do campo, com o objetivo de coibir fraudes. Foram 55 votos a favor e 12 contrários. A matéria foi aprovada a poucas horas de acabar a sua vigência. Ela agora segue para sanção presidencial.

Maia corta viagens de deputados para votar reforma

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) decidiu limitar as viagens dos parlamentares para acompanhar as festas juninas a fim de conseguir aprovar a reforma da Previdência. De acordo com ele, uma previsão otimista é que a Proposta de Emendas à Constituição (PEC) 6/2019 na Casa seja votada ainda neste semestre.

Maia e Alcolumbre fixam prazo de votação de MPs

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou no plenário do Senado nesta segunda-feira, 3, que a Câmara vai votar nesta terça-feira, 4, a proposta de emenda à Constituição que estabelece prazos para a votação de medidas provisórias em comissão especial e nos plenários da Câmara e do Senado. De acordo com Alcolumbre, o acordo para a votação foi estabelecido com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O Senado quer ter pelo menos 30 dias para discutir e votar as MPs antes que elas caduquem. A Câmara, pela proposta mais recente, teria 70 dias.

Em evento, Toffoli defende pacto entre poderes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu na noite desta segunda-feira, 3, durante evento em São Paulo, a proposta de um pacto entre representantes dos três Poderes, como apresentado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro. Depois de rebater as críticas que tem recebido nos últimos dias, principalmente de integrantes do Judiciário, Toffoli afirmou que “também é uma função do STF ser moderador”.

Santa Catarina tem temperaturas abaixo de 0°C e condição de geada nesta terça-feira

Um ar seco e frio é responsável pelas condições do tempo nesta terça-feira (4) em Santa Catarina. Com isso, no início da manhã as temperaturas ficaram abaixo de 0°C na Serra catarinense. Mas a presença do sol deixa a tarde com temperaturas mais agradáveis. Segundo o Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as condições climáticas no estado, às 6h, Urupema registrou -1,3°C e após uma hora a marca atingiu -2°C. Nas áreas altas das regiões do Oeste e da Serra ocorreu condições de geada e também de formação de nevoeiros, como nas cidades de São Joaquim e Urupema. As máximas devem ficar entre 21°C no Sul catarinense e 23°C na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense. Já na Serra e em áreas do Oeste, as marcas não passam dos 20°C.

Sisu do 2º semestre abre inscrições nesta terça-feira

A partir desta terça (4) estão abertas na internet as inscrições para a segunda edição do Sisu de 2019. Os selecionados ingressam na faculdade já no segundo semestre deste ano. Para se candidatar e concorrer às vagas, basta ter feito o Enem em 2018 e obtido nota maior que zero na redação. As inscrições ficam abertas até sexta-feira (7) e, ao todo, são ofertadas 58.673 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o Brasil.

Deslizamento no Chile mata duas crianças brasileiras

Duas crianças brasileiras de 3 e 7 anos morreram na segunda-feira (3) depois de serem atingidas por uma rocha no reservatório El Yeso, em San José de Maipo, a cerca de 60 quilômetros da capital chilena Santiago. De acordo com informações da polícia, no momento do acidente as duas meninas estavam uma área cujo acesso era proibido. A responsabilidade do gestor turístico da área está sob apuração.

Carnaval do Rio aprova 3ª ‘virada de mesa’ seguida

Em plenária realizada na noite de terça-feira os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro aprovaram uma nova ‘virada de mesa’ no Carnaval da cidade, para impedir o rebaixamento da Imperatriz Leopoldinense, penúltima colocada na apuração dos desfiles de 2019. A medida aprovada pela maioria das escolas de samba beneficia apenas a Imperatriz e não contempla a última colocada da apuração, a escola Império Serrano, que segue rebaixada.

FUTEBOL

JOGO DE HOJE

Copa do Brasil

21h30 – Flamengo x Corinthians

Neymar irá se apresentar voluntariamente à polícia

O advogado responsável por defender o atacante Neymar no caso do suposto estupro contra uma mulher, ocorrido no último dia 15 de maio, em Paris, afirmou que o jogador da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain irá se apresentar de forma voluntária para a Polícia de São Paulo. O membro da defesa, em entrevista à TV Bandeirantes, disse que o depoimento do atleta depende apenas de uma data.