Temporal causa mortes e alagamentos em SP 

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo e o Grande ABC na noite de domingo e na madrugada de segunda-feira (11) causaram diversos transtornos. A Secretaria da Segurança Pública confirmou 12 mortes em decorrência do temporal. Além dos mortos, seis pessoas ficaram feridas. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decidiu interromper a sua licença não-remunerada de cinco dias e reassume o cargo nesta terça-feira (12).

Bolsonaro recebe presidente do Paraguai nesta terça-feira no Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro receberá na manhã desta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o encontro debaterá, entre outros assuntos: construção de pontes ligando os dois países, acordo automotivo bilateral, combate a crimes transnacionais, situação na Venezuela. A chegada de Benítez a Brasília está prevista para as 9h30. Ele será recebido no Palácio do Planalto às 10h30, onde está previsto encontro privado com Bolsonaro, reunião ampliada com ministros e declaração à imprensa. Após as discussões no Planalto, a agenda dos presidentes prevê um almoço no Palácio Itamaraty, sede do MRE, às 12h30.

Futuro presidente da CCJ diz que Previdência é a ‘mais importante’ das reformas

O deputado Felipe Francischini (PSL-PR), futuro presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, afirmou em entrevista ao blog que a reforma da Previdência é “a mais importante” da atual legislatura. A CCJ é a primeira etapa da tramitação da reforma. Caberá à comissão analisar se a proposta do governo Bolsonaro está de acordo com a Constituição. Questionado se avalia que a reforma da Previdência pode ser aprovada ainda no primeiro semestre, Francischini respondeu: “Na Câmara, creio que sim, com a CCJ instalada na quarta-feira [13]. No Senado, ficaria para o começo do segundo semestre. Acho que fica difícil nas duas Casas no primeiro semestre.”

Após críticas, 6 são demitidos do MEC

O governo federal demitiu chefe de gabinete, secretário adjunto, assessor especial e três diretores do Ministério da Educação. As demissões foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União de segunda-feira. Entre os nomes, está o coronel Ricardo Wagner Roquetti, diretor de Programa da Secretaria-Executiva do MEC. Sua demissão foi determinada pelo presidente Jair Bolsonaro após críticas do escritor Olavo de Carvalho ao governo.

Militar cuidará de redes sociais do Planalto após polêmicas

Mais um militar chegará ao governo Bolsonaro. Desta vez, para comandar as contas da Presidência nas redes sociais. O coronel Didio Pereira de Campos, que já foi chefe da assessoria de imprensa do Exército, assumirá como diretor do Departamento de Publicidade da Secretaria de Publicidade e Promoção da Secom (Secretaria de Comunicação Social) do Planalto. Sua nomeação, assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (11).

PM e ex-PM são presos suspeitos de matar Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza na manhã desta terça-feira (12) uma operação para prender suspeitos pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes – crime que completa um ano no próximo dia 14. Duas pessoas foram detidas: o policial militar reformado Ronnie Lessa, que teria efetuado os disparos, e o ex-policial Élcio Vieira de Queiroz, que estaria dirigindo o carro do atirador.

Gol suspende operações com Boeing após tragédia na Etiópia

A companhia aérea Gol informou nesta segunda-feira a suspensão temporária das operações comerciais com aeronaves 737 Max 8, um dia após a queda de um avião do mesmo tipo na Etiópia, que matou 157 pessoas. Em comunicado, a empresa avisou que os clientes com viagens previstas em aviões 737 Max 8 serão comunicados e reacomodados em voos da própria empresa ou de outras companhias.

Brumadinho tem 200 mortes confirmadas

O número de mortes confirmadas por causa do rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Vale em Brumadinho (MG) no dia 25 de janeiro chegou a 200, informou a Defesa Civil de Minas Gerais na segunda-feira. Ainda existem 108 pessoas desaparecidas.

Delegada relata morte de Bernardo durante júri

Começou ontem em Três Passos (RS) o primeiro dia do júri popular dos quatro acusados do assassinato de Bernardo Boldrini, de 11 anos, desaparecido e morto no dia 4 de abril de 2014. A delegada do caso relatou durante quase quatro horas como o menino morreu após uma injeção fatal e teve o corpo jogado dentro de uma vala, segundo as investigações. O julgamento continua hoje.

Laudo aponta que produto químico é causa da morte de abelhas em 3 propriedades de SC

O laudo sobre a causa da morte de abelhas em quatro propriedades do Norte do estado indicou que o produto químico fipronil foi responsável pela mortandade em três delas, informou o secretário-adjunto estadual de Agricultura e Pesca, Ricardo Miotto. Segundo ele, a substância é encontrada tanto em agrotóxicos como em remédios veterinários para fazer controle de insetos. As propriedades que tiveram mortandade de abelhas ficam em Rio Negrinho, Canoinhas e Major Vieira. O laudo saiu no final de fevereiro.

EUA anunciam a retirada de todo seu pessoal diplomático da Venezuela

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (11) que vai retirar ao longo desta semana seu pessoal diplomático que ainda prossegue em sua embaixada de Caracas, por conta da deterioração da “situação” na Venezuela. “Esta decisão reflete a deterioração da situação na Venezuela, bem como a conclusão de que a presença do pessoal diplomático na embaixada se tornou um obstáculo para a política dos EUA”, afirmou o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. Washington já havia ordenado, no dia 24 de janeiro, a saída da Venezuela de seu pessoal diplomático não essencial, embora tenha deixado um grupo de funcionários para administrar a embaixada em Caracas com “capacidade limitada de prestar serviços de emergência aos cidadãos americanos”.

Morre Coutinho, ídolo do Santos e campeão mundial 

Morreu na noite de segunda-feira (11), aos 75 anos, o ex-atacante Coutinho, cujo nome de batismo era Antônio Wilson Vieira Honório. Campeão mundial pela seleção brasileira em 1962 e bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Santos, ele tinha o apelido de ‘gênio da pequena área’. Pelé, seu principal parceiro na carreira, dizia que Coutinho, dentro da área, era melhor do que ele. O velório do craque acontece na Vila Belmiro e o sepultamento será no final da tarde, também em Santos (SP).

McGregor é preso nos Estados Unidos

Conor McGregor virou notícia nas páginas policiais mais uma vez. Na tarde de segunda-feira (11), o ex-campeão do UFC foi preso após uma confusão com um fã em Miami (EUA), que teria acontecido na madrugada de domingo. O atleta estaria na frente de um hotel quando, incomodado pela tentativa de um fã de tirar uma foto sua, deu um tapa no telefone celular da vítima, que foi ao chão. Na sequência, McGregor teria pisado no aparelho diversas vezes e depois o levado embora.

JOGOS DE HOJE

Libertadores

19h15 – Palmeiras x Melgar

21h30 – Nacional (URU) x Atlético-MG

21h30 – Grêmio x Libertad