Governo cria gabinete de crise para Amazônia

Após reunião com ministros no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro criou um gabinete de crise para lidar com a situação da Amazônia. Sofrendo com queimadas de grandes proporções, a floresta se tornou motivo de trocas de acusações entre Brasil e França na quinta-feira (22). O ministério do Meio Ambiente informou que divulgará nota sobre as ações que devem ser implementadas pelo novo gabinete de crise. O Ibama autorizou a Prevfogo centro ligado ao instituto, especializado no controle de queimadas a contratar brigadistas federais para atuar em regiões afetadas.

Bolsonaro diz que tendência é enviar Forças Armadas para combater incêndio na região amazônica

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta sexta-feira (23) que a “tendência” é a de que o governo federal envie as Forças Armadas para combater incêndios na região amazônica. Bolsonaro foi questionado por jornalistas na portaria do Palácio da Alvorada sobre ajuda do governo federal para combater as queimadas na Amazônia. “A tendência é essa, a gente fecha agora de manhã”, declarou. O apoio das Forças Armadas é autorizado pelo presidente da República por meio de decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Geralmente ocorre de forma pontual, em localidade específica e por tempo pré-determinado.

Sul-americanos oferecem ajuda no combate ao fogo

Depois de imagens dos incêndios florestais na Amazônia acenderem um alerta sobre as queimadas, alguns países sul-americanos ofereceram nesta quinta-feira (22/08) ajuda ao Brasil e à Bolívia no combate as chamas. O primeiro a se manifestar foi o presidente da Colômbia, Iván Duque. “A tragédia ambiental na Amazônia não tem fronteiras e deve chamar a atenção de todos. Nós, do governo nacional, oferecemos aos países irmãos o nosso apoio para trabalhar conjuntamente em um propósito urgente: proteger o pulmão do mundo”, escreveu o mandatário no Twitter. O gesto de Duque foi seguido pelo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, que afirmou ter conversado com seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, para expressar solidariedade diante desta catástrofe.

ONU se manifesta e Macron pede ação sobre a Amazônia

O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou a situação das queimadas na Amazônia de ‘crise internacional’ e afirmou que o tema deve ser discutido em reunião desta semana no G7 (grupo de países ricos, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido). Já o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, se mostrou ‘profundamente preocupado’ com o problema na floresta.

Bolsonaro contesta queimadas e critica Macron

Em transmissão no Facebook na quinta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro insistiu em dizer que as queimadas na Amazônia foram criminosas. No entanto, não apresentou evidências do crime. Bolsonaro também criticou indiretamente o presidente da França, Emmanuel Macron, ao dizer que o país mencionou a região Amazônica, ‘com desfaçatez’, como ‘a nossa Amazônia’. Bolsonaro distorceu a fala do francês, que falou ‘nossa casa’, em publicação no Twitter mais cedo, em referência ao planeta Terra.

Para Angela Merkel, incêndios na Amazônia devem ser debatidos no G7

Os incêndios na Amazônia são uma situação urgente que deve ser debatida no encontro de cúpula do G7, afirmou, nesta sexta-feira (23), um porta-voz da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel. Ela é a terceira líder do G7 que sinaliza que o grupo pretende discutir o fogo na floresta amazônica: Emmanuel Macron, da França, e Justin Trudeau, do Canadá, já se pronunciaram da mesma forma. “A magnitude dos incêndios é preocupante e ameaça não só o Brasil e os outros países afetados, mas também o mundo inteiro”, disse Steffen Seibert, representante de Merkel. A primeira-ministra está convencida de que o tema deve ser debatido pelos países que vão se reunir para o encontro do G7, previsto para este fim de semana, em Biarritz, no sudoeste francês, segundo o porta-voz.

Macron, Gisele e Leonardo Di Caprio publicam foto antiga para criticar queimadas na Amazônia

O presidente da França, Emmanuel Macron, a modelo Gisele Bündchen e o ator Leonardo Di Caprio usaram uma imagem bastante antiga de um incêndio na Amazônia para criticar nesta quinta-feira (22) as queimadas que ocorrem na região. A imagem foi feita pelo fotógrafo americano Loren McIntyre, que morreu em 2003. Ele esteve na Amazônia em expedições na década de 70, quando trabalhou para a “National Geographic”. McIntyre publicou um livro na década de 90 sobre a Amazônia. A imagem está à venda no banco de imagens Alamy. No tuíte, Macron disse: “Nossa casa está queimando. Literalmente. A Amazônia, o pulmão do nosso planeta, que produz 20% do nosso oxigênio, está em chamas. É uma crise internacional. Integrantes do G7, vamos nos encontrar em dois dias para falar dessa emergência”.

Atos pelo País devem ter defesa da Amazônia

Após as recentes queimadas na Amazônia, manifestantes organizam pelas redes sociais atos em defesa da floresta em pelo menos 11 cidades para os próximos dias. Em São Paulo, o protesto acontecerá nesta sexta-feira (23), na Avenida Paulista. Há duas semanas, são registrados diversos pontos de incêndio na Amazônia Legal em estados do Norte, o que tem ganhado destaque na imprensa internacional.

Parecer da Previdência não será entregue hoje

O cronograma da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai atrasar quatro ou cinco dias, disse o relator da proposta, Tasso Jereissati. Ele adiou a entrega do relatório preliminar, que seria feita nesta sexta-feira, 23, para a semana que vem. Pelo cronograma inicial, o relatório seria lido na comissão na próxima quarta-feira (28). A votação na CCJ estava prevista para o dia 4 de setembro. Ele garantiu que o relatório será entregue na semana que vem, mas não precisou o dia exato da leitura.

Relator: indicação de Eduardo atrapalha reforma

O relator da reforma da Previdência no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), avalia que a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada brasileira em Washington poderá atrapalhar o andamento da reforma na Casa. A indicação ainda não foi oficializada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pai do deputado. Enquanto isso, o Senado discute a reforma da Previdência, cujo calendário de tramitação prevê conclusão da votação no dia 10 de outubro. “Desidratar, não sei, mas atrapalha, sim. Provavelmente, vai criar má vontade onde não existe”, disse o relator ao sair de uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Reforma Tributária: relator vai barrar nova CPMF

O relator da reforma tributária e líder da maioria na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), adiantou, em entrevista ao Correio, que vai barrar qualquer projeto de criação de um imposto sobre movimentações financeiras, nos moldes da extinta CPMF. Nesta quinta-feira (22/8), o presidente Jair Bolsonaro disse que conversará sobre a proposta com o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Vamos aguardar. Mas continuo achando que CPMF, pequena ou grande, aqui não passa”, disse Aguinaldo Ribeiro, engrossando o coro dos deputados contrários à ideia, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que voltou a afirmar nesta semana que “a CPMF não voltará”.

STF tem maioria para corte de servidores

O Supremo Tribunal Federal formou maioria na quinta-feira para impedir que Estados e municípios endividados reduzam o salário de servidores públicos como forma de ajuste das contas públicas. A discussão, que dividiu a Corte, foi um dos pontos mais polêmicos no julgamento sobre a Lei da Responsabilidade Fiscal, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em 2000.

Pedido de Najila para desarquivar caso Neymar é negado

A Justiça negou um pedido de Najila Trindade para desarquivar o inquérito policial que investigava Neymar por estupro. Na decisão, a juíza Ana Paula Gomes ressaltou que a solicitação da mulher não atendia aos critérios para o desarquivamento. Advogado da modelo, Cosme Araújo queria que a Justiça retomasse as investigações para avaliar as imagens do hotel em que o casal se encontrou em Paris. O advogado tem ainda a possibilidade de tentar mover uma ação em Paris, onde ocorreu o caso entre Neymar e Najila.

FUTEBOL

Corinthians e Fluminense ficam no 0 a 0 no jogo de ida das quartas da Sul-Americana

Corinthians e Fluminense ficaram no 0 a 0 após um jogo muito disputado, mas de poucas chances. O resultado foi melhor para o time carioca, que está a uma vitória em casa de garantir o lugar nas semifinais da Copa Sul-Americana. O jogo de volta será na próxima quinta-feira, às 21h30, no Maracanã.

Barça fará ‘oferta definitiva’ por Neymar

A ‘novela Neymar’ pode estar perto de um fim, pelo menos por parte do Barcelona. Seu ex-clube prepara uma oferta definitiva que pode terminar com tudo em questão de horas, diz o ‘Sport’, jornal da Catalunha. Segundo a publicação, o dia de ontem foi de reuniões, ligações, tensão e decisões. O Barcelona tem muito claro que Neymar prioriza o retorno sobre ficar no PSG ou ir ao Real Madrid. Além disso, o clube catalão está convencido que, caso Neymar expresse seu desejo de voltar, a negociação pode se encerrar muito rapidamente. A cúpula do Barcelona teria preparado uma proposta que pode balançar o PSG.