Copom decide manter Selic a 6,5% ao ano pela 10ª vez consecutiva

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou a manutenção da Selic em 6,5% ao ano nesta quarta-feira, 19. É a décima vez consecutiva que a autoridade monetária opta por deixar a taxa básica de juros da economia inalterada. A decisão veio em linha com a expectativa do mercado que já prevê um movimento de afrouxamento monetário ainda em 2019. Segundo último boletim Focus, que reúne semanalmente a opinião de economistas, a expectativa é que a Selic sofra três cortes seguidos de 0,25 ponto percentual neste ano. Um em setembro, outro em outubro e outro em dezembro. O cenário para 2020 também apresentou redução na estimativa para os juros, de 7% para 6,5%.

“Quem demarca terra indígena sou eu, não é ministro’, diz Bolsonaro”

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse na tarde desta quinta-feira, 20, em São Paulo, logo depois de participar da Marcha para Jesus, que ele é o responsável pela demarcação de terras indígenas. “Quem demarca terra indígena sou eu, não é ministro. Quem manda sou eu. Eu sou o presidente e assumo ônus e bônus”, afirmou. O presidente editou uma nova medida provisória que deixa a demarcação de terras indígenas sob a gestão do Ministério da Agricultura. A MP foi publicada nesta quarta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU).

Justiça do Rio decreta prisão de filhos de deputada Flordelis

A Justiça do Rio de Janeiro expediu nesta quinta-feira, 20, mandados de prisão temporária para dois filhos da deputada federal Flordelis (PSD-RJ). Flávio dos Santos Rodrigues, de 38 anos, e Lucas Cezar dos Santos Souza são suspeitos do homicídio do pastor Anderson do Carmo Souza, de 42 anos, marido da parlamentar, que foi morto no último dia 16, em Niterói, na casa da deputada. Rodrigues é filho biológico de Flordelis e enteado de Souza. Lucas é um dos 51 filhos adotivos do casal. Os dois já estavam presos desde segunda-feira por outras suspeitas que pairavam sobre eles. A informação foi divulgada na página do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O novo advogado constituído pela família da deputada, Marcelo Ramalho, esteve nesta quinta-feira na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, mas afirmou que ainda não havia visto o inquérito. Ele não quis dar detalhes sobre os fatos.

Justiça condena à prisão três filhos de Paulo Maluf

Três filhos do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, foram condenados por lavagem de dinheiro. A ação tramitava há 12 anos na Justiça e a decisão foi dada pela juíza Silva Maria Rocha, da 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Flavio Maluf e suas duas irmãs Ligia Maluf Curi e Lina Maluf Alves da Silva eram acusados pelo Ministério Público Federal, desde 2006, de realizar movimentações financeiras no exterior, entre 1997 e 2003, na tentativa de lavar dinheiro desviado de obras na Avenida Água Espraiada (que hoje se chama Avenida Jornalista Roberto Marinho) durante a gestão de Paulo Maluf, entre 1993 e 1996.

Trump aprovou ataque ao Irã, mas cancelou de última hora

Os Estados Unidos iniciaram preparações para um ataque militar contra o Irã em retaliação ao abatimento de um drone de vigilância americano, mas a operação foi cancelada abruptamente poucas horas antes de ser lançada, segundo informou a imprensa americana. Um funcionário do governo, que não estava autorizado a discutir publicamente a operação e falou sob condição de anonimato à agência de notícias Associated Press, disse que os alvos do ataque incluiriam radares e lançadores de mísseis iranianos. O jornal The New York Times informou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou os ataques na noite de quinta-feira (20/06), mas depois os cancelou. O diário americano citou autoridades administrativas anônimas. A Casa Branca se recusou a comentar as informações.

Caso Neymar: Polícia francesa entra no caso e confisca vídeos de vigilância em hotel de encontro com Najila

O ‘caso Neymar’ ganhou um novo capítulo: segundo informações do jornal L’Équipe, investigadores da Polícia Judiciária de Paris recuperaram, a pedido de autoridades brasileiras, as imagens das câmeras do sistema de segurança do hotel em que Najila Trindade e Neymar se encontraram no dia 15 de maio. As câmeras são dos corredores do hotel e filmaram o jogador do PSG chegando e deixando o quarto. As imagens ajudarão nas investigações, principalmente para confirmar se Neymar estava embriagado ao chegar no hotel por volta das 20h, antes do horário em que é acusado de se tornar violento.

Futebol

Brasil enfrentará a França nas oitavas da Copa do Mundo Feminina

Foi definido nesta quinta-feira, 20, o adversário do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino. Apesar da vitória chilena por 2 a 0 contra a Tailândia, o terceiro colocado do Grupo F não conseguiu vaga nas oitavas de final e, por isso, colocou a França, país-sede do torneio, no caminho do Brasil logo nas oitavas de final do torneio. O Brasil, classificado com melhor terceiro colocado do torneio, poderia enfrentar a Alemanha, caso os terceiros colocados dos Grupos E e F conseguissem a vaga nesta quinta-feira.

Copa América

EQUADOR X CHILE – COPA AMÉRICA – 2ª RODADA DO GRUPO C

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador.

Data e hora: sexta-feira (21/06), às 20h (horário de Brasília).

Provável escalação do Equador: Alex Dominguez; Antonio Valencia, Arboleda, Achilier e Caicedo; Intriago, Orejuela, Gruezo e Angél Mena; Preciado e Enner Valencia.

Desfalques do Equador: Renato Ibarra (lesão no tornozelo) e Quintero (suspenso).

Provável escalação do Chile: Arias (Brayan Cortés); Isla, Medel, Maripan e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Vidal (Hernández); Fuenzalida (Fernandes), Vargas e Alexis Sánchez.

Arbitragem: Patricio Loustau, auxiliado por Juan P. Belatti e Ezequiel Brailovsky (todos da Argentina. Wilmar Roldan, da Colômbia, opera o VAR.

Transmissão: O jogo entre Equador e Chile terá ransmissão ao vivo no SporTV para todo o Brasil com narração de Milton Leite e comentários de Ricardinho e Lédio Carmona (com Sálvio Spinola Fagundes Filho na Central do Apito).