Presidente anuncia mudança no crédito imobiliário

Em participação durante live do presidente Jair Bolsonaro em redes sociais nesta quinta-feira (15), o presidente da Caixa Econômica Federal , Pedro Guimarães, disse que o banco apresentará uma novidade ‘revolucionária’ a respeito de créditos imobiliários, que será anunciada na próxima terça-feira (20). Mais cedo, o banco havia comunicado que lançará, em breve, linhas de crédito imobiliário com custo indexado ao IPCA, o índice oficial que mede a inflação.

Moro defende vetos em PL sobre abuso de autoridade

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é a favor de vetos no projeto de lei sobre abuso de autoridade aprovado no Congresso Nacional e enviado para sanção do presidente Jair Bolsonaro. O ministro disse, em resposta a questionamentos da imprensa sobre aprovação, que o projeto será examinado pelo governo e que “precisa ser bem analisado para verificar se não pode prejudicar a atuação regular de juízes, procuradores e policiais”. Moro afirmou também que “ninguém é a favor de abusos” e “o exame ainda será feito com o cuidado e o respeito necessários ao Congresso”.

Bolsonaro: ‘Noruega mata baleia, não é exemplo’

Confrontado com a informação de que a Noruega também irá retirar recursos inicialmente destinados ao Fundo Amazônia, no valor de R$ 133 milhões, o presidente Jair Bolsonaro mais uma vez respondeu com ataques aos países, incluindo a Alemanha, que no dia anterior também anunciou a suspensão de doações ao Brasil. ‘A Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? Não tem nada a oferecer de exemplo para nós. Pega a grana e ajuda a Angela Merkel a reflorestar a Alemanha’, disse o presidente.

Presidente não decidirá PGR nesta sexta-feira

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que não vai cumprir o prazo estabelecido por ele próprio de indicar seu escolhido para o cargo de procurador-geral da República até esta sexta-feira (16). Ele também não quis sinalizar uma nova data para anunciar a decisão. ‘Não tenho prazo, porque senão vão dizer que estou recuando o tempo todo’, disse.

Senado adia votação da reforma da Previdência

Após acordo entre líderes partidários, o calendário da reforma da Previdência foi estendido e a votação da proposta no plenário do Senado foi adiada em uma semana. O processo será concluído no dia 10 de outubro, de acordo com novo cronograma divulgado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça. Pelo novo calendário, o primeiro turno da votação no plenário será no dia 24 de setembro (inicialmente, estava previsto para dia 18). O segundo turno foi agendado para dia 10 de outubro (no calendário anterior, seria no dia 2). (Via Estadão)

Eduardo defende que sabatina seja pública

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu nesta ontem que a sabatina a que será submetido pela Comissão de Relações Exteriores do Senado quando for formalmente indicado para a Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, seja aberta. A possibilidade de realizar uma sessão fechada está prevista na Constituição, mas o deputado defendeu que ‘há um interesse público de assistir a essa sabatina’.

Eduardo só será indicado quando ‘sentir’ aprovação

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai encaminhar a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada brasileira em Washington quando o filho, que está visitando gabinetes de senadores, avaliar que seu nome tem condição de ser aprovado no Senado. Para ser oficializada, a indicação precisa ter o aval da Casa. “Essa pergunta tem que ser feita a ele. Ele está andando no Senado, ele que vai sentir o momento para encaminhar”, disse o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada.

Filho de Flordelis afirma à polícia que recebeu mensagens do celular da mãe pedindo que o pastor fosse morto

Em um dos seus depoimentos à Polícia Civil, Lucas Cézar dos Santos de Souza, filho adotivo da pastora e deputada federal Flordelis dos Santos de Souza e de Anderson do Carmo, afirmou que, três meses antes do crime, recebeu mensagens enviadas do celular da própria mãe pedindo que ele matasse o pai. O rapaz relata ainda que era comum várias pessoas na casa usarem o telefone da pastora. Lucas foi indiciado pela Polícia Civil por participação no crime. De acordo com a investigação, ele ajudou o irmão, Flávio dos Santos Rodrigues, a comprar a pistola usada para executar o pastor. Lucas afirma que não sabia que a arma seria usada no crime. Nesta sexta-feira, a morte do pastor Anderson completa dois meses.

Suspeito nega vínculo com a Al Qaeda e é liberado

O egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim prestou depoimento na tarde de quinta-feira à Polícia Federal em Guarulhos, na unidade do Aeroporto Internacional de Cumbica. Segundo seu advogado, Ronaldo Vaz de Oliveira, Ibrahim reafirmou que não tem envolvimento algum com terrorismo, e que as acusações recebidas (ele é investigado pelos EUA) são fruto de sua posição política no Egito.

Gilmar suspende ação contra Cabral no Rio

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes determinou a suspensão dos processos da operação C’est Fini, uma das fases da Lava Jato no Rio de Janeiro, até que a Suprema Corte analise se restringirá o compartilhamento de informações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e outros órgãos. Parte do esquema de desvios no DER-RJ, que teria começado em 2007, foi detalhado pelo economista Carlos Miranda, operador financeiro de Cabral. De acordo com denúncia da força-tarefa, o ex-governador teria recebido ao menos R$ 18 milhões no esquema de desvios em obras supervisionadas pelo DER-RJ.

FUTEBOL

Tite faz primeira convocação pós-Copa América

O técnico Tite tem alguns mistérios que só serão desvendados na convocação da Seleção Brasileira, a primeira após a conquista da Copa América, que será realizada na sede da CBF (Convocação Brasileira de Futebol), nesta sexta-feira (16). Enquanto alguns podem ficar de fora por inatividade, outros enfrentam problemas extracampo e não sabem nem da continuidade em suas equipes. Há ainda jogadores que podem não aparecer na lista por motivos de idade, já que a tendência é um início de renovação.

Neymar agita mercado da bola

Com duas semanas para o fim da janela de transferências do futebol europeu, os clubes ainda seguem em busca de reforços e o nome de Neymar segue sendo como o principal protagonista do mercado, com futuro ainda indefinido entre Barça, Real Madrid e PSG.