Presidente do STJ João Otávio Noronha concede prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele

O ministro João Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu nesta quinta-feira (9) conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia de Aguiar. Ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Queiroz está preso desde 18 de junho, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Anjo. O relator do caso é o ministro Felix Fischer, mas coube a Noronha analisar o tema porque, pelas regras internas do tribunal, o presidente do STJ é o responsável por decidir sobre questões urgentes no recesso. Queiroz é alvo de investigação sobre o esquema das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Márcia Aguiar, cuja prisão foi determinada na mesma operação, é considerada foragida.

Ministro Dias Toffoli manda forças-tarefa da Lava Jato entregarem base de dados à PGR

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, determinou nesta quinta-feira (9) que as forças-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, no Rio de Janeiro e em São Paulo entreguem à Procuradoria Geral da República (PGR) toda a base de dados de investigações. Toffoli atendeu a um pedido da PGR, que relatou ao Supremo ter enfrentado “resistência ao compartilhamento” e à “supervisão de informações” por parte dos procuradores da República. Pela decisão do presidente do STF, as forças-tarefa devem entregar “todas as bases da dados estruturados e não-estruturados utilizadas e obtidas em suas investigações, por meio de sua remessa atual, e para dados pretéritos e futuros, à Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do gabinete do procurador-geral da República”. O ministro determinou ainda que a PGR examine “em profundidade”, para certificação, a existência ou inexistência de dados e investigações relativos a atos ilícitos cometidos por autoridades com foro privilegiado no STF.

Investidores querem ver resultado, e governo busca reduzir desmatamento, diz Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quinta-feira (9) que os investidores estrangeiros querem ver “resultados” da política ambiental do Brasil. A declaração foi dada em coletiva de imprensa concedida após videoconferência entre o vice-presidente, ministros do governo federal e investidores estrangeiros para tratar da preservação do meio ambiente no Brasil. No mês passado, um grupo de 29 grandes fundos internacionais de investimento, que gerencia cerca de R$ 20 trilhões em recursos, enviou carta carta aberta às embaixadas brasileiras de oito países (Estados Unidos, Japão, Noruega, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, França e Holanda). Na carta, manifestam preocupação com o aumento do desmatamento no Brasil e apontam uma incerteza generalizada sobre as condições para investir e fornecer recursos financeiros ao país. Europeus já ameaçaram desinvestir no Brasil por causa dos problemas ambientais na Amazônia. O vice Hamilton Mourão comanda o Conselho da Amazônia. Segundo ele, o plano do governo é manter as operações de repressão aos crimes ambientais, realizar ações mais efetivas nas áreas de regularização fundiária e de pagamentos de serviços ambientais para que, “pouco a pouco”, se chegue a um “número de desmatamento que seja aceitável”.

Terminam hoje inscrições para o Sisu

Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até esta sexta-feira (10), para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. Serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país. Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências dos aprovados no terceiro lote nascidos em maio

Caixa Econômica Federal libera a partir desta sexta-feira (10) os saques e transferências da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote, e que aniversariam em maio – um total de 400 mil trabalhadores. Ao todo, o lote inclui 5,9 milhões de beneficiários. Os saques e transferências serão realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador e vão até o dia 18 de julho. Esses trabalhadores já tiveram o dinheiro liberado na poupança social digital entre os dias 16 e 17 de junho.

Covid-19: Brasil registra 69,1 mil mortes e 1,75 milhão de casos

O Brasil registrou 69.184 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram acrescidas às estatísticas 1.220 pessoas que perderam a vida em decorrência da covid-19. Os dados estão na atualização diária divulgada pelo Ministério da Saúde hoje (9). Conforme o balanço, há 632.552 pessoas em acompanhamento e 1.054.043 se recuperaram. Há 4.077 mortes em investigação. O número acumulado de óbitos teve aumento de 1,7% em relação a ontem, quando constavam 67.964 falecimentos pela doença. O painel do órgão também trouxe 42.619 novos casos. Com isso, o total acumulado de pessoas infectadas no país atingiu 1.755.779. O total representa um crescimento de 2,4% em relação a ontem, quando o painel do ministério trazia 1.713.160 pessoas nesta condição.

Coronavírus em SC: Estado confirma 38.408 casos e 447 mortes por Covid-19

Há 38.408 pacientes com teste positivo para Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 31.616 se recuperaram e 6.345 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 9. Desde o início da pandemia, 447 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,16%. O número de municípios com casos confirmados é 279. A novidade na lista é Campo Belo do Sul. A maior quantidade está em Joinville, que contabiliza 3.026 casos. Na sequência, aparecem Chapecó (2.739), Blumenau (2.643), Balneário Camboriú (2.351), Itajaí (2.183), Florianópolis (1.905), Concórdia (1.401), Palhoça (1.154), Criciúma (1.020) e São José (843).

Na liderança nacional, comércio de Santa Catarina cresce 18,1% em maio

Mesmo enfrentando a pandemia, o volume de vendas do comércio varejista catarinense, em maio, cresceu 18,1% em relação ao mês anterior, ultrapassando o crescimento nacional, que foi de 13,9%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. “A reação que a economia catarinense tem demonstrado nos últimos meses reforça a previsão de que temos plenas condições de sairmos primeiro dessa crise. O comércio já tinha registrado a menor queda nacional em abril, e agora desponta em maio com o maior volume de vendas. Da mesma forma, o setor industrial voltou a crescer, evidenciando ainda mais o potencial de recuperação da nossa cadeia produtiva”, destaca o governador Carlos Moisés. Na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio varejista catarinense obteve um acréscimo de 6,4%. Já no acumulado do ano, ficou estável. Com estes dados, Santa Catarina fica com o 5º maior crescimento entre os 27 estados. Somente outros três estados tiveram crescimento nesta comparação: Mato Grosso (5,8%), Mato Grosso do Sul (2,8%) e Paraná (2,3%).

Paraná tem 37 mil casos confirmados de Covid-19

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (9) 1.680 novas confirmações e 34 mortes causadas pelo novo coronavírus. O Paraná soma 37.001 casos e 914 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto. INTERNADOS – 794 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados hoje (quinta-feira). 638 pacientes estão em leitos SUS (241 em UTI e 397 em leitos clínicos/enfermaria) e 156 em leitos da rede particular (57 em UTI e 99 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.036 pacientes internados, 504 em leitos UTI e 532 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos. MORTES – Segundo a secretaria, morreram mais 34 pacientes. Todos estavam internados. São nove mulheres e 25 homens, com idades que variam de 35 a 88 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 24 de junho a nove de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (8), Piraquara (3), São José dos Pinhais (3), Maringá (2) e Fazenda Rio Grande (2).

Copel ganha ação judicial que reduzirá tarifa de energia

Os clientes da Copel Distribuição terão uma redução na tarifa de energia entre 3,5% e 4,1%, conforme a classe de consumo. A diminuição média será de 3,8% e vale já a partir de julho, com benefício na fatura de agosto. A redução ocorre porque a Copel venceu uma ação judicial, impetrada em 2009, que desobriga a empresa de continuar recolhendo PIS e Cofins sobre o ICMS que incide na tarifa de energia elétrica. A medida beneficia diretamente todas as classes de consumidores da Copel Distribuição. “Por uma postura proativa da empresa, que buscou a defesa do direito dos seus clientes, conseguimos uma grande vitória na Justiça que vem corrigir uma distorção histórica”, disse o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfali. A Copel foi uma das primeiras empresas de energia elétrica do Brasil a ingressar com ação judicial pedindo a exclusão da cobrança desses dois impostos sobre o ICMS. A companhia defendeu, no processo, que o ICMS não é receita da empresa, mas sim do Estado, e como o PIS e a Cofins são calculados sobre a receita da companhia, o ICMS não poderia estar nesta base de cálculo. A justiça reconheceu o argumento da Copel.

Ministério da Saúde fala sobre distribuição de insumos contra covid-19

O Ministério da Saúde apresenta neste momento o balanço das ações de distribuição de equipamentos, insumos e medicamentos para o combate à covid-19 em escala nacional. A reunião acontece na sede do ministério, em Brasília.  Nesta terça-feira (7), o governo anunciou que recebeu um lote recorde de máscaras, transportadas da China para o Brasil pela companhia aérea Latam. Foram 11,8 milhões de unidades em apenas um dos mais de 40 voos programados para transporte de material médico-sanitário.

Brasil e Estados Unidos concentram 40% dos casos de covid-19 no mundo

Os Estados Unidos atingiram na quarta-feira (8/7) a triste marca de 3 milhões de infectados pelo novo coronavírus. Além dos norte-americanos, apenas o Brasil tem mais de 1 milhão de contaminados. Assim, os dois países concentram quase 40% dos casos confirmados de covid-19 no mundo. Segundo a Universidade Johns Hopkins, em todo o globo já foram registrados 12.093.782 casos. Os EUA têm 3.067.780 pacientes diagnosticados, enquanto o Brasil acumula 1.713.160. Juntos, representam, portanto, 39,53% do total oficialmente notificado no planeta. Somadas, as populações das duas nações não chegam a 7% da população mundial. Em relação às mortes, a proporção é um pouco menor, de 36,4%. Desde o início da pandemia, a covid-19 fez 550.689 vítimas em todo o mundo, sendo que 132.498 eram norte-americanas e 67.964, brasileiras. Ainda conforme a Johns Hopkins, Índia e Rússia são outros dois países que se aproximam de 1 milhão de infectados. O primeiro tem 767.296 notificações e o segundo, 706.179. Quinto colocado no ranking de casos, o Peru tem tem 312.911 pacientes diagnosticados. A lista de países com mais mortes tem, novamente, Estados Unidos e Brasil nas primeiras posições, mas, na sequência, aparecem Reino Unido (44.687), Itália (34.926) e México (32.796).

Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego

Os pedidos de seguro-desemprego chegaram a 653.160 em junho, informou hoje (9) o Ministério da Economia. O resultado representa uma queda de 32% na comparação com maio, em que foram contabilizados 960.309 requerimentos, havendo, portanto, uma diferença de 307.149. Na comparação com junho de 2019, com 508.886 pedidos, houve aumento de 28,4%. Do total de pedidos de junho, 443.492 (67,9%) foram realizados via web, seja por meio do portal gov.br ou por meio da Carteira de Trabalho Digital. Os três estados com maior número de requerimentos foram São Paulo, com 199.066 pedidos; Minas Gerais, com 70.333, e Rio de Janeiro com 52.163 requerimentos. Quanto ao perfil dos solicitantes, 39,6% são mulheres e 60,4% homens. A faixa etária que concentrava a maior proporção de requerentes é de 30 anos a 39 anos de idade, com 32,1% dos pedidos. Em termos de escolaridade, 59,9% têm ensino médio completo. Em relação aos setores econômicos, os pedidos estiveram distribuídos entre serviços (41,7%), comércio (25,4%), indústria (18,7%), construção (10,1%) e agropecuária (4,1%).

Consumo de bens industriais cresce 3% em maio, após três quedas

O consumo aparente de bens industriais no Brasil cresceu 3% em maio, em relação a abril, após três meses seguidos de resultados negativos. O dado foi divulgado hoje (9) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), no Rio de Janeiro. O indicador acompanha a produção industrial interna que não é exportada e as importações de bens industriais no país. Apesar do crescimento em relação aos meses mais afetados pela pandemia de covid-19, o consumo de bens industriais em maio foi 21,2% inferior ao do mesmo mês do ano passado. A alta em relação a abril foi a primeira desde janeiro, o último mês antes de os reflexos da pandemia crescerem. Em abril, o indicador havia caído 0,3% na comparação com março, quando teve o maior recuo do período da pandemia, com retração de 11,9% ante fevereiro. No segundo mês do ano, o resultado também foi negativo em relação a janeiro, com retração de 1%. Em 12 meses, o consumo aparente de bens industriais acumula redução de 3,6%. Já no trimestre móvel encerrado em maio, que inclui março e abril, houve recuo de 16,9% em relação ao trimestre fevereiro/março/abril.

Preso no Rio homem que manteve mulher em cárcere privado por 8 anos

Policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher de Campo Grande prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (8), no bairro da Prata, um homem acusado de manter a mulher em cárcere privado, agredi-la e ameaçá-la durante oito anos. O filho da vítima, que tinha ido visitá-la, recebeu escondido um bilhete escrito pela mãe, conseguiu fotografá-lo com o celular e foi à polícia pedir ajuda. De acordo com a delegada Mônica Areal, titular da especializada, no bilhete, a mulher contava que era mantida trancada em casa e que sofria agressões físicas e violência psicológica. A delegada informou que a vítima era proibida pelo companheiro, com quem vivia há oito anos sob o regime de união estável, de sair de casa sozinha e de receber amigos, e só usava o celular ao lado dele, que monitorava com quem ela falava e também o tempo de duração das ligações. No bilhete, a vítima dizia também que o companheiro ficava o tempo todo atrás dela, vendo o que fazia e ameaçando-a. A mulher, que não teve o nome divulgado, escreveu ainda no bilhete que não tinha como sair [de casa]. “Estou sendo torturada psicologicamente, moralmente e passando por constrangimentos horríveis.” Segundo a delegada, o filho da vítima chegou à delegacia muito nervoso, dizendo que a família já desconfiava de que alguma coisa não estava normal entre o casal. Ele contou que quando ia visitá-la, a mãe permanecia calada, cabisbaixa, num canto da casa. Uma equipe da delegacia foi à casa do casal e prendeu o autor do cárcere privado. Ele vai responder pelo crime de cárcere privado, com pena que varia de 2 a 5 anos de prisão. O homem, depois de ouvido na delegacia e autuado em flagrante, foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça, aguardando julgamento.

CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta (9) a atualização do calendário das competições administradas pela entidade, que foram suspensas ou adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mas, mesmo com as mudanças de datas, os regulamentos foram mantidos. Agora, todas as disputas em nível nacional começarão nos meses de agosto e setembro, e encerrarão somente no ano que vem. Desta forma, a série A começa em 9 de agosto de 2020, terminando em 24 de fevereiro de 2021. Já a série B inicia em 8 de agosto de 2020 e encerra em 30 de janeiro de 2021. A série C dá o ponta pé inicial em 9 de agosto, com final em 31 de janeiro. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano. Por fim, a série D começa em 6 de setembro de 2020 e termina em 7 de fevereiro de 2021.

A Copa do Brasil, que já começou, e foi interrompida na terceira fase, reinicia em 26 de agosto e encerra em 10 de fevereiro

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, diz que as alterações foram necessárias para concluir as competições impactadas pela pandemia: “Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”. Com o calendário apertado por causa do longo período de inatividade das competições gerenciadas pela CBF (entre março e agosto), este ano haverá jogos em datas atípicas no futebol brasileiro. As semifinais da Copa do Brasil serão disputadas em 23 de dezembro e 30 de dezembro. No ano que vem, também haverá novidades, na primeira quinzena de janeiro serão realizadas partidas pelas quatro séries do Campeonato Brasileiro. Este intervalo, geralmente, integram o período de férias e pré-temporada dos jogadores que atuam no Brasil. Porém, o direito constitucional dos atletas foram antecipados para abril, o que permitiu esta alteração no cronograma.

Botafogo anuncia contratação do atacante marfinense Salomon Kalou

No final da tarde desta quinta (9), o Botafogo anunciou, através de seus perfis nas redes sociais, a contratação do atacante Salomon Kalou, de 34 anos e nascido na Costa do Marfim. O acordo é até o final da temporada de 2021. O atleta é esperado no Rio de Janeiro na próxima semana. Para comemorar o acerto com o jogador, o alvinegro carioca publicou um vídeo com alguns lances do atleta no futebol europeu e elefantes (símbolos da seleção nacional do atleta). O próprio Kalou deixou uma mensagem aos torcedores: “Muito orgulho de ser Botafogo. Put Fire”. Essa será a primeira experiência do atacante no futebol brasileiro. Ele passou a maior parte da carreira na Europa. O começo da passagem pelo Velho Continente foi no Feyenoord (Holanda) e o melhor momento ocorreu no Chelsea (Inglaterra), com o título da Liga dos Campeões em 2012. Depois passou por França e Alemanha, onde estava no Hertha Berlin desde 2014. Kalou tem também duas participações em Copas do Mundo no currículo, em 2010 e 2014.

Campeonato Francês volta em agosto para temporada 2020/2021

A Ligue 1 divulgou nesta quinta (9) o calendário oficial da próxima temporada. As partidas começam no dia 23 de agosto de 2020 e vão até 23 de maio de 2021. O Campeonato Francês foi o único dos cinco grandes da Europa que optou por não disputar os últimos jogos da temporada atual, declarando como campeão o então líder da competição, o Paris Saint Germain. O time de Neymar e Mbappé estreia no próprio dia 23, em casa, contra o Metz. O atual vice-campeão Olympique de Marselha recebe o Saint-Étienne no mesmo dia. O primeiro grande clássico entre as duas equipes será logo na terceira rodada, em um domingo, 13 de setembro, com o mando do time de Paris. O PSG vai entrar em campo no próximo domingo (12) para um amistoso contra o Le Havre, da segunda divisão francesa. A partida está marcada para 14h (horário de Brasília) no Stade Océane. O Le Havre anunciou venda de ingressos e o jogo poderá receber até 5 mil pessoas, incluindo comissão técnica de cada equipe, organizadores, atletas e torcedores. Os ingressos já estão esgotados. O retorno oficial do PSG aos gramados será apenas no dia 24 de julho, para decisão da Copa da França, contra o Saint-Étienne, no Stade de France, em Paris. Dia 31, será a vez de o time de Neymar enfrentar o Lyon, no mesmo estádio, na final da Copa da Liga da França.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná