Bolsonaro quer nova idade mínima para aposentadoria

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (3) em entrevista ao SBT, que pretende aproveitar parte do texto da reforma da Previdência do antigo governo, que já está pronta para votação na Câmara. Ele ressaltou que quer construir um texto viável e destacou que pretende aprovar uma idade mínima para aposentadorias, de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres, com um período de transição. Bolsonaro também disse estudar uma proposta para acabar com a Justiça do Trabalho.

Presidente: ‘Não haverá abandono de qualquer indivíduo’

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (3) na conta pessoal dele no Twitter que as ações relativas aos direitos humanos na sua gestão não abandonarão “qualquer indivíduo” e que a proteção de todos está assegurada. Bolsonaro disse essas atribuições ficarão a cargo de conselhos e secretarias que fazem parte do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. “Não haverá abandono de auxílio a qualquer indivíduo nas diretrizes de Direitos Humanos. A Secretaria Nacional da Família, Secretaria Nacional de Proteção Global e o Conselho Nacional de Combate à Discriminação ficarão responsáveis por este papel”, disse o presidente no Twitter.

Bolsonaro participa de posse na FAB

O presidente Jair Bolsonaro participa na manhã desta sexta-feira (4) da transmissão do cargo de comandante da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Brasília. Assumirá o posto o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Ibovespa bate novo recorde de olho no governo 

O índice Ibovespa bateu novo recorde nesta quinta-feira, 3, chegando aos 91.564 pontos. A alta foi de 0,61%. Apesar de operar a maior parte do dia em queda, acompanhando os mercado internacionais, a bolsa reagiu na reta final, graças ao otimismo dos investidores com o governo de de Jair Bolsonaro. Na quarta, o índice brasileiro havia quebrado as barreiras dos 90 mil pontos pela primeira vez, fechando a 91.012. Nos dois primeiros pregões do ano, o índice já subiu 4,18%.

Damares rebate críticas depois de vídeo polêmico

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, reagiu à divulgação de um vídeo amador publicado em redes sociais, no qual ela afirma que “menino veste azul e menina veste rosa”. Damares disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a “ideologia de gênero”, referindo-se à sexualidade das crianças.

Ceará tem mais uma noite de atos de violência

A Polícia Militar registrou mais onze ataques em Fortaleza entre a noite de quinta-feira e início da madrugada desta sexta. No fim da noite de ontem, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, negou o envio imediato de tropas federais para o Ceará, mas disse que a Força Nacional foi mobilizada ‘para se deslocar ao Estado em caso de deterioração da segurança’.

Governador do RJ: ‘Precisamos de uma Guantánamo’

O recém-empossado governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, mostrou-se partidário a classificar como terroristas os traficantes de drogas e os criminosos que circulam com armas longas e isolá-los em uma prisão ao estilo da de Guantánamo. “Precisamos ter o nosso Guantánamo”, afirmou em alusão à prisão americana instalada no leste de Cuba, que abriga os presos acusados de terrorismo depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 e que recebeu várias denúncias de violação dos direitos humanos.

Witzel diz que caso Marielle pode ser encerrado em breve

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse nesta quinta-feira (3) que não vê sentido em mudar os responsáveis pela investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março do ano passado. Segundo Witzel, o caso deve ser encerrado em breve. “Pelo que o delegado me falou, em termos de colheita de prova, ele já está avançado. Então, não tem sentido mudar. Acredito que ele vai dar, sim, um encerramento a esse caso em breve”, disse o governador, que inaugurou os programas Tijuca Presente e Ipanema Presente, para reforçar a segurança nos dois bairros.

Rio: mais de 30 turistas sofrem ‘arrastão’ em ponto turístico

Cerca de 40 turistas estrangeiros foram vítimas de um arrastão na tarde desta quinta-feira (3) na trilha do Parque Lage, no bairro Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. O local é um destino turístico conhecido da capital. Segundo informações do Portal UOL, ao menos 14 pessoas foram ouvidas desde o fim da tarde desta quinta na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). As vítimas foi abordadas por criminosos enquanto caminhavam pela trilha.

STF pede explicação sobre saúde de João de Deus

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, deu na quinta-feira um prazo de 48 horas para que a Justiça de Goiás informe a Suprema Corte sobre as condições do Núcleo de Custódia, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (GO), oferecer assistência e tratamento médico adequados ao médium João de Deus, que deixou o presídio e foi atendido às pressas após ter passado mal na última quarta-feira. Exames de rotina feitos nos presos revelaram sangue na urina do médium. Na quinta, ele retornou à prisão.

França: ‘coletes amarelos’ podem ganhar força

“Desprezo”, “abuso de poder” ou ainda “escândalo”. Esses são os termos usados por políticos da oposição, tanto da direita como da esquerda, após a prisão, em Paris, de Eric Drouet, uma das figuras emblemáticas dos “coletes amarelos”, grupo descentralizado que mobilizou atos pela França. A detenção provocou uma onda de indignação e pode reacender a mobilização que vinha perdendo força nas últimas semanas e chegou a provocar uma crise no governo Macron.

China chega ao ‘lado escuro da Lua’

A China anunciou que chegou ao ‘lado escuro da Lua’, região que nunca foi vista da Terra.Uma sonda chinesa pousou com sucesso às 10h26 do horário de Pequim, ou pouco depois de meia-noite de ontem de Brasília. Segundo os cientistas, a área é chave para entender várias questões sobre a história da formação da Lua. Os cientistas terão a chance de examinar, de forma inédita, materiais do outro lado do satélite da Terra e realizar testes de minerais e radiação. A sonda também conduzirá um experimento de biologia.

Futebol – Mercado da Bola

Veja o que “rola” no mercado da bola

A queda de braço entre Flamengo e Cruzeiro agitou, mais uma vez, a Central do Mercado. Com aporte financeiro pesado para o futebol em 2019, o Rubro-Negro tenta tirar duas peças importantes do elenco celeste: Dedé e Arrascaeta. O clube mineiro, porém, dificulta o avanço nas negociações. Os cariocas ainda fizeram oferta para contar com o lateral Dodô, ex-Santos.

Igor Rabello está perto de ser oficializado no Galo. Grêmio, Fluminense, Vasco, Chapecoense e Bahia são alguns dos times com reforços anunciados nesta quinta.