Análise: Bolsonaro perde ‘voto de confiança’ dos mais pobres

Do início do mandato até abril, a aprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro caiu mais entre segmentos da população que resistiram a abraçar sua candidatura à Presidência da República. Análise do ‘Estadão’ com base nas pesquisas do Ibope mostra que as quedas mais bruscas na avaliação positiva se deram entre nordestinos e eleitores com baixa escolaridade e renda.

‘Despreparo’ incomoda eleitores de Bolsonaro

Ao analisar os dados de quatro pesquisas mensais feitas até agora, a diretora-executiva do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, afirma que, de janeiro a abril, as taxas de avaliação do governo de Jair Bolsonaro como ruim e péssimo subiram em todas as sondagens. Mas as taxas de ótimo e bom caíram só até março, e ficaram estáveis em abril, o que poderia indicar neste caso um piso para as avaliações. “A insatisfação aumenta, mas a aprovação pode estar próxima de um piso. As próximas pesquisas vão mostrar o tamanho desse núcleo que mais aprova o governo”, diz ela. Governos recém-empossados despertam otimismo entre os eleitores, mesmo entre os que não votaram no vencedor. O que é raro, indica a análise das pesquisas do Ibope, é a “lua de mel” durar tão pouco. Pelos dados, o presidente Jair Bolsonaro não conseguiu manter por muito tempo a janela de boa vontade, o que é verdade até entre aqueles que votaram no candidato do PSL no ano passado.

Ministro: filmar professor em aula é direito do aluno

Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, filmar professores em sala de aula é um direito dos alunos. A declaração acontece depois que o presidente Jair Bolsonaro compartilhou no Twitter na manhã de domingo um vídeo com a legenda ‘professor tem que ensinar e não doutrinar’. Ele mostra uma aluna questionando uma professora sobre críticas que teriam sido feitas por ela ao governo, ao projeto “Escola sem Partido” e ao guru bolsonarista, Olavo de Carvalho.

Presidente nega que Moro escolherá próximo PGR 

Em mensagem no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse que é falsa uma nota publicada pela revista ‘Veja’ no domingo, segundo a qual ele teria prometido ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, a prerrogativa de nomear o próximo titular da Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a revista, a promessa foi feita antes de Moro ser anunciado como ministro, no ano passado.

Rio fica em alerta após rajadas de vento

O tempo na cidade do Rio de Janeiro continuará instável durante esta segunda-feira. Embora não haja previsão de fortes chuvas e rajadas de vento como ontem, o município segue em estágio de alerta. Durante o início da madrugada, Copacabana registrou uma rajada de vento de quase 60 quilômetros por hora. Horas antes, o vento chegou a atingir 105,5 quilômetros por hora.

Modelo que morreu na SPFW será sepultado hoje

Tales Cotta, o modelo de 26 anos que morreu na tarde de sábado (27) após desmaiar em um desfile no último dia da São Paulo Fashion Week, teve ‘morte súbita sem causa aparente’, informa o boletim de ocorrência. O caso foi registrado como ‘morte suspeita a esclarecer’ e o laudo necroscópico apontará o que o matou. Após a queda, ele chegou a ser levado de ambulância para um hospital, mas, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, o modelo chegou sem vida à unidade médica. O velório e sepultamento foram marcados para esta segunda-feira na Capela do Hospital Cesar Leite em Manhuaçu, cidade em Minas Gerais onde Cotta nasceu.

6 feridos permanecem internados em SC vítimas de acidente entre ônibus e carreta na BR-470

Seis pessoas feridas no acidente entre um ônibus e uma carreta na BR-470 em Ibirama permanecem internadas em hospitais do Vale do Itajaí neste domingo (28). Quatro pessoas morreram na colisão e 16 chegaram a ser hospitalizadas. A batida ocorreu no km 119 da BR-470, por volta das 11h de sábado (27), na Serra São Miguel. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta estava na descida da serra e fez uma curva à direita, quando o reboque fez um “L” e invadiu a pista contrária, atingindo o ônibus. Conforme a empresa Viação Catarinense, responsável pelo ônibus, dez pessoas tiveram alta. O boletim médico foi emitido às 9h deste domingo. Até o horário, cinco pessoas permaneciam internadas em hospitais de Rio do Sul e uma em Ibirama.

Espanha: socialistas vencem eleição, mas sem maioria

Confirmando as sondagens e projeções de boca de urna, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) alcançou vitória folgada nas eleições gerais de domingo. A legenda do primeiro-ministro Pedro Sánchez obteve cerca de 29% dos votos, conquistando 122 dos 350 assentos no Congresso. Em segunda colocação, o conservador Partido Popular (PP) caiu para 65 postos – menos da metade dos 137 que detinha, e ainda abaixo dos prognósticos mais pessimistas. Nenhum dos grandes blocos políticos alcançou maioria absoluta (176 assentos), sendo necessária a formação de uma coalizão de governo.

Brasileira é eleita deputada por partido de esquerda

A brasileira Maria Dantas, de 50 anos, será deputada na Espanha. Em Barcelona há 25 anos, Maria foi eleita pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). A advogada e militante, que trabalha para uma empresa de finanças em Barcelona, afirmou que sua principal bandeira é a dos imigrantes e dos refugiados.

Acidente na Turquia mata jogador tcheco

O atacante tcheco Josef Šural, de 28 anos, morreu no domingo em um acidente de trânsito no sul da Turquia. O atleta estava em uma van com jogadores do Alanyaspor, clube da primeira divisão do país, que colidiu em uma mureta após sair da estrada. Segundo o jornal local ‘Daily Sabah’, outros seis atletas ficaram feridos, incluindo dois brasileiros: o zagueiro Welinton (ex-Coritiba e Flamengo) e o lateral Wanderson Baiano (ex-Vila Nova e CRAC).

Ciclone mata ao menos 5 em Moçambique 

o menos 5 pessoas morreram com a passagem do ciclone Kenneth pela região norte de Moçambique, segundo informações de autoridades locais. Bombeiros da Força Nacional brasileira atuam no resgate das vítimas da tragédia. O ciclone atingiu o país africano na última 5ª feira (25.abr.2019). Autoridades ainda alertam para risco de chuva e fortes ventos no país.

FUTEBOL

Palmeiras começa defesa do título com goleada

Com uma grande atuação, o Palmeiras iniciou a defesa do título do Campeonato Brasileiro com goleada sobre o Fortaleza, no Allianz Parque, por 4 a 0. Em uma das melhores exibições da equipe na temporada, o Verdão não teve pena e fez o Leão encarar a realidade no retorno para a Série A.

Goiás vence Flu em jogo com apagão e VAR

A chuva que caiu no Rio de Janeiro fez com que Fluminense e Goiás demorassem mais do que o imaginado para fecharem a primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado pela queda na iluminação do Maracanã, que atrasou em mais de 20 minutos a cobrança de pênalti de Luciano, e também pelo árbitro de vídeo, que entre outras polêmicas anulou o gol marcado por Everaldo. Para piorar a noite do torcedor do Fluminense, o Goiás ainda marcou nos minutos finais com Rafael Vaz, ex-Vasco e Flamengo, vencendo por 1 a 0 no retorno à elite do futebol nacional e estreia do técnico Claudinei Oliveira.

Athletico-PR se impõe e goleia o Vasco

Na estreia do Campeonato Brasileiro, o Athletico Paranaense continuou o bom momento na temporada e goleou o Vasco por 4 a 1, na Arena da Baixada. Bruno Guimarães, Marco Ruben, Werley, contra, e Nikão foram os autores dos gols do mandante. Bruno Cesar marcou o gol de honra para a equipe Cruzmaltina.

Santos derrota o Grêmio em jogo movimentado

Não faltou intensidade ao Santos para dar seu pontapé inicial com vitória no Brasileirão. Após um primeiro tempo no qual foi cirúrgico para marcar com Eduardo Sasha e Felipe Jonathan, o Peixe contou com uma postura aguerrida e a atuação brilhante de Vanderlei para assegurar uma vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio em plena Arena (Everton diminuiu para os gremistas para os acréscimos), em jogo movimentado na manhã neste domingo.

Em jogo de 5 gols, Bahia vence o Corinthians

A Arena Fonte Nova foi palco de um dos jogos mais animados da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. No domingo, com direito a cinco gols, Bahia e Corinthians fizeram uma partida equilibrada, onde o time de Salvador levou a melhor: 3 a 2. O jogo também foi marcado por belos gols, dos dois lados.

Ceará goleia CSA com dois gols de Ricardo Bueno

O Ceará não teve dificuldade para estrear com vitória no Campeonato Brasileiro de 2019. O Vozão derrotou o CSA por 4 a 0 na primeira partida sob o comando do treinador Enderson Moreira. Ainda na etapa inicial, os mandantes marcaram seus dois primeiros gols, com Ricardo Bueno e Leandro Carvalho, e ainda contaram com a expulsão do goleiro João Carlos, da equipe alagoana. No segundo tempo, João Lucas e Ricardo Bueno, novamente, sacramentaram o placar.