Bolsonaro faz reunião para discutir crise

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fará uma reunião nesta segunda-feira (25) com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e general Augusto Heleno (Segurança Institucional). A alta cúpula do governo deve discutir a crise política na relação entre o Executivo e o Legislativo, que se estende desde a última quarta-feira (20). No fim de semana, Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, trocaram farpas por meio de declarações à imprensa, a respeito da articulação política para a tramitação e aprovação da reforma da Previdência.

FHC: ‘Presidente do país deve moderar, não atiçar’

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, criticou, neste domingo (24.mar.2019), o presidente Jair Bolsonaro em sua conta do Twitter. “Presidente do país deve moderar não atiçar”, disse no post. No post, FHC se refere a crise na relação do Executivo com o Legislativo, que se estende desde a última 4ª feira (20.mar), quando o presidente da Câmara dos Deputados criticou o ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro.

Líder do governo critica Maia e depois ameniza discurso

Diante do clima tenso entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), usou o grupo de WhatsApp do partido para criticar a chamada “velha política”, logo após visitar o presidente. “Nosso presidente está certo e também convicto de suas atitudes”, escreveu o deputado. “As práticas do passado não nos levaram ao caminho em que queremos estar. Todos nós, em particular do PSL, somos agentes para ajudar a mudar a situação em que nos encontramos”, escreveu. “Temos a possibilidade de escolher de que lado estar… somos todos a nova política.”

Presidente chileno critica fala de Bolsonaro sobre ditadura

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou, neste domingo (24.mar.2019), que as frases do presidente Jair Bolsonaro sobre as ditaduras latino-americanas são infelizes. “São tremendamente infelizes. Não compartilho muito do que Bolsonaro diz sobre o tema”, disse Piñera. Uma das frases definida por Piñera como infeliz é: “Quem procura osso é cachorro”. A expressão se refere à busca por desaparecidos na época da ditadura e estampava 1 cartaz pendurado na porta do gabinete de Bolsonaro quando ele era deputado. Lembrando do episódio, grupos de direitos humanos pediam que Bolsonaro deixasse o Chile.

Justiça libera 2º envolvido na ação que prendeu Temer

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinou ontem a libertação de Carlos Jorge Zimmermann. Ele foi o segundo preso da operação Descontaminação a ter o pedido de habeas corpus acatado. Na ação, na semana passada, foram levados à cadeia o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e outras oito pessoas. No despacho, a desembargadora estende a Zimmermann a decisão que libertou no sábado Rodrigo Castro Alves Neves. Os dois foram presos em caráter temporário, diferentemente dos outros oito presos na operação, cuja reclusão é preventiva.

Temer abre mão de banho de sol nos primeiros dias

O ex-presidente Michel Temer decidiu abrir mão do banho de sol a que tem direito em seus dois primeiros dias de prisão. Segundo o jornal ‘Folha de S. Paulo’, ele disse aos policiais que quis evitar exposição. Normalmente, cada preso tem direito a duas horas para ver a luz do dia. Temer está na sede da Superintendência da Polícia Federal no Rio, por decisão do juiz federal Marcelo Bretas por ser um dos  dez alvos da operação Descontaminação, deflagrada na última quinta-feira (21) pelo juiz federal Marcelo Bretas. Segundo a Folha, a  defesa de Temer informou que a recusa do banho de sol foi apenas uma “decisão pessoal” do ex-presidente.

SP: fogo em favela deixa um morto; suspeito é preso

Após sofrer queimaduras no incêndio da Favela do Cimento, na região do Viaduto Bresser, na zona leste de São Paulo, um homem ainda não identificado morreu na tarde de domingo. A prefeitura também informou que um suspeito de iniciar o incêndio no sábado foi preso na madrugada de ontem, quando aconteceu a reintegração de posse prevista na área, às margens da Radial Leste.

MG: rompimento de barragem poderia atingir 3 cidades

Mais duas cidades, e não apenas Barão de Cocais, podem ser atingidas pela lama de rejeitos da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, da Vale, caso a estrutura se rompa. Na última sexta-feira, 22, o nível de alerta da represa subiu para 3, que significa ruptura iminente ou em andamento. No domingo, a Defesa Civil disse que o total de moradores de Barão de Cocais a serem evacuados é de 6.054, em vez dos 9 mil anunciados anteriormente.

Tempestade tropical deve chegar à BA e ao ES

Uma tempestade tropical ‘iba’ (ruim em Tupi Guarani) deve atingir o litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até a próxima terça-feira (26). Há previsão de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros. São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 87 km/h em alto-mar, e 61 km/h junto à costa.

João de Deus é acusado de tentativa de assassinato

Uma mulher que não quis se identificar disse, no domingo, em entrevista ao programa ‘Fantástico’, da TV Globo, que foi estuprada, baleada três vezes e lançada de uma ponte pelo médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, que está preso desde dezembro de 2018 acusado de abusos sexuais. Ela teria sobrevivido porque foi resgatada do rio por um pescador. O advogado do médium afirmou ter sido pego de surpresa com as acusações e que elas carecem de provas.

Trump não fez conluio com russos, diz relatório

A campanha do presidente americano Donald Trump não conspirou com a Rússia durante a eleição de 2016, segundo relatório do procurador Robert Mueller, que foi apresentado ao Congresso americano no domingo. O relatório não chegou a uma conclusão sobre se Trump tentou obstruir a Justiça durante a investigação, mas também não isentou o presidente da acusação.

Após ciclone, África tem ameaça de epidemias

O risco de epidemias ameaça agravar ainda mais a situação dos sobreviventes do ciclone Idai, que há dez dias devastou extensas áreas de Moçambique, do Malaui e do leste do Zimbábue. No domingo, o número de mortos na catástrofe alcançou 762 – 446 só em Moçambique. Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas.

Queniano é eleito ‘melhor professor do mundo’

Um professor de ciências da zona rural do Quênia, que doa a maior parte de seu salário para apoiar os alunos mais pobres, ganhou um prêmio de US$ 1 milhão (R$ 3,9 milhões) ao ser eleito o melhor professor do mundo. Peter Tabichi, membro da ordem religiosa franciscana, ganhou o Global Teacher Prize de 2019, e foi elogiado por suas realizações em uma escola sem infraestrutura, em meio a classes lotadas e poucos livros didáticos.

FUTEBOL

Gustagol salva, e Timão busca empate

A estrela de Gustagol segue mais forte do que nunca. De volta após 22 dias de lesão, o camisa 19 saiu do banco de reservas e fez o Corinthians arrancar o empate em 1 a 1 com o Ferroviária, em jogo tenso no domingo, na Arena Fonte Luminosa no qual Diogo Mateus abriu o placar e Cássio saiu machucado, em jogo válido pelas quartas de final do Paulistão.

Flamengo vence o Fluminense

Os talentos individuais fizeram a diferença, no domingo, no Maracanã e o Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 2, no clássico. A vitória na sexta e última rodada na Taça Rio, no entanto, não veio barata. Bruno Henrique, duas vezes e Gabigol abriram vantagem de três gols no placar. Dodi e João Pedro diminuíram para o Tricolor.

Botafogo só empata e dá adeus ao Carioca

O Botafogo encerrou sua participação no Campeonato Carioca com mais uma atuação fraca, em empate diante do Americano, por 2 a 2, em Bacaxá, Saquarema.

Grêmio faz 6 no Juventude e encaminha vaga 

Na tarde deste domingo, o Grêmio foi até o Alfredo Jaconi e goleou o Juventude por 6 a 0. Destaque para o atacante Luan, que voltou a brilhar em jogo decisivo e marcou dois gols. Com o resultado, o Tricolor pode perder até por cinco gols de diferença que avança para a semifinal.

Cazares brilha, Galo vence e avança à semi

A festa de aniversário do Atlético-MG foi completa neste domingo, 24 de Março, um dia antes de completar 111 anos de vida. Teve shows, estádio lotado e o que mais importava veio com um bom jogo da equipe diante do Tupynambás, com a vitória por 3 a 1, garantindo passagem às semifinais do Estadual.