As principais notícias desta segunda-feira 22 de julho

Por Jornalismo Rede Nova - 22/07/2019

Trabalhador poderá trocar modelo do saque do FGTS

O trabalhador que escolher a opção de sacar uma parcela do FGTS todo ano no mês de aniversário e se arrepender terá o direito de voltar atrás, disse uma fonte da equipe econômica sobre o assunto. A ideia é que a nova opção de saque do FGTS permita ao trabalhador resgatar uma parcela (cujo porcentual ainda não foi batido o martelo) em troca de abrir mão do saque de todo o fundo caso seja demitido sem justa causa. Na opção “saque aniversário”, caso seja demitido sem justa causa, o trabalhador receberá só a multa de 40% sobre o total de tudo o que a empresa depositou ao longo do tempo de serviço. O restante dos recursos seria retirado anualmente, na mesma proporção que ainda vai ser definida.

Bolsonaro cogita mudar valor da multa do FGTS 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no domingo (21) que poderá rever no futuro o percentual da multa do FGTS paga ao empregado demitido sem justa causa. Atualmente, o trabalhador recebe 40% do fundo. Para alterar o valor da multa, o presidente precisará encaminhar ao Congresso uma proposta de lei complementar para regulamentar o tema já que a multa é uma cláusula pétrea da Constituição. Ele disse também que o anúncio da liberação das contas ativas e inativas do FGTS deverá acontecer na próxima quarta-feira (24).

Governo federal anuncia corte de R$ 2,5 bilhões

Um novo corte, de R$ 2,5 bilhões, no Orçamento de 2019 do governo federal deve ser anunciado nesta segunda-feira (22), quando será divulgado o relatório bimestral de receitas e despesas, pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, às 14h40 (de Brasília). No último sábado, o presidente Jair Bolsonaro antecipou a informação em conversa com jornalistas, quando classificou o valor como uma ‘merreca’ e afirmou que apenas um ministério será atingido – sem, no entanto, revelar o nome da pasta.

Bolsonaro ataca general que criticou fala sobre nordestinos 

O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter no domingo para dizer que não criticou o povo nordestino, mas os governadores da região, especificamente Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão. E, na mesma mensagem, atacou o general da reserva Luiz Rocha Paiva, que condenou as declarações do presidente. Na última sexta-feira (19), ao receber jornalistas estrangeiros para um café da manhã, Bolsonaro falou reservadamente com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sem perceber que o microfone da TV Brasil captava sua fala. ‘Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada para esse cara’, afirmou.

Presidente critica divulgação de dados sobre Amazônia 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pela divulgação dos dados que mostram alta de desmatamento na Amazônia. Bolsonaro, que na sexta-feira (19) chegou a dizer que os números são mentirosos e acusou o diretor do órgão, Ricardo Galvão, de estar ‘a serviço de alguma ONG’, afirmou no domingo que desmatamento tem que ser combatido e não ‘fazer campanha contra o Brasil’. Para ele, divulgar dados alarmantes ‘prejudica’ o País.

Deputada Joice Hasselmann diz que seu celular foi clonado

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso Federal, disse que seu celular foi clonado e usado para enviar mensagens e fazer ligações pelo aplicativo Telegram. Em uma publicação na sua conta do Twitter nesta tarde (21.jul), a jornalista disse que descobriu porque os “bandidos” enviaram mensagens ao colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim.

EUA acusam Venezuela de agressão contra avião

Um caça venezuelano se aproximou ‘agressivamente’ de um avião de inteligência dos Estados Unidos sobre o Mar do Caribe, disseram autoridades da Defesa americana, classificando a manobra como ‘pouco profissional’. Os EUA também ressaltaram em um tuíte que a atitude venezuelana demonstrava o ‘apoio militar irresponsável’ da Rússia ao ‘regime ilegítimo’ do presidente Nicolás Maduro.

FUTEBOL

Flamengo marca no fim e arranca empate do Corinthians

O Corinthians teve uma boa atuação na tarde deste domingo, na Arena, foi superior ao Flamengo, mas um gol marcado por Gabriel, já aos 44 minutos do segundo tempo, impediu que isso se transformasse em vitória. Com o resultado, o Timão perde a chance de encostar no grupo que se classifica para a Libertadores da América.

Corinthians pode ser punido por copo jogado em Gabigol

Copo foi arremessado em cima do atacante na comemoração do gol do Flamengo. Lance, no entanto, não consta da súmula da arbitragem do jogo na Arena Corinthians. O Corinthians pode correr o risco de ser ver punido por um ato ocorrido dentro da partida contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo. No caso, um copo arremessado em Gabigol na comemoração do gol flamenguista. No lance, que fora confirmado pelo VAR após consulta, o atacante correu em direção à arquibancada da Arena Corinthians e deslizou de joelhos. Logo, um copo caiu próximo do atacante vindo de torcedores corintianos.

Santos vence Botafogo e encosta no líder Palmeiras

A expressão ‘deixou chegar’ cabe à vitória do Santos, que encostou no líder Palmeiras. Neste domingo, o Peixe venceu o Botafogo por 1 a 0, no Nilton Santos, Rio de Janeiro, em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Marinho, que entrou na etapa final. O duelo ainda contou com uma expulsão para cada lado.

Galo chega a abrir 2 a 0, mas cede empate ao Fortaleza

O Atlético Mineiro chegou a abrir 2 a 0, contando com um gol contra bizarro de Juninho, mas o próprio meia, com o gol decisivo, ajudou o Fortaleza a buscar o empate em 2 a 2 no Horto. O Galo segue na quarta colocação do Brasileiro, com 20 pontos, enquanto o Leão está em 14º, com 14.

Em duelo sem emoção, Avaí e Goiás empatam na Ressacada

Na Ressacada, Avaí e Goiás protagonizaram um jogo sem muito brilho e o placar sem gols refletiu o que aconteceu dentro de campo. Com o resultado, o Leão permanece na lanterna, com cinco pontos. O Verdão é o oitavo, com 16 pontos.

Grêmio ajudará torcedora envolvida em confusão

O Grêmio, através do seu supervisor do departamento do torcedor, afirmou que o clube está em contato com a mulher que se envolveu em confusão no sábado (20) após o término do Gre-Nal. Os torcedores do Internacional ofenderam verbalmente a mulher que estava acompanhada de uma criança com a camiseta do Grêmio. Durante a discussão, a camiseta dela foi arrancada enquanto a criança assistia a tudo, chorando. O vídeo foi divulgado nas redes sociais e logo ganhou grande proporção.

JOGO DE HOJE

Campeonato Brasileiro

20h00 – São Paulo x Chapecoense