Flávio Bolsonaro: depósitos referem-se à venda de imóvel

Flávio Bolsonaro, senador eleito pelo PSL-RJ, disse à TV Record no domingo (20) que a compra de um apartamento é a explicação para as movimentações “atípicas” de sua conta corrente detectadas pelo Coaf. As suspeitas sobre as movimentações de Flávio foram reveladas pelo ‘Jornal Nacional’, da TV Globo, no sábado (19). As operações na conta do senador eleito são semelhantes às feitas por Fabrício Queiroz, seu ex-assessor, que movimentou 1,2 milhão de reais em transações suspeitas entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.

Filho de Bolsonaro quer investigação de promotores

O senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse em entrevista à Rede TVexibida neste domingo, 20, que vai pedir para o Conselho Nacional do Ministério Público investigar o vazamento à imprensa de trechos do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que apontou movimentações suspeitas em sua conta bancária. “Meu sigilo foi quebrado de forma ilegal e vazado para a imprensa com o objetivo de me prejudicar e prejudicar o governo que está começando”, afirmou o filho do presidente Jair Bolsonaro. Ele voltou a negar irregularidades em sua movimentação financeira e levantou suspeita sobre a atuação dos promotores do Ministério Público do Rio, que investigam o caso.

Madrugada teve eclipse lunar e “lua de sangue”

Entre a noite de domingo (20) e a madrugada desta segunda (21), a lua ficou encoberta pela sombra da Terra, que esteve alinhada entre o astro e o sol. O eclipse foi visível em todo o Brasil e aconteceu bem na época em que a lua está mais perto da Terra e, por isso, aparenta estar maior no céu, fenômeno conhecido como “superlua”. Durante um eclipse lunar total como o de hoje, os raios do sol impactam diretamente sobre a lua porque a Terra está no meio. Esses raios solares são filtrados pela atmosfera: os raios vermelhos se desviam para o interior do cone de sombra e, portanto, para a lua, que ganha uma cor avermelhada, formando a chamada “lua de sangue”.

Bolsonaro está na Suíça para Fórum Econômico Mundial

O presidente Jair Bolsonaro viajou à Suíça, onde participa a partir de desta terça-feira (22) do Fórum Econômico Mundial, em Davos. O evento que reúne líderes de vários países para discutir a conjuntura mundial e estimular a cooperação entre governos e o setor privado. A expectativa é que o novo presidente do Brasil fale na abertura do encontro, na terça. Ele deve expor seu compromisso com a agenda de reformas da Previdência e Tributária e com a abertura comercial da Venezuela.

Mourão assume Presidência do Brasil

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, fica na Presidência da República enquanto o presidente Jair Bolsonaro participa do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Ele deve ocupar a cadeira no dia em que a Câmara e Senado elegem presidentes: 1º de fevereiro. Mourão assumiu de forma interina a Presidência na noite de domingo (20). Em uma cerimônia simbólica, Bolsonaro passou o cargo antes de entrar no avião da Força Aérea Brasileira.

Ceará enfrenta ataques no fim de semana

Em mais uma madrugada de ataques, no domingo (20), bandidos explodiram bombas caseiras num posto de combustível e incendiaram um ônibus e um caminhão no Ceará, que vive uma crise de segurança pública. O Estado tem sofrido com atos violentos desde o dia 2 de janeiro. Forças de segurança investigam o envolvimento do crime organizado, e suspeitam que as ordens para os ataques partam de dentro dos presídios.

Exército investiga morte de sargento no RJ

O Exército anunciou que irá instaurar um inquérito policial militar para apurar as cinscunstâncias da morte de Gabriel Trettel Telles, 3º sargento que servia na Vila Militar do Comando Militar do Leste no Rio de Janeiro. Ele morreu na noite de sábado (19), três dias após ter passado mal durante um teste de aptidão física para ingresso em um curso de especialização operacional. O motivo seria complicação causada por “provável exaustão térmica”.

Corpo de Marcelo Yuka é enterrado no RJ

O corpo de Marcelo Yuka, ex-baterista, ex-letrista e fundador do grupo carioca O Rappa, foi enterrado na tarde de domingo (20), no Cemitério de Campo Grande, na zona oeste do Rio. O músico morreu aos 53 anos na noite de sexta (18), às 23h40, no hospital onde estava internado desde o fim de 2018 para tratar infecções. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral isquêmico.

Explosão deixa 79 mortos no México

As autoridades concluíram, no domingo, os trabalhos de busca de vítimas da explosão em uma tubulação de combustível no México, na sexta-feira, enquanto era saqueada por centenas de civis, uma tragédia que deixou ao menos 79 mortos. De acordo com fontes hospitalares, 66 pessoas continuam internadas em Hidalgo, Estado onde ocorreu a explosão, e em localidades vizinhas.

Homem mais velho do mundo morre aos 113 anos

O homem mais velho do mundo, Masazo Nonaka, nascido no início do século passado, faleceu neste domingo (20), aos 113 anos – anunciou a imprensa japonesa. Nonaka nasceu em julho de 1905, segundo o livro Guinness dos Recordes, dois anos depois de os irmãos Wright fazerem o primeiro voo a motor e poucos meses antes de Albert Einstein publicar sua Teoria da Relatividade. O livro Guinness reconheceu Nonaka como o homem mais velho do planeta, após o falecimento do espanhol Francisco Núñez Olivera no ano passado. A pessoa que mais anos viveu foi a francesa Jeanne Louise Calment, falecida em 1997 aos 122 anos, de acordo com o Guinness.

FUTEBOL

Estaduais: Palmeiras empata; Flamengo vence de virada

O Palmeiras disputou a primeira partida na temporada de 2019 na noite de domingo. No Estádio Moisés Lucarelli, pela primeira rodada do Campeonato Paulista, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari ficou no empate por 1 a 1 contra o Red Bull. Pelo Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o Bangu de virada, e o Botafogo perdeu para a Cabofriense, também de virada.

Inter vence na estreia do Campeonato Gaúcho

O Inter estreou com o pé direito no Gauchão. Em Ijuí, o time comandado por Odair Hellmann venceu o São Luiz por 1 a 0, com gol marcado pelo zagueiro Emerson Santos.

Com reservas, Grêmio goleia Novo Hamburgo

O Grêmio venceu neste domingo o Novo Hamburgo por 4 a 0 no Estádio do Vale pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho. Sem força máxima, o Tricolor Gaúcho encontrou alguma resistência no primeiro tempo e depois com tranquilidade soube se impor. Juninho Capixaba, Marinho, Pepê e Matheus Henrique anotaram os gols gremistas. As atuações destacadas ficam por conta Jean Pyerre, Pepê e Matheus Henrique.

Mineiro: Atlético goleia Boa Esporte na estreia

Ricardo Oliveira está perto de completar 39 anos de idade. Mas isso não parece um problema para o atacante. Neste domingo, na estreia do Atlético-MG no Campeonato Mineiro, o camisa 9 marcou três gols e ajudou sua equipe a vencer o Boa Esporte no Estádio Independência, em Belo Horizonte, por 5 a 0.