Battisti é levado para Roma após ser encontrado 

Um avião com o italiano Cesare Batistti decolou na noite de domingo da Bolívia em direção a Roma, na Itália. No país europeu, Battisti deve voltar a cumprir a pena perpétua a qual foi condenado em 1993 pelo assassinato de quatro pessoas nos anos 70. No dia 13 de dezembro, o ministro do STF, Luiz Fux, determinou a prisão do italiano. Um dia depois, em 14 de dezembro de 2018, o então presidente Michel Temer decretou sua extradição. Desde o decreto Battisti foi considerado foragido. Ele só foi encontrado e preso na madrugada de domingo, na Bolívia.

Republicanos rejeitam medidas de Trump para muro

Dois importantes congressistas republicanos rejeitaram a possibilidade de o presidente americano, Donald Trump, declarar emergência nacional para financiar a construção de um muro na fronteira com o México, deixando à mostra as desavenças no partido governista, enquanto continua a paralisação parcial do governo federal.

Trump diz que se Turquia atacar curdos sofrerá devastação econômica

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu neste domingo (13) que a Turquia sofrerá uma devastação econômica se atacar os curdos e pediu a estes para não provocar Ancara, após a retirada das tropas americanas da Síria. “Devastaremos economicamente a Turquia se atacarem os curdos”, tuitou Trump e defendeu criar uma zona de segurança de 20 milhas (30 km). “Também não queremos que os curdos provoquem a Turquia. Rússia, Irã e Síria têm sido os maiores beneficiários da política americana de destruição do EI (grupo Estado Islâmico) na Síria”, afirmou.

Venezuela: opositor é detido, mas liberado em seguida

Agentes da inteligência da Venezuela libertaram no domingo o líder da oposição e chefe do Congresso, Juan Guaido, após detê-lo brevemente no caminho para uma manifestação política. Guaido disse na sexta-feira que estava disposto a assumir a presidência depois que a oposição declarou o segundo mandato do presidente Nicolas Maduro como ilegítimo.

RJ: deputada alvo de tiros recebeu ameaça

A deputada estadual e ex-chefe da Polícia Civil do RJ, delegada Martha Rocha (PDT), que teve o carro atingido por tiros na manhã de domingo, relatou que recebeu uma ameaça vinda de um grupo da milícia, no início de novembro do ano passado. O governador do Estado, Wilson Witzel, disse que a linha inicial da investigação é que a deputada tenha sido vítima de uma tentativa de latrocínio.

CE: criminosos explodem ponte e Juizado

Uma ponte na BR 116 em Chorozinho, na região metropolitana de Fortaleza, e a sede de um Juizado Especial na capital cearense foram atingidas por explosivos no domingo (13). A onda de violência no Ceará chegou ontem ao 12º dia, com 347 suspeitos presos ou apreendidos por participação nos atos criminosos registrados nos últimos dias no Estado. No sábado, deputados do Estado aprovaram uma lei que recompensa denúncias sobre os ataques.

Um terço dos capturados por ataques é adolescente

Pelo menos um terço dos capturados por suspeita de envolvimento nos ataques criminosos no Ceará é adolescente. O levantamento é da Defensoria Pública Estadual. Até este domingo, 13, o governo estadual informou que 353 pessoas haviam sido presas. Facções criminosas estão ameaçando de morte adolescentes e familiares, além de cooptar os jovens e adultos com pagamento de R$ 1 mil pela queima de veículos e até R$ 5 mil pela explosão de prédios e viadutos. Nas unidades prisionais, sob intervenção do governo desde o dia 2, detentos estão sem visitas, sem comunicação, sem trabalho e em celas superlotadas, segundo os Conselhos Estaduais Penitenciário e de Direitos Humanos.

Queiroz repudia repercussão de vídeo em hospital

Fabrício de Queiroz, ex-assessor do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), gravou no sábado (12) uma mensagem em que se diz “revoltado” com a repercussão do vídeo em que aparece dançando no Hospital Albert Eistein. Nas imagens, o antigo funcionário de Flávio aparece dançando, em meio a gargalhadas. Segundo Queiroz, foram “5 segundos que quis dar de alegria a uma tristeza que tomava conta dentro da enfermaria em que eu me encontrava“, disse na gravação.

Futebol

Oitavas da Copa São Paulo começam com quatro jogos na terça

Com a vitória do São Paulo sobre a Ferroviária por 2 a 0, na noite deste domingo, a Federação Paulista de Futebol confirmou as datas dos jogos dos quatro primeiros jogos das oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Três times do interior de São Paulo vão encarar grandes. O Rio Preto abre a quarta fase diante do Cruzeiro, em Marília. O Guarani desafia o Botafogo, em São Carlos, enquanto o Mirassol enfrenta o São Paulo, em Araraquara. Já o Palmeiras terá pela frente o Figueirense, que tirou da competição Trindade-GO e Flamengo, atual campeão.