Câmara retoma trabalhos após recesso 

Depois do recesso de Carnaval, os deputados retomam os trabalhos esta semana com a expectativa de instalação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para dar início à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na semana passada que espera instalar na quarta-feira (13) as 12 principais comissões permanentes da Câmara, inclusive a CCJ, a primeira a analisar a reforma da Previdência, que deve contar com um lobby de servidores para que a proposta seja barrada.

Desvinculação do orçamento deve chegar ao Senado em até 4 semanas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai propor a desvinculação, redistribuição e desobrigação do orçamento da União, numa sinalização aos governadores e prefeitos, conforme divulgou o jornal “O Estado de S. Paulo” neste domingo (10), informação confirmada pelo blog com integrantes da equipe econômica. A ideia é dar autonomia para estados e municípios em tempos de crise, de modo que eles desenhem os próprios orçamentos (hoje os orçamentos são carimbados, sobrando para os governantes menos de 5% de autonomia para definir a aplicação dos recursos).

Chuva provoca alagamentos e mortes em SP

A cidade de São Paulo e municípios do Grande ABC foram fortemente atingidos por chuvas ao longo da noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (11). Durante o período, foram registrados alagamentos em importantes vias, transbordamentos de rios, quedas de árvores e deslizamentos. Ao menos duas pessoas morreram em um desabamento de casa.

Caso Marielle: assessora aparece após deixar o País

A jornalista Fernanda Chaves, sobrevivente ao crime que resultou na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 14 de março de 2018, mostrou o rosto em rede nacional pela primeira vez desde então. No domingo, em entrevista ao ‘Fantástico’, ela diz que não pretende mais preservar a identidade após quase um ano se escondendo por temor de novos ataques. A jornalista classificou como uma ‘vergonha mundial’ o fato do assassinato não ter sido desvendado.

Azul assina acordo para comprar parte das operações da Avianca Brasil

A aérea brasileira Azul informou nesta segunda-feira (11) que assinou um acordo de intenções para comprar parte das operações da Avianca Brasil por US$ 105 milhões. O objetivo é criar uma Unidade Produtiva Isolada (UPI), de acordo com a lei de falências e recuperação judicial.

Etiópia investiga queda de avião que matou 157 

A investigação para determinar o que provocou a queda de um Boeing 737 da companhia Ethiopian Airlines no domingo ao sul de Adís Abeba, um acidente que deixou 157 mortos, prossegue nesta segunda-feira, dia de luto nacional na Etiópia. Autoridades informaram que foram recuperadas duas caixas-pretas da aeronave.

China proíbe voos locais com Boeing 737 MAX 8 após acidente na Etiópia

O órgão que supervisiona a aviação na China ordenou que todas as companhias aéreas do país suspendam os voos locais com o modelo Boeing 737 MAX 8 após a queda de uma aeronave na Etiópia que deixou 157 mortos. A Ethiopian Airlines também anunciou que suspendeu o uso do 737 MAX 8 em seus voos. Foi o segundo acidente em 5 meses com este modelo, que é a versão mais recente do avião comercial mais vendido no mundo. No final de outubro último, 189 pessoas morreram em um voo da indonésia Lion Air. O MAX 8 faz parte da quarta geração do 737 – é destinada a voos curtos e de médio alcance. O primeiro voo é de 2016, e a aeronave começou a ser entregue há dois anos. Nos dois acidentes, o avião caiu minutos após a decolagem. Após o acidente com o 737 MAX 8 na Indonésia, a comunidade aeronáutica passou a questionar a falta de informação das companhias e dos pilotos sobre seu novo sistema de aviso de entrada em perda de sustentação, informa a agência AFP.

Turbulência em voo para os EUA deixa 30 feridos

Uma violenta turbulência em um voo da Turkish Airlines entre Istambul, na Turquia, e Nova York, nos Estados Unidos, deixou 30 pessoas feridas na noite deste sábado (9). O incidente ocorreu 45 minutos antes do pouso previsto no aeroporto John F. Kennedy e provocou lesões, cortes e até uma fratura de perna. Os feridos foram levados para hospitais no bairro do Queens. A aeronave, um Boeing 777, levava 344 indivíduos. “Eu vi pessoas começando a voar dentro do avião e sangue por todos os lados. Uma mulher sentada a meu lado caiu de seu assento e ficou com as costas completamente ensanguentadas”, disse um passageiro à emissora ABC News.

Guaidó pedirá declaração de ‘estado de alerta’

O autodeclarado presidente interino da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, anunciou que pedirá nesta segunda-feira (11) ao Parlamento declaração de ‘estado de alerta’. O país sofre um apagão desde 7 de março. O problema causou a morte de ao menos 17 pacientes renais. O objetivo da medida, segundo Guaidó, é pedir ajuda internacional.

FUTEBOL

Timão e Santos empatam sem gols no Paulistão

Corinthians e Santos se enfrentaram neste domingo na Arena Corinthians em partida válida pelo Campeonato Paulista e, em um jogo movimentado e cheio de emoções, acabaram empatando em 0 a 0. Com o empate em casa, o Corinthians chegou aos 15 pontos na liderança do Grupo C e ainda não garantiu sua classificação matemática. O Santos, classificado, segue liderando o Grupo A com folga e chegou aos 23 pontos.