Dirigentes do Flamengo depõem à polícia do RJ

As investigações sobre o incêndio no CT do Flamengo, que matou dez adolescentes das categorias de base, devem avançar a partir desta segunda-feira (11). A 42ª Delegacia de Polícia convocará integrantes da direção atual do clube carioca, assim como a anterior, para prestarem depoimento. A intenção é a de escutar o mais rápido possível os dirigentes rubro-negros para esclarecimentos sobre as instalações do CT. O Ministério Público do RJ marcou um encontro que deve reunir autoridades e membros do Flamengo para buscar soluções ‘imediatas’ relativas às famílias atingidas, além de assuntos ligados à regularização das instalações do clube.

IML identifica últimas vítimas de incêndio

Está concluído o processo de reconhecimento dos corpos das dez vítimas fatais do incêndio do Ninho do Urubu, CT do Flamengo, na última sexta-feira (8). No domingo (10), foram identificados os corpos de Samuel Thomas e Jorge Eduardo. Os demais foram identificados e reconhecidos no sábado. Agora, todos os dez jogadores mortos estão liberados para sepultamento. Alguns deles já foram enterrados, em cerimônias ocorridas no sábado e no domingo. Outros cinco corpos devem ser sepultados nesta segunda-feira.

Mortos em Brumadinho chegam a 165

Subiu para 165 o número de mortos pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG). Há ainda 160 desaparecidos, segundo informou no domingo a Defesa Civil de Minas Gerais. Mais de duas semanas depois da tragédia, as buscas se concentram em áreas menores e contam com o auxílio de máquinas pesadas e aeronaves.

Vale obteve autorização para obra arriscada em barragem

Pouco mais de um mês antes da tragédia provocada pelo rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, a Vale obteve autorização do governo de Minas Gerais para um projeto de expansão das minas do Córrego do Feijão, onde ocorreu o desastre, e de Jangada. Ambas fazem parte do Complexo Paraopeba. No entanto, as obras previstas contrariavam algumas recomendações de segurança do relatório da consultora Tüv Süd. Elaborado em julho de 2018 a pedido da própria Vale, o laudo da companhia alemã atestou a estabilidade da estrutura, mas detectou problemas no sistema de drenagem e fez ressalvas – a estabilidade do alteamento estava no limite de segurança das normas brasileiras.

Boletim indica boa evolução na saúde de Bolsonaro

Boletim médico divulgado na tarde de domingo indica que a saúde do presidente Jair Bolsonaro continua em boa evolução. O comunicado informa que ele não teve febres e que o quadro pulmonar apresentou ‘melhoras significativas’. Bolsonaro segue sendo tratado com antibióticos por conta da pneumonia constatada na última semana. Além disso, ele realiza exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular. O boletim afirma que o presidente continua com a dieta cremosa associada a suplementos.

Do hospital, Bolsonaro cobra PF por mandante de atentado

Em vídeo gravado no hospital Albert Einstein neste domingo (10.fev.2019), o presidente Jair Bolsonaro pediu que a Polícia Federal encontre os responsáveis pelo atentado a faca que sofreu durante a campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018. Da cama do hospital, Bolsonaro disse que espera que “a nossa querida Polícia Federal, que orgulha a todos, tenha uma solução para o nosso caso nas próximas semanas”, disse. Bolsonaro afirmou que o atentado foi 1 ato terrorista cometido por 1 ex-integrante do Psol, referindo-se ao autor confesso da facada, Adelio Bispo de Oliveira, preso em Campo Grande (MS).

EUA pressionam Maduro com nova resolução

Os Estados Unidos apresentaram no último fim de semana ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução sobre a Venezuela. O texto pede que seja facilitada a entrada de ajuda humanitária internacional no país e a realização de novas eleições. Os EUA estão tentando aproveitar a crescente pressão internacional sobre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e dar mais força a Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional, que se intitula presidente interino.

Alto militar anuncia apoio a Guaidó contra Maduro

Um coronel ativo do Exército da Venezuela desconheceu o presidente Nicolás Maduro e se pôs a serviço do opositor Juan Guaidó, reconhecido por cerca de 50 países como presidente interino – segundo um vídeo divulgado nas redes sociais no sábado (9). O oficial Rubén Alberto Paz Jiménez, um “médico”, pediu a seus companheiros de armas que permitam a entrada da ajuda humanitária que começou a chegar à cidade fronteiriça de Cúcuta, na Colômbia, a pedido de Guaidó, e que Maduro afirmou que bloqueará. Vestido com uma jaqueta militar, Paz Jiménez disse “desconhecer Maduro como presidente e reconhecer” Guaidó “como presidente interino e comandante em chefe das Forças Armadas Nacionais”.

Espanha: direita reúne milhares para pedir eleições

Dezenas de milhares de pessoas protestaram em Madri neste sábado (09/02) a favor da unidade espanhola e contra o governo socialista de Pedro Sánchez, acusando o primeiro-ministro de fazer concessões demais a separatistas da Catalunha. A manifestação foi convocada por partidos de direita e extrema direita. No maior protesto que Sánchez já enfrentou, os manifestantes se concentraram na Praça de Colón, no centro da capital, munidos de bandeiras espanholas e sob o lema “Por uma Espanha unida, eleições já”. A polícia estima que 45 mil pessoas tenham participado da manifestação. O protesto foi convocado pelo partido Ciudadanos, de centro-direita, o conservador Partido Popular (PP).

FUTEBOL

Timão sofre com bola aérea e tem 3ª derrota

O Corinthians rodou seu elenco, entrou em campo com seis alterações, mas repetiu os velhos problemas de bola aérea defensiva e falta de criatividade no ataque. Assim, a equipe de Fábio Carille conheceu ontem sua terceira derrota no Campeonato Paulista. O algoz da vez foi o Novorizontino, que no estádio Jorge Ismael de Biasi, arrancou o 1 a 0 graças a um gol polêmico de Murilo Henrique, já aos 40 minutos do segundo tempo.

Mineiro: Rodriguinho marca, Cruzeiro vence e cola na ponta

A vitória por 3 a 0 do Cruzeiro sobre o Tupynambás, gols de Fred, Rodriguinho e Rafinha, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro, neste domingo, 10 de fevereiro, no Mineirão, não é surpresa alguma diante das diferenças técnicas entre as duas equipes. Porém, houve boas atrações para o torcedor no duelo contra a equipe de Juiz de Fora.

Grêmio faz 6 no Avenida e fatura Recopa

O Grêmio é o campeão da Recopa Gaúcha. No domingo, o Tricolor recebeu o Avenida na Arena e atropelou os visitantes por 6 a 0 em partida que também valeu pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho. Luan, duas vezes, Everton mais duas, Leonardo e Felipe Vizeu marcaram os tentos do Imortal.

Com golaço e confusão, Inter bate Juventude

O Internacional venceu o Juventude por 2 a 1 no Alfredo Jaconi, no domingo, pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho. O primeiro gol do duelo foi marcado por Nico López, que acabou expulso alguns minutos depois em confusão generalizada entre as equipes. Pedro Lucas fez o segundo colorado e Dalberto descontou.

MÚSICA

Grammy consagra Childish Gambino, Kacey Musgraves e Gaga

Aconteceu no domingo a 61ª edição do Grammy Awards, que premiou os melhores da indústria musical americana em Los Angeles, Califórnia. A festa, comandada por Alicia Keys, trouxe algumas surpresas – como a presença ilustre de Michelle Obama – e outros momentos já aguardados pelo público, como o tributo a Dolly Parton, a performance de Lady Gaga e o dueto entre Miley Cyrus e Shawn Mendes.