Em busca de apoio, Bolsonaro recebe partidos

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, intensificará nesta semana as conversas com os partidos no Congresso. O militar recebe bancadas de 4 siglas: MDB, PSDB, PR e PRB. Até agora, o político havia priorizado as reuniões com bancadas temáticas, como a religiosa e a ruralista. Ele também tratava individualmente com alguns deputados.

Presidente eleito deve concluir nomeação de ministros

Bolsonaro inicia esta semana com 20 de seus ministros confirmados. Ele disse no domingo (2) que faltam ainda titulares para duas pastas. Uma delas é Meio Ambiente. Durante a campanha, Bolsonaro dizia que o ministério seria incorporado à Agricultura. Desistiu e alegou que a fusão desagradava setores ligados às duas áreas. Atribuições referentes a Direitos Humanos, Trabalho e Mulheres podem formar mais um ou dois ministérios.

SP: macacos hidráulicos levantam viaduto que cedeu

A Prefeitura de São Paulo concluiu ontem a elevação do viaduto na interligação da pista expressa na Marginal Pinheiros, próximo à Ponte do Jaguaré, que cedeu no dia 15 de novembro. O prefeito Bruno Covas disse que, com a conclusão da elevação, será possível avaliar, num prazo de 15 dias, qual o tipo de obra de engenharia necessária para a recuperação do viaduto.

Menina ferida após queda de avião recebe alta em SP

Uma criança de 8 anos, que teve lesões de queimadura após a queda de uma aeronave perto do aeroporto do Campo de Marte, em Santana, na zona norte de São Paulo, recebeu alta do hospital na tarde de domingo. A liberação ocorreu menos de 48 horas depois do acidente que matou o piloto e o copiloto e deixou 11 pessoas feridas.

Governo francês avalia declarar estado de emergência

O presidente da França, Emmanuel Macron, visitou no domingo o Arco do Triunfo, um dos símbolos da República Francesa e que no sábado foi alvo de pixação e destruição durante os protestos dos “coletes amarelos”. O governo não descarta decretar o estado de emergência depois dos eventos violentos em Paris. Ao todo, ocorreram 412 detenções e 133 pessoas ficaram feridas, das quais 23 eram membros das forças de segurança.

EUA e China dão trégua em guerra comercial

A reunião bilateral mais esperada da Cúpula do G20, no fim de semana, terminou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordando em suspender, a partir de 1º de janeiro de 2019, por 90 dias, o plano de subir de 10% para 25% a tarifa norte-americana sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses. Em troca, a China anunciou que vai comprar uma quantidade “substancial de produtos dos Estados Unidos”.

FUTEBOL

Palmeiras celebra campeonato com vitória 

O Allianz Parque recebeu ontem 41.256 pagantes, maior público da história do estádio, disposto a ter festa. E o time em campo, mesmo chegando a ceder o empate diante de um rival já rebaixado, fez a sua parte: bateu o Vitória por 3 a 2. O jogo, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, era uma espécie de preliminar do grande evento do dia: o time erguer o troféu, garantido na rodada passada.

Vasco sofre, mas empata com o Ceará e se salva

No Castelão lotado, Ceará e Vasco não saíram do zero na última rodada do Brasileirão 2018 e evitaram tragédias maiores. O Alvinegro, que já havia garantido a permanência na rodada anterior, perdeu a chance de se classificar para Sul-Americana, mas nada que frustrasse a torcida. O Cruz-Maltino seria rebaixado caso sofresse um gol e tirou um caminhão das costas após o apito final.

Flu vence o América-MG e evita rebaixamento

Foi sofrido, mas o Fluminense venceu o América-MG por 1 a 0 no Maracanã e garantiu a presença na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2019. Jogando em casa e empurrado pela torcida, o time carioca levou um susto logo no primeiro, após o juiz marcar pênalti para o América após carrinho de Marlon em Aderlan.

Sport vence o Santos, mas é rebaixado para a Série B

O Sport venceu o Santos por 2 a 1 neste domingo, na Ilha do Retiro, mas mesmo assim foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2019 por causa da vitória da Chapecoense diante do São Paulo. O Leão termina em 17º, com 42 pontos. O Peixe entrou em campo sem aspirações e com a vaga na próxima Sul-Americana confirmada. A partida foi sofrível, teve pouquíssimas oportunidades criadas e só apresentou emoção nos minutos finais. Os gols foram de Rogerio e Hernane, aos 38 e 46, e de Rodrygo, aos 48. O Sport volta para a segunda divisão ao lado de América-MG, Vitória e Paraná. Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás conquistaram o acesso. Sport venceu, mas acabou rebaixado.