Ex-aluno problemático, autor de tiroteio na Flórida avisou sobre massacre nas redes

O autor do tiroteio, que deixou 17 mortos na Flórida, Nikolas Cruz, 19 anos, era um ex-aluno problemático e tinha dado sinais de que cometeria o massacre nas redes sociais. Nikolas Cruz havia sido expulso por problemas de disciplina da escola Marjory Stoneman Douglas High School, em Parkland. Ele foi detido perto da cidade Coral Springs, com um fuzil AR15 e várias munições, pouco depois do massacre. De acordo com o jornal The New York Times, ele começou a atirar nas redondezas da escola, matando três pessoas. Doze foram atingidas na porta do estabelecimento e duas morreram no hospital. As vítimas, que incluem um técnico de futebol e o filho de um policial, foram identificadas nesta quarta-feira (14).

Foto: Fournis par RFI
Foto: Fournis par RFI

EUA: brasileiro conta como escapou de escola durante tiroteio

O brasileiro Gustavo Capone, de 17 anos, pulou a cerca da Stoneman Douglas High School na tarde quarta-feira (14) ao notar que havia um atirador no local. O tiroteio deixou 17 mortos. Segundo o relato do estudante, acompanhado de colegas, ele havia deixado a sala de aula calmamente ao soar o alarme de incêndio. Chegando do lado de fora do colégio, viu policiais armados e escutou um novo alarme, que, desta vez, alertava para um tiroteio. Imediatamente, ele correu para a casa, que fica a uma quadra dali.

Planalto pede para Segovia ‘submergir’

A cúpula do governo pediu para o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, “submergir” e parar de falar sobre investigações em andamento. O recado foi transmitido a Segovia, nos últimos dias, após ele ter indicado que o inquérito contra o presidente Michel Temer – aberto para apurar denúncias de irregularidades na edição do Decreto dos Portos – seria arquivado. Na avaliação do Palácio do Planalto, a entrevista de Segovia à agência de notícias Reuterscausou constrangimento a Temer e ao delegado Cleyber Lopes, responsável pelas apurações. Em conversas reservadas, auxiliares de Temer lembraram não ser a primeira vez que o diretor-geral da PF “fala demais”, provocando mal-estar no governo.

Novo trecho da ciclovia Tim Maia desaba no Rio de Janeiro

As fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro resultaram no desabamento de um novo trecho da ciclovia Tim Maia, na manhã desta quinta-feira (15). Ainda não há informações sobre feridos. Há quase dois anos, em abril de 2016, outra estrutura caiu e matou duas pessoas. Na época, o Crea-Rj foi intimado pela Justiça com o objetivo de periciar a obra e apresentar o parecer. Ao concluir o estudo, a entidade identificou problemas nos pilares da estrutura, como pontos de corrosão. Em nota, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que agentes da Defesa Civil estão seguindo para a Ciclovia Tim Maia para realizar a interdição do trecho da via entre São Conrado e a Barra da Tijuca.

Raquel se manifesta contra pedido de Lula para evitar prisão

A procuradora-geral da República Raquel Dodge se manifestou contra habeas corpus preventivo movido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Advogados recorreram ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal para para evitar a prisão do petista por execução de sua pena de 12 anos e 1 mês imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região no caso triplex. Em parecer sobre o pedido de Lula, Raquel saiu em defesa da execução de penas após o esgotamento de recursos contra condenações em segunda instância.

Doria negocia com DEM, mas ala tucana tenta impedir candidatura

Após se aproximar do PSD, o prefeito João Doria investe agora no apoio do DEM para uma eventual candidatura pelo PSDB ao governo de São Paulo. A negociação partidária, que envolve o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA), ocorre à revelia do governador Geraldo Alckmin e no momento em que uma ala tucana tenta adiar as prévias paulistas da legenda para maio. Com o adiamento das prévias, o prefeito seria forçado a deixar o cargo para entrar na disputa interna. Pela legislação, os políticos que forem concorrer nas eleições deste ano devem renunciar até o dia 7 de abril. Doria e Maia conversaram sobre a sucessão em São Paulo no avião do prefeito, durante um voo entre Rio e Salvador na terça-feira de carnaval.

Novo trecho da ciclovia Tim Maia desaba no Rio de Janeiro

As fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro resultaram no desabamento de um novo trecho da ciclovia Tim Maia, na manhã desta quinta-feira (15). Ainda não há informações sobre feridos. Há quase dois anos, em abril de 2016, outra estrutura caiu e matou duas pessoas. Na época, o Crea-Rj foi intimado pela Justiça com o objetivo de periciar a obra e apresentar o parecer. Ao concluir o estudo, a entidade identificou problemas nos pilares da estrutura, como pontos de corrosão. Em nota, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que agentes da Defesa Civil estão seguindo para a Ciclovia Tim Maia para realizar a interdição do trecho da via entre São Conrado e a Barra da Tijuca.