Dias Toffoli, toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal

O ministro José Antonio Dias Toffoli, 50 anos, tomará posse nesta 5ª feira como presidente  do STF (Supremo Tribunal Federal) tornando-se o mais novo integrante da Corte a ocupar o posto. Entre as suas prioridades, Toffoli elegeu a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para tentar acabar com os sistemas analógicos no Judiciário. No STF desde 2009, Toffoli tem tentado se desvencilhar durante os últimos anos da pecha de ministro que chegou à Corte graças às suas ligações com integrantes do PT (Partido dos Trabalhadores). Formado em 1990 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Toffoli atuou como assessor na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e na liderança do PT na Câmara. Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, onde trabalhou com o então ministro José Dirceu. Posteriormente, assumiu a AGU (Advocacia Geral da União). Depois da morte do então ministro do STF Carlos Alberto Menezes Direito, Lula indicou Toffoli para integrar a Corte. Nesta 5ª feira, Toffoli tomará posse como presidente do Supremo em substituição a Cármen Lúcia, que comandou o tribunal nos últimos 2 anos.

Bolsonaro passa por cirurgia de emergência em hospital

O candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro, foi submetido na noite desta quarta-feira, 12, a uma cirurgia de emergência. A nova intervenção durou pouco mais de uma hora e terminou por volta das 23h40. Segundo médicos, o procedimento foi bem-sucedido e um novo boletim será divulgado nesta quinta-feira, às 10h. De acordo com boletim médico divulgado às 23h da quarta-feira pelo Hospital Albert Einstein, onde Bolsonaro está internado desde a última sexta-feira, a cirurgia foi feita após o presidenciável apresentar um quadro de distensão (inchaço) abdominal progressiva e náuseas ao longo do dia. Com o aparecimento desses sintomas, os médicos decidiram realizar no início da noite desta quarta-feira uma tomografia de abdome, que evidenciou a presença de aderência obstruindo o intestino delgado e a necessidade da cirurgia.

MP vai apurar caso de advogada presa e algemada durante audiência

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou nesta quarta-feira, 12, que vai apurar o caso da advogada Valéria Lúcia dos Santos, que foi algemada e presa durante uma audiência em juizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na segunda-feira, 10. O MP-RJ informou, em nota, que o órgão, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e de Minorias (ADHM), vem acompanhando os desdobramentos do caso. “A ADHM/MPRJ reuniu diferentes vídeos, reportagens e notas de repúdio emitidas pelas diversas instituições ligadas à área de Direitos Humanos no País e encaminhou à Promotoria de Justiça de Investigação Penal com atribuição para apurar o ocorrido.” O órgão também afirmou que será apurado se houve violações de direitos humanos.

Os fatores que explicam por que o furacão Florence é ‘assombroso’ e ‘extremamente perigoso’

O tamanho do furacão Florence é “assombroso. Poderia cobrir vários Estados só com as nuvens. Não é só um evento costeiro”. Esta foi a advertência que deu Ken Graham, diretor do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, sobre a tempestade que se aproxima dos Estados Unidos e deve tocar a terra nesta sexta-feira. Nos últimos dias, o Florence ganhou força e seus ventos chegaram a atingir 225km/h, alçando-o à categoria 4, apenas uma abaixo do nível máximo. Nesta madrugada, o furacão perdeu fôlego e voltou à categoria 2, com ventos de 175km/hm, mas segue sendo uma ameaça, com potenciais efeitos catastróficos.

Mais 190 venezuelanos vão hoje de Roraima para o Rio Grande do Sul

Dentro da oitava etapa do processo de interiorização de imigrantes iniciado na quarta (12), mais de 190 venezuelanos embarcam nesta quinta-feira (13) de Boa Vista (RR) para as cidades gaúchas de Canoas e Esteio. Ontem, cerca de 200 já haviam deixado a capital de Roraima com destino a Canoas. Nos dias 4 e 5, outros 408 venezuelanos foram enviados a Manaus, Cuiabá, São Paulo, Esteio (RS) e Brasília. Desde o início do processo, 1,9 mil imigrantes já foram levados a outros estados. O governo federal informou que todos os venezuelanos que solicitaram refúgio e residência e aceitaram participar da interiorização foram vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil, o que inclui a obtenção de CPF (Cadastro de Pessoas Física) e carteira de trabalho.

Campanhas defendem voto útil contra extremos

A 25 dias da eleição, candidatos empatados em segundo lugar na disputa pela Presidência nas eleições 2018 decidiram antecipar a estratégia do voto útil e passaram a recorrer à tática do medo para assegurar uma vaga na próxima etapa da campanha. Com a percepção de que o candidato do PSL caminha para garantir lugar no segundo turno, os candidatos do PSDB, PDT e Rede modularam nos últimos dias o discurso de desconstrução dos adversários, muitas vezes associando a imagem deles a outros rivais. por exemplo, investe na mensagem de que é o único concorrente capaz de derrotar o PT numa etapa decisiva da campanha. Atrás do voto da centro-esquerda.

Fachin dá 15 dias para PGR decidir se denuncia Temer em inquérito da Odebrecht

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 15 dias para que a procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, decida se apresenta ou não denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia).

Aposta de MT acerta sozinha a Mega-Sena e leva mais de R$ 27 MILHÕES

Aconteceu, na noite desta quarta-feira (12), o sorteio do concurso 2077 da Mega-Sena, em Serra Negra (SP). Uma aposta realizada em Mato Grosso acertou as seis dezenas e levou R$ 27.758.694,68. Confira as dezenas sorteadas: 13 – 16 – 27 – 35 – 37 – 39.