Saúde de Bolsonaro tem melhora, mas data para alta não é definida

O estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro melhorou nas últimas 24 horas, segundo boletim desta terça-feira do hospital Albert Einstein, onde ele está internado, mas a equipe médica ainda não definiu a data da alta do presidente, disse o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros. “Bolsonaro permanece internado na unidade semi-intensiva”, diz o boletim médico. “Houve melhora do seu estado de saúde nas últimas 24 horas, evoluindo sem dor, afebril e com redução da coleção líquida no abdome.” Segundo o boletim, o presidente “apresentou aumento da movimentação intestinal, o que possibilitou o início de ingestão de líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral”.

Idade mínima para aposentadoria não agrada Bolsonaro

A questão da igualdade em idades mínimas de aposentadoria entre homens e mulheres ainda não tem uma definição dentro do governo, com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, a favor da igualdade, mas o presidente Jair Bolsonaro, contrário, disse na terça-feira o vice-presidente Hamilton Mourão. Documento com proposta de reforma, vazado à imprensa na segunda-feira, contém idade mínima prevista de 65 anos para homens e mulheres, a ser alcançada em uma transição de 20 anos.

Senado: Flávio Bolsonaro pode ganhar cargo

Os senadores devem definir nesta quarta-feira os nomes que irão compor a Mesa Diretora da Casa pelos próximos 2 anos. Em caso de acordo, haverá uma única chapa para a composição. Ainda não foram divulgados todos os nomes que devem fazer parte do novo comando da Casa. Entretanto, o senador Antonio Anastasia deverá assumir a 1ª Vice-Presidência. Uma das polêmica é a provável indicação do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) para assumir o cargo de terceiro-secretário na Mesa Diretora da Casa.

ProUni: primeira chamada sai nesta quarta

O Ministério da Educação divulga nesta quarta-feira (6) na internet o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2019. Neste ano, são oferecidas, 243.888 bolsas de estudo – um recorde desde o início do ProUni. Ao todo, são 116.813 bolsas integrais e 127.075 parciais, distribuídas em 1.239 instituições de educação superior de todo o País.

Copom deve manter Selic em 6,5%

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulga nesta quarta-feira o resultado de sua primeira reunião no governo do presidente Jair Bolsonaro. A expectativa unânime dos economistas é de manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano. Se confirmada, será a 7ª vez consecutiva que o colegiado decide manter a Selic na mínima histórica. A decisão será conhecida a partir das 18h20.

Número de mortos em Brumadinho sobe para 142

O número de mortos confirmados em decorrência da tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) subiu para 142, segundo balanço divulgado na terça-feira. Ainda há 194 desaparecidos, sendo 61 da listagem da Vale e 133 de trabalhadores terceirizados ou pessoas da comunidade. Três vítimas seguem internas em hospitais de Minas Gerais e 103 pessoas foram deslocadas para alojamentos temporários, como hotéis. No total, foram localizadas 392 pessoas desde a tragédia, no dia 25.

Laudo: barragem da Vale tinha problema de drenagem

Dois relatórios de inspeção da barragem da mina do Feijão, em Brumadinho, realizados cinco meses antes de a estrutura ruir por completo e deixar ao menos 142 mortos e 194 desaparecidos, apontaram problemas na estrutura. Ainda assim, os engenheiros responsáveis pelas avaliações, obtidas pelo EL PAÍS, não consideraram os problemas graves o suficiente para comprometer a barragem e acabaram por atestar sua segurança. Nesta terça-feira, três engenheiros responsáveis pelos laudos e dois executivos da Vale que regulavam o licenciamento e monitoravam o funcionamento da barragem foram colocados em liberdade por uma decisão liminar (provisória) do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Eles haviam sido presos provisoriamente há uma semana por suspeita de responsabilidade no rompimento.

STJ solta engenheiros presos após tragédia em MG

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar na tarde desta terça-feira, 5, determinando a libertação dos engenheiros André Yassuda e Makoto Namba e do geólogo Cesar Augusto Paulino Grandchamp, ligados à consultoria Tüv Süd, que estavam presos desde a semana passada suspeitos de fraudar laudos técnicos para a Vale, permitindo operações na mina Córrego do Feijão, barragem que rompeu em Brumadinho (MG).

Promotor declara suspeição e deixa ‘caso Queiroz’

Um dia após receber a investigação sobre as movimentações financeiras atípicas do ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Fabrício Queiroz, o promotor Claudio Calo declarou-se suspeito e deixou o caso. O promotor também alegou no pedido de suspeição que, apesar de não ser amigo ou inimigo de nenhuma pessoa mencionada nos autos, se encontrou pessoalmente com Flávio quando este estava na condição de deputado estadual. A reunião teria sido antes dos fatos investigados serem publicados pela mídia, no dia 30 de novembro.

Justiça Eleitoral do Rio condena Pezão por abuso de poder

O TRE -RJ (Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro) condenou nesta 2ª feira (4.fev.2019), de forma unânime, o ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) por abuso de poder político e econômico. O motivo é a concessão de benefícios financeiros a empresas como contrapartida a doações para a campanha eleitoral de 2014. A decisão torna o emedebista inelegível até 2022. A ação foi movida pelo então deputado estadual (e hoje deputado federal) Marcelo Freixo (Psol-RJ), que também acionou o vice-governador Francisco Dornelles (PP) –absolvido. De acordo com a PRE-RJ (Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), as apurações revelaram o uso da máquina pública para favorecer a campanha de Pezão à reeleição. Foram 5 os casos que caracterizaram o abuso de poder

Trump pede união, mas pressiona por muro

O presidente americano Donald Trump conduziu, na madrugada desta quarta-feira o discurso de Estado da União, evento anual no qual tradicionalmente o líder do país “presta contas” ao Congresso e detalha os projetos futuros da nação. O republicano reforçou suas principais posições de forma enfática. Ele pediu união política e pressionou congressistas pela aprovação do seu projeto de construir um muro na fronteira mexicana. Durante a fala, Trump confirmou novo encontro com o líder norte-coreano Kim-Jong Um, em 27 de fevereiro.

Rússia anuncia novos mísseis após saída de tratado

Moscou planeja desenvolver antes de 2021 uma versão terrestre dos mísseis utilizados pela sua Marinha, depois da saída dos Estados Unidos e da Rússia do Tratado INF, sobre sistemas de mísseis terrestres de alcance intermediário. O ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, anunciou nesta terça-feira (05/02) que o país desenvolverá em menos de dois anos a variante terrestre do míssil de cruzeiro Kalibr e um míssil hipersônico de médio alcance, em resposta à decisão dos Estados Unidos. Ele ordenou o início dos trabalhos. Shoigu afirmou que os Estados Unidos já “trabalham ativamente” no desenvolvimento de um míssil terrestre de alcance superior a 500 km e, por isso, a Rússia precisa adotar medidas equivalentes.

Corpos de brasileiros são encontrados na Patagônia

Os corpos dos escaladores brasileiros desaparecidos na Patagônia foram encontrados nesta terça-feira (5). Fabrício Amaral e Leandro Iannotta iam escalar o Monte Fitz Roy, no Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina, mas desapareceram no dia 19 de janeiro.

Especialistas tentam identificar corpo em avião com Sala 

O caso envolvendo o acidente do avião em que estava Emiliano Sala ganhou um novo capítulo. A aeronave foi encontrada no fundo do mar do Canal da Mancha nos últimos dias. Apesar de não mostrar o corpo, um veículo operado remotamente viu um ocupante em meio aos destroços. Agora, especialistas iniciam as buscas ao avião, que está a 63 metros de profundidade numa área com predominância de correntes fortes e clima imprevisível.

FUTEBOL

JOGOS DE HOJE

Copa do Brasil

19h15 – Altos x Santos

21h30 – Juazeirense x Vasco

Libertadores

21h30 – Talleres x São Paulo

Sul-Americana

21h30 – Botafogo x Defensa y Justicia

LOTERIA

Mega-Sena sorteia hoje R$ 3 milhões

Acontece nesta quarta-feira (6) o concurso 2.122 da Mega-Sena, que deve pagar R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas da loteria. O sorteio acontece às 20h, horário de Brasília, e as apostas podem ser feitas até uma hora antes.