A falta de chuva e o clima seco são apontados como agravantes para a queda nos níveis dos rios. As previsões preocupam ainda mais pelas temperaturas altas.

Levantamento inicial da Casan, responsável pela distribuição de água em parte de SC, mostra que várias cidades estão com o abastecimento comprometido, as cidades de Mafra (SC) e Rio Negro (PR), abastecidas pela bacia do Rio Negro estão há aproximadamente 100 dias apresentando 0,0 mm de precipitação, ou seja, nada de chuva.

O inverno de 2017 foi mais seco e quente do que o normal em Santa Catarina, dominado por frequentes bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, responsáveis por períodos prolongados sem chuva e estiagem no Estado, sobretudo nos meses de julho e setembro. As frentes frias, principais sistemas meteorológicos causadores da chuva durante a estação, foram escassas e consequente também as massas de ar polar, resultando em temperaturas mais altas.

A primavera começou oficialmente pelo calendário astronômico na sexta-feira (22/09) às 17h02min, quando ocorreu o equinócio de Primavera no Hemisfério Sul. O dia e a noite têm a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.

Neste ano de 2017 a primavera deve contrariar a climatologia, se tratando de uma das estações mais chuvosas do ano, a previsão é de chuva abaixo e temperatura acima da média climatológica, ou seja, a continuidade do padrão seco e quente, observado no inverno. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima a média com chance de minimizar a situação de estiagem no Estado.

Primavera: Foto: Epagri/Ciram
Primavera: Foto: Epagri/Ciram

Faça a sua parte

Saiba como contribuir para evitar a falta d’água 

— Evite banhos demorados
— Não use o vaso sanitário como lixeira
— Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
— Antes de lavar os pratos e panelas, retire os restos de comida e jogue-os no lixo
— Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue
— Use a vassoura, não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal
— Use balde e pano para lavar o carro, ao invés de uma mangueira. Evite lavar o carro durante a estiagem
— Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira
— No verão, as plantas devem ser molhadas de manhã cedo ou à noite. Nestes períodos, a perda de água por evaporação é reduzida
— Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total
— Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa

Fonte: Casan/Epagri/Ciram