EUA e aliados lançam ofensiva diplomática após ataque à Síria

Estados Unidos e seus aliados preparam uma ofensiva nos organismos internacionais para encurralar a Síria e seu padrinho, a Rússia. Em um movimento conjunto, Washington, Londres e Paris querem fortalecer o processo de Genebra e abrir uma investigação de longo prazo sobre o uso e armazenamento de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad.

Alemanha confirma: Rússia hackeou Ministério do Exterior

O governo alemão tem que partir do princípio que o recente ciberataque a seu Ministério do Exterior foi perpetrado por Moscou, declarou o chefe da diplomacia da Alemanha, Heiko Maas, em entrevista à TV ZDF, neste domingo (15/04). O ministro listou, além disso, uma série de “ações problemáticas” da liderança russa, incluindo a falta de progresso na implementação de um cessar-fogo no Leste da Ucrânia; um atentado empregando agente químico tóxico no Reino Unido; o apoio do país ao governo de Bashar al-Assad, na Síria; assim como seus esforços para influenciar eleições ocidentais. “Tivemos um ataque ao Ministério do Exterior, sobre o qual temos que concluir que partiu da Rússia. Não podemos simplesmente desejar que não fosse assim. […] E acho que não é só razoável como necessário enfatizar que não vemos essas como contribuições positivas”, comentou Maas. Em 28 de fevereiro, Berlim informou que um grupo de hackers conseguira penetrar na rede governamental de computadores, num ciberataque isolado, que pôde ser controlado. Na época, a imprensa alemã especulou se a invasão fora obra de um coletivo russo de hackers.

Gasto do governo com pessoal em 2017 se aproxima do teto e é o maior desde a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal

Os gastos do governo com pessoal vêm crescendo nos últimos anos e se aproximam do limite fixado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apontam dados do Ministério do Planejamento. Essas despesas da União atingiram, em 2017, 41,8% da chamada receita corrente líquida (RCL), que é a soma das receitas tributárias de um governo, descontados os valores das transferências constitucionais. Trata-se do percentual mais alto desde a criação da LRF, em 2000. Para se ter uma ideia, em 2012 esse gasto equivalia a 30% da RCL.

Pré-candidatos à Presidência comentam pesquisa Datafolha

Depois da divulgação dos resultados da nova pesquisa Datafolha com cenários para a corrida presidencial de outubro deste ano, no domingo (15), os pré-candidatos à Presidência da República comentaram seus desempenhos junto ao eleitorado. Marina Silva aponta “risco de extrema polarização”, Geraldo Alckmin disse que o momento ainda “é de completa indefinição”.

Geraldo Alckmin, Marina Silva, Rodrigo Maia, Joaquim Barbosa, Manuela D'Ávila e Flávio Rocha

© Foto: Divulgação Geraldo Alckmin, Marina Silva, Rodrigo Maia, Joaquim Barbosa, Manuela D’Ávila e Flávio Rocha

Doria lidera disputa pelo governo de São Paulo, diz Datafolha

O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) lidera a corrida pelo governo do Estado, segundo pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta segunda-feira, 16. Doria tem 29% das intenções de voto, à frente do presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB), com 20%.

Motorista embriagado é preso após bater em 6 carros parados em Blumenau

Um homem foi preso por dirigir embriagado na madrugada deste domingo (15) em Blumenau, após bater em seis veículos estacionados na rua Itajaí, no bairro Vorstadt. Conforme o departamento de trânsito do município, após as colisões o motorista de 47 anos subiu no passeio e bateu a caminhonete que conduzia em um poste. Ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com o departamento, o homem afirmou ter dormido ao volante e após o acidente fugiu. Ele foi encontrado pela Polícia Militar a dois quilômetros do local e confessou ter ingerido bebida alcoólica, o que foi confirmado pelo teste do bafômetro. O motorista foi encaminhado à Central de Plantão onde pagou uma fiança de R$1.908 e foi liberado.

Caminhão e ônibus se envolvem em acidente na PR-151; motoristas ficam presos nas ferragens

Um caminhão e um ônibus se envolveram em um acidente na manhã desta segunda-feira (16) na PR-151, em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná. Os motoristas estão presos nas ferragens. As informações são da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Corpo de Bombeiros. Os dois veículos bateram de frente. O acidente aconteceu por volta das 6h, perto do Rio Caniú, no trecho – de pista simples – que liga Palmeira a Ponta Grossa, também nos Campos Gerais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os bombeiros foram ao local prestar atendimento às vítimas. Pouco antes das 8h, a rodovia estava totalmente interditada. Até a publicação desta reportagem, não havia mais informações sobre o acidente, nem sobre o estado de saúde dos feridos.

FUTEBOL

Começou o Brasileirão: Corinthians vence o Flu no fim 

Após marcar gols decisivos no mata-mata do Paulista, Rodriguinho voltou a mostrar que tem muita importância na equipe na tarde deste domingo, na Arena Corinthians. O armador abriu o placar no fim do primeiro tempo contra o Fluminense e, quando o Timão parecia aceitar o empate, descolou um belo voleio para determinar o 2 a 1 corintiano aos 41 minutos do segundo tempo.

Vasco arranca virada nos últimos minutos contra o Atlético-MG

No segundo dia de estreia no Campeonato Brasileiro, Vasco e Atlético-MG se enfrentaram no São Januário. A equipe carioca arrancou a vitória nos últimos minutos de jogo, e a partida terminou com empate por 2 a 1, com gols de Otero para a equipe alvinegra, Wagner e Pikachu para o clube cruzmaltino.

Na volta à Série A, Inter vence Bahia com dois de Nico Lopez

O Internacional voltou a entrar em campo pela Série A do Campeonato Brasileiro durante a tarde deste domingo. No Estádio Beira-Rio, com gols marcados pelo inspirado atacante uruguaio Nico Lopez, o time colorado dominou a partida e ganhou do Bahia por 2 a 0.

PSG é campeão francês pela sétima vez

Pela sétima vez na história, o Paris Saint-Germain é campeão francês. Neste domingo, o time da capital francesa recebeu o Monaco, campeão na temporada passada, e coroou a campanha excelente no Campeonato Francês com uma goleada por 7 a 1.