Horário de verão começa à 0h de domingo; 10 estados e DF devem adiantar relógio em 1 hora

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e irá vigorar até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17). Neste ano, o horário de verão foi encurtado. Até o ano passado, o horário de verão se iniciava no terceiro domingo do mês de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou o período de duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

5,5 milhões de estudantes devem prestar Enem neste domingo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicado neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão preparados para aplicar a prova para 5.513.726 participantes. Mais de 81% já acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição, que informa o local de provas. No ano passado, neste mesmo período, essa porcentagem era de 61%. A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas. Doze Cadernos de Questões diferentes e uma videoprova em Libras garantem acessibilidade. Os números do Enem 2018 foram apresentados nesta quarta-feira, 31 de outubro, em coletiva de imprensa na sede do Inep, em Brasília (DF). O Ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a verdadeira “operação de guerra” para a realização do Exame. “São quase 600 mil pessoas envolvidas com a aplicação do Enem, o que demonstra todo o esforço do Ministério da Educação, e especialmente do Inep, para que todos os participantes possam fazer suas provas com toda a segurança e isonomia necessárias”, afirmou.

Armas e munições que seriam enviadas ao Brasil são apreendidas na Argentina

Uma operação conjunta de forças de segurança da Argentina e dos Estados Unidos apreendeu nesta sexta-feira (2) um arsenal de armas e munições de grosso calibre, segundo o Jornal da Globo. Segundo autoridades argentinas, o arsenal foi contrabandeado dos EUA, tinha como destino o Brasil e iria abastecer uma facção criminosa que atua no Rio de Janeiro. As apreensões foram feitas em Buenos Aires e mais três cidades argentinas. O jornal argentino “La Nación” diz que mais de 300 armas de guerra foram apreendidas, após uma investigação iniciada há três semanas devido a um alerta do Departamento de Segurança Nacional dos EUA. Ainda segundo o jornal, empresas fantasmas foram usadas na Argentina para fazer o contrabando do armamento.

Morre mergulhador que buscava caixa-preta de avião que caiu na Indonésia

As autoridades da Indonésia confirmaram neste sábado (3) a morte de um dos mergulhadores que procuram a outra caixa-preta e o avião da Lion Air, que caiu na segunda-feira (29) no mar de Java. A aeronave caiu com 189 pessoas a bordo, sem deixar sobreviventes, apenas 13 minutos após decolar do Aeroporto de Jacarta. Uma das caixas-pretas foi encontrada na quinta-feira (1º). Partes da fuselagem do avião também foram encontradas.

Polícia prende 4 suspeitos de matar jovem de 19 anos durante festa na UnB

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (2) quatro suspeitos de envolvimento no homicídio de um jovem de 19 anos durante uma festa do curso de direito da Universidade de Brasília (UnB). A vítima, Renan Rafael da Silva Barbosa, foi atingido por seis disparos de arma de fogo e morreu na hora. As câmeras de segurança da UnB registraram o crime. Na filmagem, às 3h05, a vítima caminha no estacionamento da universidade quando um veículo se aproxima do local. Três homens descem, vão em direção de Rafael e um deles, armado, efetua seis disparos – dois deles na cabeça, quando a vítima já estava no chão. Outro envolvido ainda chuta a cabeça da vítima, enquanto outro atira uma pedra. Os três correm e voltam para o carro.

Sábado deve ser nublado com chance de chuva em todas as regiões de SC

As nuvens ganham força neste sábado (3) e o dia deve ser nublado com chance de chuva em todas as regiões, a qualquer hora. À tarde, as máximas devem ficar em 20ºC na Serra, 23ºC no Norte, 24ºC no Vale do Itajaí, 24ºC no Litoral, 24ºC no Oeste e 26ºC no Sul. Além das nuvens permanecerem boa parte do dia, com instabilidade, as condição do tempo e as temperaturas devem manter o dia abafado.

Em SC, 125,3 mil candidatos devem fazer o Enem 2018 neste domingo

Neste domingo (4), 5,5 milhões de candidatos fazem a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no país. Ele vão responder questões sobre ciências humanas, linguagens e códigos e ainda a redação. Em Santa Catarina, onde há 125.360 inscritos, estudantes conciliaram trabalho e estudos e tem até quem terá que abrir mão da festa de aniversário para fazer a prova. A segunda prova do Enem será no próximo domingo (11), com questões de matemática e ciências da natureza. Os portões dos locais de prova fecham nos dois dias de exame às 13h.

PRF acha maconha escondida em brinquedos e bolsas de crianças na BR – 277

Um casal foi preso depois de policiais rodoviários federais encontrarem maconha em meio a brinquedos dos filhos dos suspeitos. O flagrante foi feito no começo da tarde desta sexta-feira (2) na BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná. Os policiais desconfiaram do carro com placas de São Paulo (SP) e o abordaram. No veículo estavam o motorista, de 32 anos, uma mulher, de 21 anos, e duas crianças, uma de três anos e outra de dez meses. Segundo a PRF, o homem é pai da menina mais nova e a mulher, mãe das duas. Os tabletes com cerca de 17,5 kg da droga estavam em meio aos brinquedos e dentro de uma bolsa de criança. Aos agentes, o motorista disse que pegou a maconha no Paraguai e a levaria para São Paulo (SP). O casal foi preso e encaminhado à delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e as crianças entregues ao Conselho Tutelar.

Futebol – Brasileirão – Série A

Confira as partidas com transmissão na TV neste fim de semana

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 3

Série A do Brasileiro

17h Fluminense x Vasco
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Luiz Carlos Jr. e Paulo Cesar Vasconcellos)

17h Atlético-MG x Grêmio
Transmissão: Premiere e PFCI (com Rogério Corrêa e Bob Faria)

19h Palmeiras x Santos
Transmissão: Premiere e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

 DOMINGO, 4

Série A do Brasileiro

17h São Paulo x Flamengo
Transmissão: TV Globo para todo o Brasil menos SP e MG (com Luis Roberto, Junior, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere e Premiere HD (com Gustavo Villani e Lédio Carmona)

17h Botafogo x Corinthians
Transmissão: TV Globo para SP (com Cleber Machado, Caio Ribeiro, Roger Flores e Paulo César Oliveira) e Premiere e PFCI (com Luiz Carlos Jr. e Raphael Rezende)

17h Paraná x Vitória
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Linhares Jr. e Gil Rocha)

17h América-MG x Cruzeiro
Transmissão: TV Globo para MG (com Rogério Corrêa, Bob Faria e Marcio Rezende Freitas) e Premiere (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)

19h Internacional x Atlético-PR
Transmissão: SporTV menos RS, Premiere e PFCI (com Jader Rocha e Edinho)

19h Bahia x Chapecoense
Transmissão: Premiere (com Rainan Peralva e Gustavo Castellucci)

SEGUNDA, 5

Série A do Brasileiro

20h Sport x Ceará
Transmissão: SporTV menos PE, Premiere e PFCI (com Rembrandt Jr. e Carlos Eduardo Lino)