Na sexta-feira (26), às 10h, foi realizada no Ginásio de Esportes do campus da Universidade do Contestado, em Mafra, a cerimônia de abertura da 6ª Mostra Científica da Região do Contestado de Santa Catarina (MOCISC).

O evento, promovido pela UnC, com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, reuniu 19 escolas, nove delas da rede estadual de ensino, em mais de 80 estandes de trabalhos científicos.

O secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, presente na abertura da mostra, destacou a importância do incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. “O desenvolvimento regional não pode ser apenas econômico. Precisa ser também cultural, social e ambiental, e é isso que estamos estimulando hoje, com a 6ª MOCISC”, completou.

A mostra foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar, aos professores e alunos da Educação Básica, a integração do conhecimento nas áreas das ciências sociais, exatas, humanas, biológicas e da saúde. As etapas regionais têm como referência as áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional, sendo ao todo realizadas cinco mostras regionais classificatórias, nos municípios de Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra e Seara. Assim, mais de 35 municípios da região do Contestado participam da MOCISC.

Na etapa de Mafra serão selecionados três trabalhos por área de conhecimento: Ciências da Terra – Geografia, Geologia e Astronomia; Ciências Sociais – Desenvolvimento Regional, História e Geografia; Ciências Exatas – Matemática, Física e Química; Ciências Biológicas – Saúde, Biologia Geral, Meio Ambiente e Educação Ambiental; e Ciências e Tecnologia – Informática e Novas Tecnologias.

Os trabalhos selecionados irão participar da grande final em Curitibanos, no dia 21 de outubro, onde os alunos concorrerão a 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.