Infraero licita áreas externas para aumentar receita com comercialização

Por Jornalismo Rede Nova - 08/05/2018

A Infraero quer fechar 2018 com uma ocupação maior nas áreas comerciais externas dos aeroportos da rede. A meta é chegar ao fim do ano com mais quatrocentos mil metros quadrados ocupados em relação a 2017. Com isso, a empresa teria uma receita estimada em mais de R$ 420 milhões, um aumento de 8% em relação ao registrado em 2017 nos contratos comerciais. Essas concessões são as que envolvem as áreas externas e serviços aéreos, como megalojas, estacionamentos, hotéis e hangares, por exemplo.

Infraero-2

Para alcançar esse objetivo, a estatal lançou no mercado 30 oportunidades de negócios em 17 aeroportos brasileiros. São lotes, terrenos e prédios em locais como Congonhas e Campo de Marte, em São Paulo; Santos Dumont, no Rio de Janeiro; na Pampulha, em Minas Gerais; e Curitiba, no Paraná. O superintendente de Negócios em Áreas Externas e Serviços Aéreos, Bruno Basseto, explica que há oportunidades para pequenos, médios e grandes comerciantes.

“Apesar de eu ter lojas de oitenta e cinco mil metros quadrados, não quer dizer que a empresa interessada tenha que apenas adquirir ou conceder esses oitenta e cinco mil. Não, ela pode: ‘ah, eu quero cinco mil, dez mil, oito mil’, a gente vai moldando de acordo com a necessidade do investidor.”

Duas modalidades de contratos estão disponíveis: a concessão de uso, que depende de licitação, e cujo prazo pode variar de 60 a 300 meses; e outra mais curta, que não exige licitação, e que pode durar até seis meses. Bruno Basseto explica, ainda, que a expectativa do resultado para 2018 é fruto de um novo posicionamento da Infraero em relação ao mercado.  “A gente vem investido em prospecções, em participação em feiras, tanto nacionais quanto internacionais, para que a gente possa ter uma carteira cada vez maior de contratos comerciais vigentes e, consequentemente, esses contratos propiciarão um incremento de receitas para a rede Infraero. Então, a estratégia é essa.” Os interessados em investir nas áreas destacadas podem obter todas as informações na página da Infraero na internet, pelo endereço infraero.gov.br/negocios, sem acento. Também é possível saber quais são as licitações em curso e acompanhar todas as etapas dos processos. Ouça o Áudio: